GNR realiza operação “Residência Segura”
11 Março, 2019 783 visualizações

GNR realiza operação “Residência Segura”

image_pdfimage_print

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…

… adotem procedimentos de segurança, no sentido de prevenir situações de furto e roubo nas suas residências.

“Os furtos e roubos em residência carecem de uma atenção redobrada por parte da Guarda, não só pela perda dos bens pessoais que acarreta, mas pelo significado que a invasão da esfera privada e dos espaços íntimos dos cidadãos comporta”, refere a GNR em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

A GNR refere ainda que “apesar dos crimes de furto e roubo em residência ocorrerem em diversos períodos do dia e dias da semana, existe uma especial preponderância nos dias úteis e no período da tarde, período este em que as pessoas estão ausentes das suas residências por se encontrarem nos seus empregos.

Em 2018, a GNR, registou 175 situações de roubos em residências, dos quais, cerca de 61% visaram pessoas idosas, decorrendo um trabalho contínuo de georreferenciação das residências mais isoladas, o que permite otimizar e direcionar o patrulhamento de proximidade, assim como melhorar a capacidade de resposta em caso de ocorrência. No ano transato, verificou-se que, dos cerca de 6 900 furtos ocorridos em interior de residência, 32% tiveram origem em mero descuido dos proprietários.

“Sendo a segurança uma responsabilidade de todos, é importante a adoção de comportamentos preventivos para contribuir para a redução desta criminalidade, tais como: não abra a porta de sua casa, nem a do prédio, sem ter a certeza quem são as pessoas; quando sair de casa, feche bem todas as janelas e tranque sempre as portas e portões de acesso, guarde num local seguro todas as cópias das chaves da sua residência, coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta, durante a noite, mesmo estando em casa, tranque todas as janelas e portas, não deixe escritos na porta, janela ou caixa do correio, que indiciem a sua ausência, não deixe acumular correspondência na caixa do correio e coloque na mesma uma fechadura segura, aos moradores do rés-do-chão e do 1.º andar, recomenda-se a instalação de sistemas de segurança nas janelas; ilumine bem todas as entradas, se notar presenças estranhas nas redondezas da sua casa, tente confirmar as suas suspeitas. Em caso de dúvida, ligue para a GNR”, refere.

Caso se confronte com um assaltante em casa, a GNR recomenda a que “ tente manter a calma, não discuta, nem o confronte. Procure memorizar as suas feições e a roupa que traz vestida,  para as descrever às autoridades. E, principalmente, não reaja!”.

“Tenha sempre à mão os números de telefone do posto da GNR da área da sua residência. Em caso de emergência, ligue o 112”, acrescenta.

A GNR,  com o empenhamento das suas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, da sua estrutura de Investigação Criminal e dos militares afetos aos Postos Territoriais, irão promover o contacto direto com os cidadãos, distribuindo um folheto alusivo à operação “Residência Segura”, o que certamente contribuirá para um aumento do sentimento de segurança, proximidade e confiança na população.

Anterior Pulseira eletrónica para homem que ameaçava de morte a ex-mulher
Seguinte Arganil: PSD destaca apoio a Paulo Leitão que foi eleito presidente da Comissão Politica Distrital do PSD

Notícias Relacionadas

Sociedade

ExpOH abre portas a 21 de julho e promete nove noites com grande animação

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abre portas este sábado, dia 21, às 18h00, no parque do Mandanelho, prolongando-se até 29 de julho.

Destaque

Vinho de Oliveira do Hospital premiado com Ouro em concurso internacional

O vinho Alva Magna Tinto, uma produção da Quinta Vale do Cesto, localizada na Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu a Medalha de Ouro no Concurso Internacional …

Informação

Mau tempo provoca constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A Águas do Vale do Tejo alertou em comunicado para a possibilidade de se verificarem alguns constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades…

Última Hora

Chuva vai continuar até ao início da próxima semana

A chuva vai continuar a afetar o território do continente, com maior incidência e frequência nas regiões do Norte e Centro, pelo menos até ao início da próxima semana.

Última Hora

GNR apreendeu armas, munições e cannabis em Celavisa, Arganil

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã e do Posto Territorial de Arganil,…

Última Hora

Leiria: Detido presumível autor de incêndio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no desenvolvimento de imediatas investigações esclareceu, identificou e deteve o presumível autor do incêndio,…

Última Hora

Eptoliva celebra Natal com a Comunidade

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou a chegada do Natal, realizando a habitual festa alusiva a esta quadra, no final da tarde do

Informação

Presidente e vereadores abdicam de “prendas” a que têm direito em defesa da “ética e conduta profissional”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, informou na última reunião pública do executivo que,…

Região

Idosa encontrada sem vida num poço na Tocha

Uma idosa de 91 anos foi encontrada morta num poço, ontem, na freguesia da Tocha, concelho de Cantanhede.

Última Hora

Caldas da Rainha: GNR apreende 350 quilos de pescada e doa a instituições de solidariedade

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu, no passado dia 28 de outubro, 350 quilos de pescada com o valor estimado de 3 500

Última Hora

Cidadão estrangeiro encontrado sem vida em Aldeia de Nogueira

Um homem com 69 anos, de nacionalidade holandesa, foi encontrado sem vida “na rua, à porta de casa” na localidade de Aldeia de Nogueira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Projeto “Os Super Saudáveis” apresentado hoje no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O projeto “Os Super Saudáveis”, promovido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) será apresentado hoje, dia 25 de novembro, na sede do Agrupamento de