GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais
27 Março, 2019 765 visualizações

GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais

image_pdfimage_print

Face ao agravamento do risco de incêndio florestal, previsto para os próximos dias, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de hoje e até ao dia 31 de março,…

… reforça o patrulhamento terrestre em todo o território continental, no intuito de prevenir incêndios florestais.

“Para este efeito, a GNR, através das suas valências de Proteção da Natureza e Ambiente, territorial, investigação criminal, bem como do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), intensifica a vigilância das zonas de maior risco de incêndios”, refere em comunicado.

A GNR lembra que por força das circunstâncias meteorológicas excecionais e no âmbito da Declaração da Situação de Alerta, foram adotadas medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, pelo que a GNR irá sensibilizar a população para a proibição de  realizar queimadas e queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível, com recurso à utilização de fogo.

A GNR, nos espaços florestais e agrícolas, para além de alertar para estas proibições, irá ainda transmitir os seguintes conselhos à população: evite fumar, fazer lume ou fogueiras; evite fumigar ou desinfestar apiários, a não ser com uso de fumigadores equipados com dispositivos de retenção de faúlhas; utilize tratores, máquinas e veículos pesados de transporte que possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés; em caso de incêndio ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada e a forma de acesso mais rápida ao local;  se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, contacte de imediato as autoridades.

Anterior Incêndio em Leiria mobiliza 150 elementos e quatro meios aéreos
Seguinte Seia: Ações ambientais e educacionais marcaram comemorações dos dias da Água e da Floresta

Notícias Relacionadas

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Informação

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Última Hora

Passados três anos, Pedrógão alterou pouco a floresta mas trouxe melhor proteção às pessoas

O incêndio de Pedrógão Grande, que ocorreu há três anos e foi o mais mortífero em Portugal, trouxe “muito poucas”…

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital promovem desmancha do porco e caminhada solidária

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital promove, no próximo domingo, dia 3 de junho, a habitual desmancha do porco.

Informação

Oliveira do Hospital recebe III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação

Na próxima segunda-feira, 1 de julho, o Município de Oliveira do Hospital é anfitrião do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, a partir das

Região

Estudantes do profissional vão ter exames regionais de acesso ao superior

Os estudantes do ensino profissional vão realizar exames regionais na instituição mais próxima da sua área de residência…

Informação

ASAE: 175 inspetores fiscalizam veículos por todo o país

Está a decorrer em todo o território nacional uma operação de fiscalização da  Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE),…

Programas

Marta Leite é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Marta Leite, que integra o projeto LAB-i-Duca desenvolvido junto das escolas da Beira Serra.

Informação

Mais de 40 concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Destaque

Há mais de 700 atletas a praticar 14 modalidades desportivas em Oliveira do Hospital

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Atualmente há mais de 700 atlelas, a maioria com menos de 18 anos, a praticar 14 modalidades. Sábado,

Informação

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

A Proteção Civil emitiu, esta segunda-feira, um alerta à população uma vez que é esperado, nas próximas 48 horas, um agravamento do estado do tempo.