GAL dispõem de seis milhões de Euros para apoiar criação de emprego
20 Julho, 2020 300 visualizações

GAL dispõem de seis milhões de Euros para apoiar criação de emprego

image_pdfimage_print

Os Grupos de Ação Local AD ELO, ADIBER, ADICES, Coimbra Mais Futuro, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó, a quem foi conferida…

… a responsabilidade de gerir o novo programa “+CO3SO Emprego”, mobilizam 6 milhões de euros dirigidos às micro, pequenas e médias empresas e às Entidades da Economia Social dos seus territórios, com o objetivo de apoiar novos empregos, através da criação ou modernização das empresas locais ou de novos serviços na área social e do associativismo.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, os Grupos de Açao Local adiantam que “esta é uma das medidas que integram o Programa de Estabilização Económica e Social, cuja prioridade é contribuir para a rápida retoma da economia na fase pós-COVID e dinamizar e qualificar o tecido económico e social local, a partir da valorização e transformação do seu potencial endógeno”.

O Programa “+CO3SO Emprego” apresenta-se como um instrumento financeiro que está disponível em duas modalidades destinadas às empresas (“Interior” e “Urbano”) e uma dirigida ao apoio às Entidades da Economia Social, como Misericórdias, IPSS, Associações culturais, desportivas e recreativas, entre outras, designada por “Empreendedorismo Social”.

“Este regime de incentivos prevê o apoio à criação de emprego, através do reembolso integral das despesas com remunerações e encargos sociais, durante o período máximo de 36 meses, nas condições definidas nos respetivos avisos, bem como na atribuição de uma taxa fixa de 40% sobre estas despesas para apoio a outros custos inerentes aos postos de trabalho criados”, refere o comunicado.

Os Grupos de Ação Local adiantam que “serão elegíveis os empregos que contribuam para a criação líquida de postos de trabalho por parte dos respetivos beneficiários, e, para além da criação do próprio emprego é dirigido, entre outros, a novos trabalhadores que se queiram instalar nestes territórios, nomeadamente com competências de nível médio e superior”.

Os referidos GAL estimam que através destas medidas, cujos avisos decorrem até 16 de novembro (a 1º fase termina a 15 de setembro), “será possível apoiar diretamente a criação de cerca de 150 novos postos de trabalho e induzir a fixação de outros trabalhadores, decorrente do aumento da competitividade das economias locais”.

Em comunicado, os GAL adiantam que “será ainda dado um importante estímulo para a prestação de novos serviços na área da solidariedade social e do associativismo de base local, em resposta às crescentes necessidades das populações, contribuindo para o fomento da inclusão, bem como para qualificação da ação dinamizada por estas Entidades”.

“Os GAL AD ELO, ADIBER, ADICES, Coimbra Mais Futuro, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó, estão empenhados no sucesso desta medida, considerando a sua importância no contexto da concretização das suas estratégias de desenvolvimento, para o que disponibilizam as suas equipas técnicas, para em proximidade e cooperação direta com os beneficiários se constituam como elementos facilitadores do célere acesso a estas ajudas, conclui o comunicado.

Anterior Covid-19: Portugal regista mais dois mortos e 135 casos de infeção
Seguinte Região: PJ deteve homem suspeito de atear cinco focos de incêndio florestal

Notícias Relacionadas

Informação

Daniel Bulhões é o novo presidente da Associação de Estudantes da ESTGOH

Os novos órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) tomaram posse ontem, dia 11 de abril, onde Daniel Bulhões

Destaque

Cooperativa Beira Central quer prestar mais apoio aos agricultores

Luís Vaz Pato foi reconduzido na direção da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, conhecida no concelho de Oliveira do Hospital e na região pelo seu supermercado e lojas agrícolas.

Última Hora

Câmara de Tondela quer separadores centrais no IP3

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, defendeu hoje a colocação de separadores centrais e a duplicação de alguns troços do Itinerário Principal (IP) 3, …

Informação

Unidade Pastoral realiza Festa da Família em Oliveira do Hospital

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital realiza no próximo domingo, dia 19, a Festa da Família, a partir das 13h00, no Salão Multiusos …

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a importância de “discutir Fátima”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas e para a fé.

Informação

Município de Seia atribui bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

A Câmara Municipal de Seia volta a apoiar a formação académica, incentivo que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior, durante o ano letivo

Vídeos

Rádio Boa Nova participou no programa “Portugal em Direto” da Antena 1 (Com vídeo)

Hoje, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Rádio, a Rádio Boa Nova participou, em direto, no programa  “Portugal em Direto” da Antena 1.

Última Hora

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Desporto

Após oito anos Oliveira do Hospital volta a acolher Downtown Cidade D’ Oliveira

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe, este sábado, dia 9 de junho, a quinta edição Downtown Cidade D’ Oliveira.

Última Hora

Aveiro: Duas mulheres identificadas por transporte ilegal de pescada e amêijoas

A GNR apreendeu 41 quilos de pescada branca e 114 quilos de amêijoa branca, esta terça e quarta-feira, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro.

Desporto

FCOH e Condeixa não dão tréguas na luta pela subida de divisão

A luta pela subida no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua ao rubro. A faltarem apenas duas jornadas para o término da época, o

Região

Pároco de Arganil em recuperação após paragem cardíaca

O Pároco de Arganil, Manuel Martins sofreu, na noite de 10 de maio, uma paragem cardíaca. De acordo com a publicação “O Amigo do Povo” o pároco está em fase