Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março
20 Março, 2017 1612 visualizações

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

image_pdfimage_print

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …

… irão defender os seus projetos. A sessão terá lugar a partir das 21h00 na Casa da Cultura César Oliveira e é promovida no âmbito da 4.ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com os seus municípios constituintes.

O concurso, que conta com o envolvimento do Município de Oliveira do Hospital, é dirigido aos alunos que frequentam o ensino secundário e profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e na EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital.

No centro das atenções estarão 10 ideias de negócio finalistas – apuradas entre as 13 candidaturas apresentadas – que serão defendidas pelos seus respetivos promotores nesta sessão pública. O projeto vencedor ganhará um vale tecnológico no valor de 75 euros para os elementos da equipa vencedora do ensino secundário/profissional e irá, posteriormente, representar o município oliveirense na final intermunicipal da CIM Região de Coimbra que decorrerá no início de Abril em formato de Boot Camp.

Nesta final do concelho de Oliveira do Hospital que juntará alunos do AEOH e da EPTOLIVA para além da apresentação das ideias de negócio, o programa inclui a breve exposição do projeto da turma do 3.º ciclo que vai participar na iniciativa Expo Empresas e ainda alguns momentos musicais pela Associação de Estudantes do AEOH. De referir ainda que o júri será constituído por três elementos representantes da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, da BLC3 e da Caixa de Crédito Agrícola.

No presente ano letivo, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” é dirigido aos alunos/as e docentes do 1.º ciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios que compõem a CIM Região de Coimbra, entre eles, Oliveira do Hospital.

Dinamizado, pela primeira vez, junto dos alunos do 1.º ciclo, o programa assenta na “Aventura do Gaspar” que é constituída por 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada por este personagem. No concelho encontram-se envolvidos 52 alunos de 3 turmas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital – duas do 4.º ano e uma do 3.º ano da EB da Cordinha e EB1 Oliveira do Hospital.

Relativamente ao 3.º ciclo está a ser implementada, pela primeira vez, a iniciativa “Expo Empresas” que desafia as turmas participantes a criar a sua própria empresa. Cada turma deverá organizar-se como uma “empresa”, tendo os alunos como respetivos empresários, e que deverá ter em conta as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada.

Com o objetivo de desenvolver soluções educativas e formar para o empreendedorismo, desenvolvendo uma cultura empreendedora, o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” envolve, em toda a CIM RC, relativamente ao 3.º ciclo e secundário/profissional: 41 escolas, 130 professores, 145 turmas e 2253 alunos, e dinamizou também várias iniciativas de formação de professores embaixadores com várias iniciativas na área do empreendedorismo.

Anterior Jorge Carvalho coroado Rei de Porto de Mós por…uma décima
Seguinte Caule comemora Dia Mundial da Árvore

Notícias Relacionadas

Informação

Região: Dois homens morreram devido a picada de abelhas ou vespas asiáticas. Dois casos em três dias

Um homem de 79 anos morreu, esta sexta-feira, depois de ter sido picado por um inseto no quintal da sua habitação em Oliveira do Bairro, Aveiro.

Última Hora

Tarouca: GNR identificou três suspeitos de sequestrarem duas pessoas

A GNR anunciou hoje ter identificado três suspeitos de sequestro e ofensas à integridade física a duas pessoas, no concelho de Tarouca, distrito de Viseu.

Região

Abertas as inscrições para o Mercadinho de Natal em Seia

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Câmara Municipal volta a dinamizar o Mercado Municipal com uma programação repleta de atividades direcionadas para os mais novos e o habitual

Região

Cabeça vive a Aldeia Natal até à Passagem do Ano

Até 1 de Janeiro, Cabeça, no concelho de Seia,  continua a ser uma das Aldeias Natal mais visitadas do país. E se o Natal é autêntico e genuíno, a passagem

Nacional

Chuva, vento, neve e agitação marítima a partir de hoje no continente

A chuva e o vento forte, queda de neve e agitação marítima vão afetar as regiões de Portugal continental a partir de hoje devido a depressões que estão no oceano

Última Hora

Incêndios: Apenas 172 pessoas pediram ajuda ao Estado para recuperação das casas

Apenas um décimo das famílias com casas destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 formalizaram os pedidos de ajuda do Estado a duas semanas do fim do prazo,…

Informação

Deputado Maurício Marques demite-se da liderança da distrital de Coimbra do PSD

Maurício Marques, líder do PSD no distrito de Coimbra, demitiu-se do cargo e foi acompanhado na sua decisão pelos restantes membros do órgão.

Região

Dia 17 de junho poderá ser Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande considerou hoje que consagrar o dia 17 de junho como Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios é simbólico, mas

Educação

Eptoliva incentiva ao empreendedorismo e prossecução de estudos superiores

A vertente empreendedora da Escola profissional Eptoliva esteve, hoje, em destaque na conferência “Inspiring anda Creating Tomorrow” que contou a participação do Instituto Politécnico de Coimbra…

Região

Incêndio consumiu armazém em Gouveia

Um incêndio deflagrou, ontem, num armazém na freguesia de São Pedro e São Julião, em Gouveia.

Informação

Detido com sete armas diferentes após queixa de violência doméstica na Figueira da Foz

A PSP deteve esta segunda-feira, na Figueira da Foz, um homem de 41 anos pela posse de várias armas proibidas.

Última Hora

Oliveira do Hospital promove formação “Oficina do território”

Durante o mês de julho, o Município de Oliveira do Hospital vai promover a formação “Oficina do território: um programa educativo para Oliveira do Hospital” …