Festividades de Natal chegam a Seia
3 Dezembro, 2019 614 visualizações

Festividades de Natal chegam a Seia

image_pdfimage_print

No primeiro dia de dezembro, Seia deu as boas-vindas ao Natal com a ligação da iluminação natalícia, onde centenas de luzes e peças decorativas dão cor às principais artérias da cidade…

…(de maior atividade económica), com o objetivo de assinalar a quadra festiva e incentivar e dinamizar o comércio tradicional.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, as árvores decoradas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social e escolas do concelho acrescentam um brilho adicional à Av. 1º de Maio e o programa das festividades pensado para miúdos e ‘graúdos’- com animação musical, mercado de natal, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal – enriquecem esta época festiva.

A praça do município oferece, de 7 a 22 de dezembro, oportunidades para adquirir prendas de Natal, no Mercadinho, a que se alia o entretenimento e o imaginário infantil no Reino do Pai Natal. Os cenários com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e o programa de animação, de que constam oficinas de culinária, origami, ioga, apresentações e representações diversas, contos e músicas alusivas ao Natal, prometem cativar crianças e adultos e aquecer o espírito natalício.

A tenda que acolhe as festividades durante a semana funciona das 09h às 17h30, com atividades maioritariamente dinamizadas pela Ludoteca Municipal, e aos fins-de-semana das 14h às 20h.

O convite também é para reviver tradições natalícias. Assim, de 7 de dezembro a 31 de janeiro a Casa Municipal da Cultura e o Posto de Turismo têm em exposição “Os Presépios do Mundo”, coleção privada (de Miranda Garcia) doada à autarquia. A exposição apresenta presépios de artesões de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo e pretende demonstrar a diversidade de abordagens, de materiais utilizados e de proveniências.

No dia 14 de dezembro (às 17h), o programa conta com o concerto de Natal com as Classes de Conjunto de Coro e Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Seia, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.

A par destas ações, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. Nesta época natalícia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela também volta a premiar as compras no comércio local.

O concelho é rico em festividades. Se na sede do município o Pai Natal assume o papel central, a aldeia de Cabeça dá primazia às tradições do Natal na montanha. Assim, de 7 de dezembro a 1 de janeiro, as pitorescas ruas desta Aldeia de Montanha voltam a engalanar-se com uma decoração simples e ecológica. Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

Na reta final do ano, a vila de São Romão volta a celebrar a Passagem do Ano com atividades ao ar livre, festa promovida pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Já em 2020, a chegada do ano novo é celebrado com o tradicional Concerto da Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 11 de janeiro (às 21h30).

Anterior Arganil acolheu programa de resiliência para crianças afetadas pelos incêndios
Seguinte Caldas da Rainha: GNR apreende artigos contrafeitos no valor de mais de 30 mil euros

Notícias Relacionadas

Última Hora

Direção Regional de Cultura do Centro procede a cerimónias protocolares na Lousã, Coimbra e Viseu

A Direção Regional de Cultura do Centro informou que hoje e amanhã, dias 26 e 27 de maio, decorrem três cerimónias com grande relevância para a preservação do património cultural

Vídeos

Miss Queen 2019: Rádio Boa Nova em reportagem no Museu do Azeite (com vídeo)

A Rádio Boa Nova esteve esta tarde, em reportagem  no Museu do Azeite, onde amanhã , dia 30, se vai realizar…

Última Hora

Operação Natal da GNR, terminou com mais acidentes.

Terminou com mais acidentes a operação Natal Tranquilo da GNR. Este ano, entre sexta e domingo, houve 594 acidentes, mais do que em 2015. Por outro lado, foram menos as

Informação

Região: Detidos traficantes de produtos estupefacientes

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, na sequência de diligências de investigação, iniciadas há cerca de sete meses, e no cumprimento de mandados judiciais, levou

Destaque

Oliveira do Hospital: 14 casos positivos, 6 recuperados e 42 pessoas em vigilância ativa

O concelho de Oliveira do Hospital apresenta, a esta altura, 14 casos positivos de Covid-19. José Carlos Alexandrino, presidente do Município, referiu que seis pessoas já recuperaram da doença e

Informação

Atual liderança do PSD trabalha em lista de “consensos”

A Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital vai a votos no próximo dia 14 de maio. Nuno Vilafanha, ainda líder do partido, assegura que do seio

Informação

Penacova: Bebé nasceu em casa antes da chegada dos bombeiros. Mãe e filha foram encaminhadas para a maternidade

Na madrugada de domingo, uma mulher deu à luz uma menina em casa, antecipando-se à chegada da equipa de bombeiros, que já tinha sido solicitada…

Região

Espetáculo de rua ‘InSomnio’ em Vila Nova de Poiares

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, o espetáculo multidisciplinar ‘InSomnio’, uma iniciativa do Teatro do Mar,…

Desporto

O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos

Foi um programa onde o destaque foi para o atletismo local e regional. Em estúdio estiveram os atletas Rafael Delauney Gomes (Triatlo), Miguel Jorge campeão distrital júnior, Gonçalo Borges campeão

Destaque

Alvôco das Várzeas convida a mais uma edição de “Tradição e Transmissão” neste fim de semana

As tradições de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vão estar em destaque, neste fim de semana, 14 e 15 de dezembro, …

Região

Município de Arganil investe mais 165 mil euros na renovação da rede viária do concelho

Estão já em curso as obras de reabilitação do troço de acesso à localidade de Sanguinheda, na freguesia de São Martinho da Cortiça. Esta intervenção marca o arranque da empreitada

Desporto

FCOH empatou frente ao Praiense. “O jogo foi todo nosso”, defende o treinador do Oliveira

Um empate por uma bola foi o resultado do jogo da 2ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, que juntou em campo o Futebol Clube de Oliveira do Hospital