GNR realiza operações “Peão em Segurança” e “Campo Seguro”
14 Novembro, 2019 578 visualizações

GNR realiza operações “Peão em Segurança” e “Campo Seguro”

image_pdfimage_print

A Guarda Nacional Republicana (GNR), nos dias 14 e 15 de novembro e 5 a 6 de dezembro, irá realizar uma operação de trânsito e segurança rodoviária, com especial incidência nos distritos do Porto, Braga, Lisboa, Setúbal e Faro,…

…através da execução de ações de fiscalização e sensibilização, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de segurança e mobilidade dos peões, incutir comportamentos mais seguros por parte de todos os utentes e prevenir a ocorrência de acidentes de viação por atropelamento.

Da análise dos dados da sinistralidade no ano 2018, a GNR registou 3 950 atropelamentos, que provocaram 70 vítimas mortais e 202 feridos graves. Neste período do ano, os atropelamentos assumem uma particular preocupação, devido ao facto do maior volume de tráfego automóvel e pedonal coincidir com o período do anoitecer ou início da noite (17h00-20h00), contribuindo para este tipo de sinistralidade a visibilidade reduzida, a condução distraída, sob stress ou fadiga, ou ainda o menor cuidado no atravessamento da via por parte dos peões.

Para fazer face a estes números, a GNR, através da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, irá concentrar as ações de fiscalização dentro das localidades, com especial preocupação às seguintes infrações: estacionamento indevido nos passeios e em outros locais destinados ao trânsito de peões; estacionamento a menos de 5 metros ou em passagem assinalada para a travessia de peões; desrespeito pela sinalização luminosa; excesso de velocidade; condução sob a influência do álcool; não utilização dos sistemas de iluminação e sinalização, ou que apresentem anomalias; e utilização indevida do telemóvel.

Operação “Campo Seguro”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir do dia 15 de novembro e até ao dia 31 de janeiro, vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o Território Nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, dando ainda especial atenção aos acidentes com veículos agrícolas (tratores) e possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Durante a operação, a GNR vai promover ações de sensibilização e informação junto das comunidades rurais, particularmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, especialmente de produtos agrícolas, como a castanha e a azeitona, mas também de cobre e outros metais não preciosos.

Atendendo ao número de acidentes com vítimas mortais que envolvem veículos agrícolas, os militares irão sensibilizar os utilizadores de tratores e máquinas agrícolas para as regras de segurança inerentes à condução e utilização de tais veículos, dando primazia ao contacto pessoal.

No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR vai desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências policiais, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal, existindo ainda um reforço do patrulhamento a cavalo. Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, serão efetuadas ações de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil de Espanha.

Anterior Viseu: Jovem atropela polícia e coloca-se em fuga
Seguinte Voluntários vão plantar mil árvores na Serra da Estrela

Notícias Relacionadas

Região

Góis comemorou  Dia Mundial de Turismo com celebração de contrato para melhorias na praia fluvial de Alvares

O Município de Góis assinalou o Dia Mundial do Turismo através da celebração de contrato, com a empresa Construções Castanheira e Joaquim, Lda.,…

Nacional

Covid-19: Portugal com seis mortes e 232 infetados nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes associadas à Covid-19, o que representa um aumento de 0,37% em relação aos dados de domingo. No total, desde o início

Informação

COVID-19: Município de Seia regista cinco casos e renova estado de alerta

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Seia, em reunião extraordinária (por videoconferência), este domingo, decidiu renovar a situação de alerta …

Última Hora

Oliveira do Hospital apela à solidariedade para com as vítimas de Pedrógrão

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso uma campanha de recolha de bens para as vítimas do incêndio de Pedrógrão Grande.

Região

PJ deteve homem suspeito de agredir companheira e de abusar sexualmente da enteada de 11 anos

A Polícia Judiciária anunciou a detenção, no passado dia 5 de abril, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, de um homem …

Informação

Região Centro: PJ deteve homem por tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um cidadão estrangeiro, sobre o qual recaem fortes suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Informação

FCOH começa o Distrital de Hora da AFC com uma goleada de 5-1

Depois da taça, a goleada repete-se, agora para o Distrital de Honra. Uma partida que se tornou fácil de mais para os homens da casa, marcando nos primeiros segundos de jogo,

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 29 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Homem foi detido em flagrante delito a assaltar café em Coimbra

Um homem de 36 anos foi, ontem, detido pelo Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Taveiro, por tentativa de furto em estabelecimento comercial, no concelho de Coimbra.

Informação

Município de Oliveira do Hospital nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”

O Município de Oliveira do Hospital está nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”, promovido pela Universidade do Minho,…

Última Hora

Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe reforçou o número de camas suplementares…

Última Hora

Ciclista morre em colisão com automóvel em Cantanhede

Um homem de cerca de 40 anos morreu, ontem à tarde, numa colisão entre a bicicleta em que seguia e um carro, na localidade da Póvoa da Lomba, em Cantanhede.