GNR está a promover a operação “Fátima em casa” para impedir acesso de peregrinos
11 Maio, 2020 276 visualizações

GNR está a promover a operação “Fátima em casa” para impedir acesso de peregrinos

image_pdfimage_print

A GNR iniciou às 09h00 de sábado a operação “Fátima em casa”, que se prolongará até quarta-feira, com o objetivo de impedir…

… o acesso de peregrinos ao santuário.

Esta operação da GNR – realizada a propósito da Peregrinação Internacional Aniversária de maio (dias 12 e 13) e tendo em conta a pandemia de covid-19 – terá um nível nacional e outro local.

Segundo Vítor Rodrigues, a nível nacional, diretor de Operações da GNR, a operação passa  pela “monitorização, sensibilização e dissuasão de possíveis movimentos, quer apeados, quer em viatura”, envolvendo todos os comandos, de Norte a Sul do país.

“A nível local, com o comando territorial de Santarém, vamos efetivamente fazer uma maior monitorização, controlo, da entrada de viaturas em Fátima”, explicou. O diretor de Operações da GNR adiantou que, nos acessos da autoestrada, serão controladas “todas as viaturas, um bocado à semelhança do que foi feito na Páscoa e naqueles momentos em que não se podia andar de um concelho para o outro”.

Quando forem detetadas pessoas que se desloquem para Fátima com a intenção de ir ao santuário, serão dissuadidas de o fazer, “até porque os parques estão todos fechados, as possibilidades de irem ao santuário não existem, porque vai estar fechado”.

Vítor Rodrigues esclareceu que não se trata de “um cerco no sentido literal de musculação de força”, mas sim de “um conjunto de militares que estão disponíveis para cumprir a sua missão”, que é: “não se pode aceder àquele espaço do santuário, porque ele está fechado”.

“Vamos adaptar o nosso dispositivo em função do que vier a ser julgado necessário, dentro de uma norma e princípio militar que se chama flexibilidade. Portanto, se formos precisos muitos, estamos muitos, se formos precisos poucos, estamos poucos”, referiu.

O responsável congratulou-se com a “postura colaborante fantástica” dos membros da Igreja católica, com quem a GNR está a trabalhar “há muitas semanas”.

O Santuário de Fátima vai este ano celebrar a Peregrinação Internacional Aniversária de maio no recinto de oração, como aos outros anos, mas sem a multidão de peregrinos que o costuma encher. As celebrações decorrerão no recinto, mas este estará encerrado devido às regras sanitárias definidas pelo Governo no contexto da declaração do Estado de Calamidade pública, em articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa, e que impedem as celebrações religiosas com a presença de fiéis.

Entre a tarde do dia 12 e o fim da manhã do dia 13 não será permitido o acesso dos peregrinos a qualquer espaço do santuário. O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, pediu aos peregrinos que não se desloquem ao recinto nos dias 12 e 13 e que façam a peregrinação “pelo coração”.

Com: lusa.pt

Anterior Tábua celebrou protocolo com a AIRV para apoiar empresas  em tempo de pandemia
Seguinte Município de Tábua distribui cabazes alimentares a 200 alunos do escalão A

Notícias Relacionadas

Região

Abertas as inscrições para o Mercadinho de Natal em Seia

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Câmara Municipal volta a dinamizar o Mercado Municipal com uma programação repleta de atividades direcionadas para os mais novos e o habitual

Última Hora

Tiago Cerveira exibe “Pagar a Promessa” em Serralves e lança novo filme em homenagem a Travanca de Lagos

O realizador Tiago Cerveira, natural de Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital, exibe no próximo domingo, dia 9 de fevereiro, pelas 16h00, o seu filme “Pagar a Promessa

Informação

Eptoliva quer continuar a crescer em Oliveira do Hospital e na região (com vídeo)

A Escola profissional Eptoliva é, hoje, responsável por ministrar um ensino de qualidade no concelho de Oliveira do Hospital e na região, captando alunos de vários concelhos limítrofes.

Informação

Penacova: Investimento superior a 1,5 milhões em pavimentações na freguesia de Carvalho

A Câmara Municipal de Penacova assinou, ontem, o contrato da obra de “Pavimentação na Freguesia de Carvalho – Troço 5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, que

Desporto

Resultados desportivos: FCOH mais perto de se consagrar campeão e subir de divisão

A faltar apenas uma jornada para o término do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a

Última Hora

Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género,…

Informação

Serra da Estrela: Estradas encerradas devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela foram hoje encerradas devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Nacional

Covid-19: Portugal regista 599 mortos e mais de 18 mil infetados

Segundo os dados revelados, esta quarta-feira, pela Direção-Geral de Saúde, foram registados no país, nas últimas 24 horas, mais 32 vítimas mortais, elevando o número total de mortos para 599

Destaque

Alexandrino garante que amianto vai ser retirado da escola de Oliveira do Hospital

De visita à Escola de Lagares da Beira onde, de forma simbólica, assinalou o arranque do novo ano letivo no concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal

Sociedade

GNR promoveu operação “Internet Mais Segura” – Resultados

A Guarda Nacional Republicana (GNR) promoveu, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, em todo o país várias ações de sensibilização com o objetivo de prevenir comportamentos de risco

Informação

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.