Gala das Confrarias Gastronómicas vai premiar quem mais se destacou na promoção dos territórios
14 Dezembro, 2018 779 visualizações

Gala das Confrarias Gastronómicas vai premiar quem mais se destacou na promoção dos territórios

image_pdfimage_print

No próximo dia 15 de dezembro, vai realizar-se a terceira edição da Gala da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), em Condeixa-a-Nova.

Este evento, que acontece de três em três anos, no final dos mandatos dos seus corpos sociais, tem como propósito valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas confrarias ao longo de três anos de trabalho.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, além de se reconhecer o exercício de boas práticas na valorização e dignificação da Gastronomia Portuguesa, também se reconhece o esforço das confrarias naquilo que é a força do voluntariado que as suporta. Simultaneamente, é um momento de celebração do trabalho desenvolvido entre as Confrarias e a FPCG e que serve para agradecer o trabalho efetuado por todos os confrades durante esse período.

A Gala, que terá lugar na Pousada de Condeixa, será marcada por três momentos diversos e contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, e do presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, entre outras individualidades.

O evento iniciará com a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais para o triénio 2019-2021. Recorde-se que os novos dirigentes foram eleitos a 30 de novembro, mantendo-se como presidente do Conselho Diretivo a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, liderada por Olga Cavaleiro.

Após a tomada de posse, a Federação procederá à entrega da insígnia “Optimus Conviva” a Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“A Optimus Conviva é a mais alta distinção atribuída pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Decidimos atribuí-la ao Dr. Pedro Machado como forma de reconhecimento coletivo a um amigo muito próximo das confrarias e que tem conseguido, com o seu empenho, colocar a gastronomia portuguesa em palcos maiores, reconhecendo, sempre, o grande esforço que é feito pelas confrarias em prol do desenvolvimento local. Próximo do que singulariza o movimento das confrarias, através da instituição a que preside, o Dr. Pedro Machado tem procurado dar à FPCG suporte institucional e financeiro, levando-nos através dela a espaços fora do país”, explica Olga Cavaleiro.

O momento final do evento consistirá na atribuição do Prémio Boas Práticas para a Valorização da Gastronomia à confraria gastronómica que, nos últimos três anos, mais se destacou em prol da gastronomia tradicional portuguesa. “As confrarias gastronómicas são hoje muito mais do que associações que divulgam os seus produtos.

São entidades multifacetadas, que defendem e promovem a gastronomia enquanto produto turístico e elemento de desenvolvimento do território, que valorizam a atividade agrícola e que incentivam a componente educacional. Este prémio é um estímulo para as confrarias”, sublinha Olga Cavaleiro.

Anterior Oliveira do Hospital: “Largo Encantado” conta com inúmeras atividades para as crianças
Seguinte Mercadinho de Natal “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Relatório contabiliza 48 mortos nos incêndios de outubro

A comissão técnica independente elevou para 48 o número de mortos nos incêndios de outubro, segundo o relatório entregue na Assembleia da República, quando estavam noticiados 46.

Cultura

“Origens” volta a animar Travanca de Lagos

“Somos o Futuro do Passado” é o mote para mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos que acontece no próximo fim-de-semana, dias 18, 19 e 20 de

Última Hora

Mais de dois mil operacionais combatem seis grandes fogos no Centro

Mais de 2.150 operacionais, auxiliados por 662 veículos e dez meios aéreos combatiam, às 08h30 de hoje, seis grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Bragança, segundo

Última Hora

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Região

GNR identificou mulher que furtou ouro a casal de idosos

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moimenta da Beira, identificou ontem, dia 23 de junho, uma mulher de 47 anos, …

Informação

Oliveira do Hospital celebra Dia Internacional da Mulher com aula de AquaZumba

Esta terça-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que é evocada por todo o mundo com o objetivo de promover a igualdade de género. Para

Última Hora

Fogo na ilha da Madeira ativo há 48 horas

Mais de três dezenas de operacionais estavam às 08h00 de hoje empenhados no combate ao incêndio na freguesia da Ponta do Pargo, concelho da Calheta, zona oeste da ilha da

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital, apesar da vitória de ontem em casa por 3-2 frente à Académica, ainda não conseguiu recuperar a liderança do Campeonato da Divisão de

Região

Covid-19: Todas as escolas do país encerradas a partir de hoje

As escolas, as universidades, as creches e as atividades de tempos livres estão encerradas. a partir de hoje, em todo o país devido à pandemia de Covid-19,…

Nacional

GNR detetou 1200 infrações na operação “Peão em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR),  no dia 13 de fevereiro, realizou uma operação de trânsito e segurança rodoviária, através da execução de ações de fiscalização e sensibilização,…

Região

Sinistralidade: 17 detenções, 825 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “ Ajudar quando não é Natal, não fica mal e também sabe bem’”

No habitual espaço de opinião Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves centra-se, esta sexta-feira nas “pessoas” e em particular”, nos “sem abrigo” a quem é dirigida “caridade” por ocasião do Natal.