Filarmónicas de Arganil reforçam coesão e desenvolvem projetos em comum
5 Março, 2020 406 visualizações

Filarmónicas de Arganil reforçam coesão e desenvolvem projetos em comum

image_pdfimage_print

Numa iniciativa inédita, dinamizada pela Associação Filarmónica de Arganil (AFA), as quatro Bandas Filarmónicas do Concelho de Arganil…

…reuniram com o propósito de estreitar os laços de amizade e promover a união, analisar temáticas de interesse comum e definir projetos culturais cujo desenvolvimento em parceria tendam a qualificar e a inovar a sua atividade.

Neste encontro, no qual para além da AFA estiveram presentes representantes da Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja, Sociedade Filarmónica Barrilense e Filarmónica Flor do Alva de Vila Cova de Alva, foram discutidos aspetos que influenciam a atividade destas Associações, como o funcionamento das Escolas de Música e a atração de novos alunos, o incentivo e motivação dos jovens Executantes, a importância do reforço das parcerias com o Pólo de Arganil do Conservatório de Musica de Coimbra, a Direção Regional de Cultura e as Autarquias Locais e apresentadas propostas e soluções que permitam ultrapassar as dificuldades identificadas.

Este encontro permitiu ainda partilhar ideias para a dinamização de iniciativas conjuntas, sendo dado início ao trabalho de montagem de projetos com os quais se pretende gerar uma maior interação entre as várias Filarmónicas, nomeadamente entre os seus Executantes, privilegiando o fomento da relação interpessoal e uma aprendizagem conjunta, num esforço de aumentar a qualidade artística com que se apresentam.

A realização de uma masterclasse no próximo mês de Abril, a concretização de um Encontro de Bandas com um concerto único em que participem todos os seus executantes, a realização do Estágio do Açor, são algumas das iniciativas previstas que concretizarão esta vontade coletiva de cooperação e envolvimento conjunto.

Com esta atitude pró-ativa e de disponibilidade, as Associações Filarmónicas do Concelho de Arganil estão a “dar um excelente e expressivo exemplo de coesão, complementando a sua ação, garantindo o respeito pela identidade própria e pela história de cada Associação”.

“No final, é sem dúvida a cultura Arganilense quem ficará a ganhar com esta consensualização de interesses e vontades que agora começa a ser construída”, referem em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Anterior Nono caso de coronavírus confirmado em Portugal
Seguinte Câmara abriu concurso público para exploração do "Café Central"

Notícias Relacionadas

Informação

GNR avisa para possíveis burlas com a Covid-19

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou no Facebook um alerta de burla relacionada com a pandemia da Covid-19. A autoridade chama a atenção para eventuais falsos profissionais de saúde…

Informação

Sanjoanense conquista supertaça distrital da INATEL em jogo frente ao Bobadelense

O Sanjoanense venceu, no passado domingo, a final da Supertaça Distrital de Coimbra da Fundação Inatel frente ao Grupo Desportivo Bobadelense, com o resultado de 6-2.

Última Hora

Jovem de Oliveira do Hospital foi de Chaves a Faro em bicicleta, numa só etapa, em cerca de 27 horas (com áudio)

Habituado a superar desafios, o conhecido triatleta Rafael Delaunay Gomes cumpriu a aventura de ligar Chaves a Faro, pela EN2, em Bicicleta, numa só etapa com 738 Km e em

Região

Carregal do Sal: Casal burla 5 mil euros a idoso

A GNR deteve, na passada sexta-feira, um casal, de 22 anos, pela prática do crime de burla qualificada, no concelho de Carregal do Sal.

Região

Um morto em atropelamento ferroviário na linha do norte

Uma pessoa morreu, ontem à noite, num atropelamento ferroviário em Bencanta, Coimbra, confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A linha do Norte esteve condicionada.

Região

Colisão no IC6 provocou um ferido ligeiro

Uma colisão, ocorrida esta manhã, entre uma viatura pesada e um ligeiro causou ferimentos leves no condutor da viatura ligeira,…

Informação

Um milhão de euros para projetos nas zonas afetadas por fogos de outubro

De acordo com um comunicado divulgado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o Fundo Recomeçar já abriu as candidaturas de apoio financeiro para entidades públicas,…

Desporto

DESPORTO PARA O FIM DE SEMANA – OS DESTAQUES

No desporto para este fim de semana o destaque vai para o Hóquei em Patins e para o Nacional da 3ª Divisão – Zona B. Na jornada 5, o grande

Região

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Última Hora

Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia, entre 2013 e 2015,…

Informação

Quinze concelhos em risco máximo de incêndio. Madeira incluída

Quinze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Bragança, no continente, e Santa Cruz, na ilha da Madeira, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o

Cultura

É já esta sexta feira o Festival Infantil da Canção

É já amanhã, 1 de abril, que se realiza mais um Festival Infantil da Canção organizado pelas Instituições Particularidades de Solidariedade Social (IPSS) de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece,