• Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
  • Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital
2 Agosto, 2016 2438 visualizações

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

… os visitantes com a Gala Social que serve montra à “excelência” do trabalho social desenvolvido no concelho.

Com realização obrigatória em cada ano, a Gala Social acontece em jeito de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela rede social e as 20 IPSS que a integram. Trata-se da economia social que no concelho assume uma importância crescente seja pelo apoio que presta a mais de dois mil utentes nas valências de infância e 3ª idade e deficiência, seja pelos postos de trabalho que assegura. José Francisco Rolo, vioce-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu à Rádio Boa Nova que esta economia social assegura 600 postos de trabalho qualificados e é responsável pela distinção de município “familiarmente mais responsável”.

Este é um setor que faz um “trabalho importante” e que, por isso, não podia deixar de ter um dia reservado na EXPOH. Aconteceu, por isso, a Gala Social que é o “reconhecimento público” a uma rede social de “excelência”.

Em Oliveira do Hospital, Social é também apoio a pessoas portadoras de deficiência que é assegurado por duas instituições qualificadas, a ARCIAL e a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, capacitadas com estruturas e técnicos qualificados. Condições para José Francisco Rolo insistir com a existência de um “mini cluster” nesta área no concelho de Oliveira do Hospital. O responsável espera, contudo, mais inovação e investigação com vista a uma maior e mais eficaz recuperação e valorização de pessoas. Lembra que o quadro comunitário “dá-nos alcance para isso”

Determinante tem sido também o papel do banco de recursos sociais que, nos últimos anos, assistiu a um aumento dos pedidos de ajuda, mas que “estabilizou”, sendo hoje pouco mais de 100 famílias as beneficiárias da ajuda alimentar, vestuário e outros bens.

À rede social do concelho juntam-se agora as empresas solidárias que quando chamadas a ajudar, não negam o auxílio aos mais desfavorecidos. São já 21 e foram reconhecidas na noite de Gala Social.

Anterior Mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931
Seguinte Dia do Emigrante e do Ouvinte acontece no último dia da EXPOH

Notícias Relacionadas

Informação

Homem morreu em Trancoso quando instalava tenda para festejos de Natal

Um homem de 27 anos morreu ontem, em Trancoso, na sequência de uma queda de uma altura de cerca de dez metros.

Sociedade

PJ deteve mulher que tentou obrigar uma idosa a alterar testamento

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve uma mulher pela presumível prática de vários crimes, …

Última Hora

Chuva e descida da temperatura no fim-de-semana

No calendário, o outono chega na próxima segunda-feira, dia 23, mas tendo em conta a previsão do tempo para o fim-de-semana, parece que o verão já fez as malas.

Última Hora

Orquestra Clássica do Centro dá concerto na Mealhada com Bandas Filarmónicas da Região de Coimbra

Amanhã, dia 2, às 21h30, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) convida músicos de várias Bandas Filarmónicas dos municípios de Coimbra, Mealhada e Oliveira do Hospital…

Desporto

FCOH vence o Pampilhosense (2-0) e Nogueirense vence o Pampilhosa (1-0)

No Distrital de Honra da AFC, Jornada 11, o FCOH venceu o Pampilhosense por 2-0. O resultado foi melhor do que a partida de futebol. A primeira parte foi muito dividida

Nacional

Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

A Provedora de Justiça recebeu, até hoje, 162 requerimentos de indemnizações, referentes a 74 vítimas mortais dos incêndios do ano passado,…

Informação

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Informação

Pingo Doce comemora 2º aniversário em Oliveira do Hospital

O Pingo Doce de Oliveira do Hospital comemora hoje, dia 4 de agosto, o 2º aniversário. A efeméride não passa despercebida junto dos clientes que hoje são brindados com café

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela estão, hoje de manhã, encerradas devido à queda de neve, …

Última Hora

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos

Informação

“Tia China”, a guardiã do templo de Lourosa, vai ser uma das homenageadas no Dia do Município

Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente chamada “Tia China”, integra o grupo de personalidades que, amanhã, dia em que se comemora o Dia do Município, …

Informação

Um morto em despiste de autocarro de viagem de finalistas

O despiste de autocarro de estudantes vindos de viagem de finalistas causou, ontem, cerca das 18h00, a morte a um jovem e feriu com gravidade outros quatro. Há registo de