Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região
16 Maio, 2019 1784 visualizações

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

image_pdfimage_print

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo promover “a cultura, a identidade e a tradição” da região.

Este ano, o festival conhecido por recriar tradições e prestar homenagem às gentes da terra, está mesmo de regresso às origens, uma vez que volta a ter palco no “coração da aldeia”, junto à Igreja Matriz de Travanca de Lagos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Tiago Cerveira, presidente da Liga de Travanca de Lagos, afirmou que “o ponto alto vai ser sempre o encontro e reencontro das pessoas”. “Acho que a melhor moeda de retorno para nós, jovens da Liga de Travanca de Lagos, é realmente as pessoas saírem à rua e participarem”, referiu.

Defendendo que se trata de um festival “não só da aldeia mas sim da região toda”, Tiago Cerveira considera que o “Origens” é um festival “sem idade”. “A arte não tem idade e não tem limites e é isso que o Origens tem revolucionado. Nós despertamos ali sentimentos. O Origens serve, sobretudo, para valorizar a cultura”, reforçou.

Acerca do facto de o festival voltar a realizar-se no espaço que foi palco da primeira edição, Tiago Cerveira referiu que agora, com a “distribuição do programa, faz mais sentido voltar ao coração da aldeia”. “É ali que estão as pedras mais antigas. O ambiente vai ser muito mais acolhedor e intimista”, disse, crente de que, desta forma, “as pessoas vão sentir-se em casa”.

 

Quanto ao programa desta 6ª edição, o presidente da Liga adiantou que seguiram “a linha de programação dos outros anos”, com atuações na sexta-feira e sábado à noite e no domingo à tarde.

Para a noite de sexta-feira está reservada uma atuação de Luís Peixoto, “um músico da praça nacional, que vem apresentar um trabalho a solo que mistura música eletrónica com instrumentos tradicionais”. No sábado, sobe ao palco um grupo do curso de Artes de Espetáculo e Interpretação da Eptoliva, com a peça “O Meu Caso”, de José Régio. Segue-se a atuação de Pilha Galinhas, “um grupo mais dedicado à música tradicional portuguesa”. Por fim, no domingo, estão programadas diversas atividades, nomeadamente “um passeio interpretativo da aldeia”.

Oiça a entrevista na íntegra»»»»

Anterior Gabinetes Técnicos Florestais da Região de Coimbra participam em formação no apoio no combate aos incêndios rurais
Seguinte Rádio Boa Nova estreou "Espaço UCC Pinheiro dos Abraços"

Notícias Relacionadas

Região

Associação Juvenil C.U.M.E, em Arganil, confeciona e distribui máscaras à população

A Associação Juvenil C.U.M.E em Arganil, não conseguiu ficar indiferente à pandemia originada pela COVID-19 e decidiu ajudar no que diz respeito à confeção e distribuição de máscaras de proteção

Região

Detido suspeito de peculato e falsificação de documentos no Sabugal

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 52 anos, no Sabugal, por suspeita da prática de crimes de peculato e de falsificação de documentos, que resultaram na alegada apropriação

Cultura

Espetáculo João Brandão Teatral Circus em Tábua

O Município de Tábua promove, nos dias 24 (23h) e 25 de junho (22h), o espetáculo comunitário de teatro de rua “João Brandão Teatral Circus”, …

Informação

Oliveira do Hospital comemora feriado 25 de abril com várias iniciativas

Nos próximos dias, o Município de Oliveira do Hospital assinala o 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com a dinamização de várias iniciativas que convidam à participação ativa

Última Hora

Uma centena de pessoas dá vida a personagens infantis no Dia da Criança em Seia

Um dia diferente, repleto de alegria e muita magia, marcado pela viagem ao mundo encantado que será recriado no Parque Municipal da cidade de Seia,…

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Região

Incêndio em habitação causa dois mortos

Um incêndio numa habitação causou dois mortos, esta madrugada, em Castelo Branco.

Informação

Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, um voto de reconhecimento ao executivo municipal, Juntas de Freguesia, povo,…

Sociedade

Executivo municipal reuniu com autarcas na EXPOH 2016

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho…

Cultura

Seia acolhe 4ª edição Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

O Município de Seia acolhe, de 22 a 25 de agosto, a quarta edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), com 13 países representados.

Última Hora

“Pais Natais em Movimento” animaram Oliveira do Hospital

Domingo foi dia de mais uma edição da iniciativa “Pais Natais em Movimento”. Foram muitos os que enfrentaram o frio e participaram na edição de 2016 desta atividade, …

Sociedade

Música: José Cid recebe Grammy de Excelência Musical em cerimónia nos EUA (com vídeo)

O músico português José Cid recebe esta quarta-feira, numa cerimónia em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, um Grammy de Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação, …