GNR realiza operação “Regresso às Aulas 2019”
10 Setembro, 2019 778 visualizações

GNR realiza operação “Regresso às Aulas 2019”

image_pdfimage_print

A partir de hoje, dia 10, e até ao dia 20 de setembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR), em todo o território nacional, realiza um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar,…

…desde professores, alunos e encarregados de educação, em todos os estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de transmitir conselhos de segurança e contribuir para que o ano letivo se inicie com a tranquilidade esperada por todos. 

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, neste período, as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e os militares dos Postos Territoriais, vão promover ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola,  sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR, para além da transmissão de conselhos de segurança aos encarregados de educação, a irá ainda divulgar o Programa Escola Segura e dar a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto das SPC, contribuindo desse modo para uma maior consciencialização dos encarregados de educação para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas, aumentando o sentimento de segurança da comunidade escolar.

A GNR tem à sua responsabilidade cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino, onde os militares vão promover estas ações e transmitir alguns conselhos de segurança.

Aos jovens estudantes, a GNR aconselha que, no deslocamento de e para a escola circule sempre que possível acompanhado ou em grupo e evitar passar em locais isolados ou com pouca luz; nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro; memorize no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida; espere  pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola. Na internet, escolha bem o conteúdo que publica; não deixar acessíveis palavras-passe e alterá-las para vários serviços; pedir ajuda sempre que se sentir ameaçado; não acreditar em tudo o que dizem ou mostram; se acontecer algo perturbador online, deve-se denunciar e informar os pais, encarregados de educação ou professores sempre que houver problemas.

Aos pais, a GNR aconselha a que acompanhe o desenvolvimento escolar do filho e as suas rotinas; ensinar o filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida e que sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR.

Anterior Viseu: Prisão preventiva para suspeito de atear três fogos em Sernancelhe
Seguinte Região: Homem foi detido por caça ilegal. GNR apreendeu arma e munições

Notícias Relacionadas

Informação

CIM da Região de Coimbra promove Fórum das Centrais de Compras

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, 17 de abril de 2018, o  Fórum das Centrais de Compras das Comunidades Intermunicipais, …

Informação

Rafael Delaunay Gomes conseguiu 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo

Rafael Delaunay Gomes conseguiu o 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de triatlo disputado em Vilamoura.

Última Hora

Intervenção na rede de abastecimento de água condiciona trânsito em Arganil

A instalação de novas condutas da rede pública de abastecimento de água em Arganil vai obrigar ao condicionamento do trânsito a partir do dia 19 de Fevereiro.

Cultura

Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu fim-de-semana cultural

A Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu um conjunto de atividades que visaram, essencialmente, a promoção da prática desportiva, a valorização  cultural e a convivência entre a população. 

Destaque

Colisão entre veículos provoca três feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Uma colisão entre dois veículos automóveis provocou, esta tarde, três feridos ligeiros na Zona Industrial de Oliveira do Hospital.

Informação

Proteção Civil apresenta dispositivo de proteção e socorro na Serra da Estrela

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realiza amanhã, dia 28 de janeiro, pelas 14h00, na Torre (Serra da Estrela)…

Última Hora

Chuva regressa hoje. Dez distritos sob aviso devido à agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental vão estar na quarta e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Seia realiza Feira do Queijo Serra da Estrela de 25 a 28 de fevereiro

Entre 25 e 28 de fevereiro, o município de Seia convida a uma visita à Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos

Destaque

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00 Em direto os resultados do concelho e da região.

Informação

Seia: GNR deteve oito homens e duas mulheres por tráfico de estupefacientes

Oito homens e duas mulheres, com idades entre os 16 e os 46 anos, foram detidos por suspeita de tráfico de droga, no concelho de Seia.

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa vai passar férias nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai cumprir a promessa de passar parte das suas férias nas zonas afetadas pelos grandes incêndios do ano passado.

Sociedade

Jovem morreu em acidente de moto em Oliveira do Hospital

Rafael Marques, com 21 anos, morreu esta tarde na sequência do despiste da moto em que seguia, no sentido Ervedal da Beira- Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do