GNR promove operação “Turismo Seguro” até 14 de junho
11 Junho, 2019 691 visualizações

GNR promove operação “Turismo Seguro” até 14 de junho

image_pdfimage_print

A Guarda Nacional Republicana realiza de 10 a 14 de junho, em todo o Território Nacional, a operação “Turismo Seguro” com um conjunto ações de sensibilização, …

… dirigidas aos turistas, sobre procedimentos de segurança a adotar durante o seu período de descanso ou lazer.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR refere que “esta iniciativa tem um cariz marcadamente preventivo e, como tal, será intensificado o policiamento de proximidade nas zonas de maior densidade populacional, promovendo o contacto com os cidadãos, sensibilizando-os para adoção de comportamentos para prevenir os potenciais riscos e perigos da criminalidade associada ao turismo”.

Ao mesmo tempo, a GNR pretende “reforçar a corresponsabilização de todos os parceiros nacionais e locais ligados ao setor do turismo, na promoção da segurança e na proteção dos direitos de todos os turistas, transformando estes parceiros em Interlocutores Locais de Segurança, possibilitando, desta forma, uma integração mais efetiva da comunidade nas questões de segurança e da prevenção criminal”.

Nas ações de sensibilização, aconselham no passeio a pé: não ostentar joias, relógios ou outros objetos de valor elevado; nunca juntar os códigos e os cartões de crédito, não ter todo o dinheiro, telemóvel e cartões num só sítio. Separar os locais onde os guarda, usar roupa que tenha bolsos interiores com fecho, de forma a dificultar o furto por carteiristas, usar as mochilas no peito e evitar andar sozinho em zonas desertas e em horas de menor afluência de pessoas.

Na residência de férias, a GNR aconselha: caso a habitação tenha cofre, guardar aí os objetos mais valiosos ou suscetíveis de furto; ao sair da habitação, verificar se janelas e portas ficam bem fechadas/trancadas; durante a noite, não dormir de janelas abertas; nunca deixar objetos de grande valor à vista, sendo que este cuidado ainda é mais importante quando o quarto/habitação está acessível da rua ou está situada no rés-do-chão e no  caso em que a residência seja alvo de furto, informar as autoridades assim que possível.

Em passeio/visita de locais turísticos de automóvel, a GNR aconselha: nunca deixar objetos à vista no interior do automóvel; ao abandonar o veículo, certificar-se que este ficou trancado e com os vidros fechados; após estacionar, não tirar objetos do habitáculo para a mala do veiculo (deverá fazê-lo antecipadamente) e caso seja vítima de furto, informar imediatamente as autoridades.

Na Praia, a GNR recomenda: levar o mínimo indispensável para a praia, não ostentar objetos de valor, evitar deixar os objetos pessoais visíveis quando for à água; se possível, solicitar a um conhecido que vigie os seus pertences.

Anterior Nelas promove “Férias em Ação- Verão 2019” de 25 de junho a 16 de agosto
Seguinte Seia promove Semana da Atividade Física e do Desporto

Notícias Relacionadas

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe 8º Encontro de Fanfarras

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital estão a organizar o 8º Encontro de Fanfarras/ 6º Noturno, a acontecer no próximo dia 26 de maio, a partir das 15 horas,

Região

Linha da Beira Alta esteve cortada após colisão entre comboio e viatura ligeira

A circulação na Linha da Beira Alta esteve interrompida desde as 02h30 devido a uma colisão entre um comboio e uma viatura ligeira em Cerdeira,…

Região

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Informação

Oliveira do Hospital: 31 pessoas estão em isolamento. Duas testaram negativo e uma aguarda resultado laboratorial

No concelho de Oliveira do Hospital, 31 pessoas estão em isolamento. Três casos suspeitos realizaram testes de despistagem, dois deram negativo e um ainda aguarda resultado laboratorial.

Desporto

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana o destaque vai para o Sampaense Basket que não tem tarefa fácil na sua deslocação ao Benfica. O jogo é este sábado às 15h00.

Região

Lembraças de artesanato em exposição de Natal no Município de Góis

  O Município de Góis está a promover uma exposição coletiva de natal,…

Destaque

Boccia Senior põe idosos de Oliveira do Hospital “a mexer” (com audio)

As IPSS do concelho de Oliveira do Hospital receberam, ontem, um KIT de Boccia Senior para incentivar a prática do desporto junto dos seus utentes. A iniciativa partiu do Município que

Informação

Mangualde: GNR deteve três suspeitos de tráfico de droga

A GNR anunciou a detenção de dois homens, de 39 e 43 anos, e de uma mulher, de 40 anos, suspeitos de tráfico de droga, no concelho de Mangualde, no

Última Hora

Penacova acolhe fase intermunicipal do concurso nacional de leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o Concurso

Última Hora

IPG vai produzir mais de 100 viseiras por dia para ajudar profissionais de saúde

O Instituto Politécnico da Guarda desenvolveu um protótipo de viseira reutilizável e de baixo custo, que vai ser oferecido ao Hospital Sousa Martins e aos Hospitais da Universidade de Coimbra,

Informação

Hóquei Patins: FCOH perde na última jornada mas garante manutenção

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) perdeu, ontem, a última jornada do campeonato por 3-2 frente ao Clube Desportivo Cucujães.

Última Hora

Nove concelhos de três distritos em risco máximo de incêndio

Nove concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre e Coimbra apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação publicada na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera