Festas do Solstício e Caminhada do Lampião decorrem de 21 a 23 de junho
14 Junho, 2019 698 visualizações

Festas do Solstício e Caminhada do Lampião decorrem de 21 a 23 de junho

image_pdfimage_print

Os dias que antecedem a data de 21 de junho trazem uma azáfama invulgar à pequena aldeia de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, e a cada um dos seus 115 habitantes. 

A Caminhada do Lampião, que acontece na noite de 22 para 23 de junho, é o ponto alto das Festas do Solstício. Tal como outrora, percorre os campos junto à ribeira de Alvoco, pela noite fora, em homenagem aos muito agricultores, hoje em menor número, que em tempos regavam os campos com recurso aos “giros de água” e à luz de um lampião.

Ao longo dos três dias de festa, à caminhada juntam-se outras atividades, como oficinas, tertúlias, exposições, música e arte de rua. Decoradas e engalanadas, as casas da aldeia são pontos de convívio entre todos, habitantes locais e turistas, e onde é possível provar os sabores mais genuínos da região. Nas ruas, a decoração será responsável e sustentável, aproveitando recursos e materiais em fim de ciclo, reutilizando, reciclando e respeitando a natureza. Toda a arte de rua é feita por quem lá vive, numa combinação surpreendente entre duas artistas convidadas para uma residência artística na aldeia, a Margarida Girão e a Susana António, e os habitantes de Alvoco da Serra. Nas estreitas ruelas haverá sempre quem cante, toque ou recite. O verão, acredite ou não, começa aqui.

As Festas do Solstício e Caminhada do Lampião são promovidas pela Junta de Freguesia de Alvoco da Serra em parceria com todas as coletividades da freguesia, Município de Seia e ADIRAM. Esta Festa, cofinanciada pelo Fundo Ambiental, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Anterior Torneio Inter-Freguesias Futebol 7 arranca no próximo domingo
Seguinte Incêndio de Pedrógão Grande foi há 2 anos.Chamas mataram 66 pessoas e atingiram cerca de 500 casas

Notícias Relacionadas

Informação

Seia: Prática da Transumância contou com uma centena de participantes

A Transumância dos pastores, que teve lugar no passado sábado, dia 30 de junho, em Seia, atravessando as Aldeias de Montanha da Póvoa Velha e Sabugueiro,…

Região

Unidade de Missão apresenta Programa de Revitalização do Pinhal Interior

A Unidade de Missão para a Valorização do Interior apresentou, ontem, o Programa de Revitalização do Pinhal Interior, …

Última Hora

Identificados quatro suspeitos de incêndio em Viseu

A GNR anunciou hoje ter identificado quatro pessoas em Lordosa, no concelho de Viseu, na sequência de incêndios florestais que terão sido originados…

Sociedade

Chuva regressa este fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por períodos de chuva nas regiões do norte e centro, com as temperaturas a variarem entre 15 e 23 graus Celsius,…

Desporto

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Região

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Informação

IV Torneio Inter-Freguesias com mais de 200 participantes em competição

A 4ª edição do Torneio Inter-Freguesias de Futebol 7 arranca no próximo domingo, dia 10 de junho, às 10h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no Estádio Municipal de Oliveira

Região

Filarmónica Flor do Alva comemorou 100 anos com lançamento de CD

A Filarmónica Flor do Alva, com sede em Vila Cova do Alva, comemorou, no passado sábado, 100 anos de existência. Para José Raimundo, presidente da direção, “é uma alegria” ter-se

Última Hora

Obstetras e enfermeira acusados de negligência na Guarda

Dois médicos e uma enfermeira estão acusados pelo Ministério Público (MP) do crime de ofensas à integridade física por negligência agravado, avança a SIC Notícias. A mulher estava grávida de

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital vai cadastrar sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais

O Município de Oliveira do Hospital vai cadastrar – através de um sistema de informação georeferenciado – todas as infraestruturas existentes…

Informação

PSD candidata Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil

A Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata de Arganil anunciou o nome do candidato à Câmara Municipal. Trata-se de Luís Paulo Costa, atual vice-presidente da autarquia liderada por

Última Hora

Município de Penacova aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

 A Assembleia Municipal de Penacova aprovou o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município de Penacova do ano económico de 2017, que espelha os grandes eixos de investimento