Festival das Artes celebra 10º aniversário de 13 a 22 de julho
22 Junho, 2018 1137 visualizações

Festival das Artes celebra 10º aniversário de 13 a 22 de julho

image_pdfimage_print

De 13 a 22 de julho, o Festival das Artes celebra a sua 10.ª edição com um regresso às origens. A história mítica de Pedro e Inês serve de mote a uma edição especial dedicada…

… à qualidade artística existente em Portugal nas mais diversas áreas, da música à gastronomia, da dança às artes visuais.

Sob o signo dos “Amores e Desamores”, o festival volta a ter como palco principal o Anfiteatro Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas, mas espalha-se por toda a cidade, do Convento São Francisco ao rio Mondego, passando por locais como a Biblioteca da Universidade de Coimbra, o Edifício Chiado ou o Museu Machado de Castro.

A programação inclui vários concertos, entre os quais três orquestras nacionais que prometem encher as noites de música clássica, três exposições, um bailado, um programa educativo para os mais novos, um ciclo de gastronomia, uma conferência e uma especialíssima sessão de cinema.

O concerto de abertura “Amor Fatal” tem lugar no dia 13 de julho, no Convento São Francisco, onde o extraordinário violinista Yang Liu e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, apresentam a Abertura Fantasia Romeu e Julieta de Piotr Ilitch Tchaikovsky, uma das mais pungentes e célebres obras musicais escritas a partir do drama de Shakespeare, seguida do Concerto para violino nº1, em sol menor, Op. 26 de Max Bruch e da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky.

Os “Amores e Desamores” também merecem destaque na obra de Graça Morais, com a exposição “Os quadros também se enamoram” a ser inaugurada no dia seguinte, no Edifício Chiado, com curadoria de José Pedro Correia da Silva. O Ciclo do Cinema, por sua vez, estreia-se este ano no formato drive-in com a exibição do lendário filme “West Side Story” a 16 de julho, num serão que promete ser inesquecível.

No dia 21 de julho, o Anfiteatro Colina de Camões acolhe o bailado em I Ato, “Murmúrios de Pedro e Inês”, um espectáculo onde a dança usa os dois corpos como linguagem que materializa a lenda e a emoção, dirigido e interpretado por Solange Melo e Fernando Duarte, com coreografia de Fernando Duarte e música de Bernardo Sassetti e Fernando Lopes-Graça.

O concerto de encerramento do festival, no dia 22 de julho, une a jovem e talentosa pianista Inês Costa à Orquestra Metropolitana de Lisboa que é dirigida pelo maestro Pedro Amaral. “Amor e Saudade” volta, assim, a juntar os nomes simbólicos de Pedro e Inês com o Concerto para piano nº 21 em Dó Maior K. 467 de Wolfgang Amadeus Mozart e a Sinfonia nº 9 Op.95 em mi menor “Novo Mundo” de Antonín Dvořák.

Anterior Incêndio deflagrou em hotel desativado em Penacova
Seguinte GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018

Notícias Relacionadas

Informação

Leiria: Dois homens e uma mulher detidos por tráfico de droga

O Comando Territorial da GNR de Leiria deteve, no passado sábado, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 44 e os 49 anos, por tráfico de estupefacientes, nos

Última Hora

Oliveira do Hospital quer enviar bens para povo de Moçambique

Em consequência da tragédia que assolou Moçambique na passada quinta-feira, o Município de Oliveira do Hospital quer “fazer chegar alguns bens” que foram doados à população oliveirense após o grande

Última Hora

Plano de Desconfinamento: Câmara Municipal reabre ao público dia 11 de maio

Face à alteração do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, e tendo em conta a Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, e outra legislação em vigor, o

Informação

Operação “Taxa Zero”: 32 mil condutores testados, dos quais 671 com excesso de álcool

No período de 5 a  13 de agosto, Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool, que teve como objetivo promover comportamentos

Última Hora

Aqua Village Health Resort & Spa encerra temporariamente como medida preventiva

O Aqua Village Health Resort & Spa, com base nos interesses superiores de saúde pública, em nome do bem-estar dos clientes, colaboradores e suas famílias e, como medida preventiva…

Informação

Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária

Realiza-se na próxima sexta feira, 27 de maio, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Rádio Boa Nova destinada à eleição dos corpos sociais.

Sociedade

APAV apresenta nova campanha sobre Violência no Namoro (com vídeo)

Neste dia em que se celebra o Dia dos Namorados, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro.

Informação

Covid 19: Paciente internado no Curry Cabral não está infetado

Foram negativos os resultados das análises realizadas ao paciente português internado no Curry Cabral, que apresentava suspeitas de infeção pelo coronavírus.

Última Hora

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população devido à precipitação forte, vento e agitação marítima.

Destaque

Alvôco das Várzeas convida a mais uma edição de “Tradição e Transmissão” neste fim de semana

As tradições de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vão estar em destaque, neste fim de semana, 14 e 15 de dezembro, …

Nacional

Proteção Civil emite aviso à população devido ao risco de incêndio

Para os próximos dias prevê-se o aumento das temperaturas, a diminuição da humidade do ar e a ocorrência de vento – fatores que podem potenciar a rápida propagação de incêndios.

Nacional

Fronteiras com Espanha devem continuar fechadas “todo este mês de junho”

O ministro da Administração Interna admitiu hoje manter encerradas as fronteiras terrestres e aérea com Espanha, enquanto existir uma quarentena…