Fogo de Monchique com 95% do perímetro dominado
6 Agosto, 2018 1177 visualizações

Fogo de Monchique com 95% do perímetro dominado

image_pdfimage_print

O fogo rural que deflagra em Monchique desde sexta-feira já consumiu entre 15 000 e 20 000 hectares, mas já foi considerado dominado em 95% do seu perímetro.

Segundo o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, Jorge Botelho, “a grande progressão de área ardida, que anda neste momento entre os 15.000 e 20.000 hectares, a enorme parte desta área ardida foi ontem a partir das 15h00,/16h00 até à noite”.

O responsável, também presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, falava após uma reunião de uma hora no Centro de Meios Aéreos de Loulé, acompanhada pelo secretário de Estado da Proteção Civil e na qual foi feito um ponto de situação às últimas 72 horas.

“Confiamos que o sistema vai responder e controlar a situação nas próximas horas”, enfatizou .

Já o comandante distrital de operações de socorro, Vítor Vaz Pinto, esclareceu que 95% do perímetro “não tem chama ativa”, mas tem “alguns pontos quentes que merecem preocupação”.

“O facto de não conseguirmos operar com meios aéreos dificulta que nas áreas em que não há acessos terrestres possamos garantir que não vai haver ali reativações fortes”, acrescentou.

Vaz Pinto sublinhou que, durante a madrugada de hoje, “foi possível debelar e extinguir uma frente de fogo superior a 13 quilómetros só com recurso a operacionais no terreno e a máquinas de rasto”.

O comandante operacional afirmou que os 5% ainda ativos “estão em áreas inacessíveis a meios terrestres”, mas não especificou a zona geográfica por não estar na área de operações.

Jorge Botelho assegurou que as autoridades estão “a trabalhar para que a normalidade possa ser reposta nas condições possíveis” em relação às pessoas que foram retiradas de suas casas e colocadas em espaços provisórios.

Os técnicos de Segurança Social, sublinhou, estão “em permanência desde o primeiro dia no terreno” e, entretanto, chegou “um reforço” de assistentes sociais e psicólogos, oriundos do distrito de Setúbal.

Saliente-se o combate às chamas em Monchique vai ser reforçado com dois aviões Canadair disponibilizados pelo Governo espanhol, que poderão começar a atuar já durante a tarde,  segundo fez saber o secretário de Estado da Proteção Civil.

O incêndio está a ser combatido com a ajuda de 160 militares e seis máquinas de rasto do Exército e da Força Aérea, segundo anunciou hoje o gabinete do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Neste fogo, que obrigou à evacuação de várias localidades, há registo de 25 feridos, um dos quais grave.

Com: Lusa

Anterior Região: ASAE apreende mais de cinco mil litros de azeite e 17 500 rótulos no valor de 21 mil euros
Seguinte Marcelo Rebelo de Sousa: “A ideia da Etapa Vida foi espetacular”

Notícias Relacionadas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital promove Pirâmide de Natal Solidário

O Município de Oliveira do Hospital vai promover mais uma recolha de bens alimentares no próximo fim-de-semana (dias 9 e 10 de Novembro, no âmbito da Rede Social concelhia e

Informação

Ministro anuncia desconto adicional de portagens para zonas do interior do país

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou esta sexta-feira a redução de portagens para o transporte de mercadorias nas antigas autoestradas SCUT e um desconto adicional de

Informação

Festa de Natal junta seniores em Penacova

O Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova foi palco da tradicional Festa de Natal Sénior, uma iniciativa que se inseriu…

Região

Região: GNR apreendeu munições, armas e um machado

A GNR aprendeu diversas armas de fogo, 213 munições e um machado no âmbito de um processo de violência doméstica no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Região

Padre Luís Costa vai deixar Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra

Depois de 12 anos à frente de quatro sucessivas direções da Cáritas Diocesana de Coimbra, “o Padre Luís Costa vai deixar de presidir…

Sociedade

Equipa “Trevo 4 folhas” promove caminhada brilhante na luta contra o cancro

Chama-se “Glow Walk” e consiste numa caminhada urbana noturna que vai acontecer, no próximo dia 31 de maio, pelas 21h00, na cidade de Oliveira do Hospital, …

Informação

Desaparecimento e homicídio de Valentina: Crime desvendado em três dias

O país ficou em choque com o desfecho do desaparecimento de Valentina, a menina de nove anos que andava a ser procurada pelas autoridades e populares em Atouguia da Baleia, em Peniche, desde quinta-feira passada. 

Última Hora

Rally de Portugal: Ogier é o favorito a bater o recorde de Alen

O pentacampeão Sébastien Ogier é o principal favorito a eclipsar o célebre finlandês Markku Alen como recordista de vitórias (5) em território português e reforçar a sua liderança no Mundial

Informação

Município de Arganil celebra contratos-programa com Juntas e Uniões de Freguesia no valor de 200 mil euros

A Câmara Municipal de Arganil vai transferir ao longo deste mês de junho uma verba superior a 200 mil euros para as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, na

Informação

Bebés gémeas sofreram ferimentos ligeiros em atropelamento em Viseu

Duas bebés foram atropeladas, ontem,  em Viseu. De acordo com o Centro Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Viseu, (CDOS) as duas crianças foram atropeladas cerca das 19h30

Educação

4º Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio em Tábua

Decorre nos dias 1 e 2 de abril, no Centro Cultural de Tábua, um BootCamp destinado às equipas finalistas das finais Municipais do Concurso de Ideias de Negócio,…

Última Hora

Oliveira do Hospital recebe extensão do Cine’Eco

O Município de Oliveira do Hospital promove, como vem sendo hábito nos últimos anos, mais uma extensão do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema de Ambiente, realizado anualmente no vizinho