Festas do Concelho animam Seia
6 Agosto, 2019 1024 visualizações

Festas do Concelho animam Seia

image_pdfimage_print

Seia está em festa entre 15 e 18 de agosto. The Gift, Jimmy P & Piruka, Carolina Deslandes e Resistência são os principais atrativos …

… do vasto programa musical que dá vida ao centro histórico da sede do concelho, na área envolvente à Praça do Município.

Durante quatro dias, as Festas do Concelho de Seia reúnem os ingredientes necessários para propiciar momentos de convívio entre os senenses. Da gastronomia à música, a 6ª edição das Festas mobilizam associações, empresários e a população em geral.

Com abertura agendada para o dia da Padroeira da Cidade, a 15 de agosto, e cumprindo uma vez mais a tradição, as Festas do Concelho voltam a incluir no seu programa uma das maiores expressões da celebração religiosa senense, a Festa da Nossa Senhora da Assunção. Organizada pela Comissão de Festas, as comemorações têm início às 9h, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade e a procissão de receção dos andores das povoações anexas. A encerrar a manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, associação que também protagonizará um concerto, já durante a tarde, junto ao Mercado Municipal. O programa da tarde contempla igualmente, às 18h00, uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão em honra da padroeira, que encerra as festividades de cariz religioso.

Entretanto, na praça do Município, o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena tem as honras de abertura do programa das Festas do Concelho, momento agendado para as 18h00, a que se seguirá o Grupo de Cantares Casa Velha (de Santiago). A noite (21h) inicia com um registo acústico, com os “The Undercovers” no palco 2. Uma hora e meia depois sobem ao palco principal os “The Gift”, uma das bandas pop portuguesas mais bem-sucedidas. À meia-noite, a diversão continua ao som de clássicos na onda do Hip Hop, R’B, Reggae, Ragga, DanceHall, House, com a dupla feminina “The Masters Sisters”.

A sexta-feira, dia 16, também promete muita animação, com o Grupo de Cantares Recordações de Tourais a iniciar, às 18h30, as festividades. Mais tarde, às 21h, o banda egitaniense “100 Ensaios” apresenta grandes temas de rock nacional e internacional no palco 2. Mais tarde (22h30), o palco será de rap em dose dupla, com Jimmy P & Piruka na praça principal, um concerto jovem, animado pelos ritmos e batidas de dois conceituados nomes do hip-hop em Portugal. Posteriormente, os djs Los Bandidos garantem diversão pela noite dentro.

A animação, no sábado, prossegue com o Grupo de Cantares Gerações de Carragozela, às 18h, e ao ritmo dos grupos de bombos participantes no IV Encontro de Grupos de Bombos “Aikdoy”, que a partir das 18h30 invadem o recinto. Às 21h, no palco secundário, o projeto musical “Músicas da Nossa Vida” apresenta alguns do temas marcantes que participaram no Festival da Canção Portuguesa. Às 22h30 chega o grande momento, com Carolina Deslandes, uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores portugueses, a subir ao palco principal. A animação promete pela noite dentro, com os Djs Peter Sky & Gyl.

No último dia do certame, a Tuna de Figueiredo abre o programa de animação, às 18h30. O domingo reserva ainda, às 21h, momentos musicais com o projeto de covers do concelho “Ningue Ningue”, no palco 2, mas o momento alto da noite chega mais tarde (22h30), no palco principal, com o concerto dos Resistência, um marco intemporal da música portuguesa. As Festas do Concelho encerram ao som dos anos 80, com o Dj Lopez.

Mas, como nem só de concertos vivem as Festas do Concelho de Seia, a aposta passa também pela, gastronomia, com as tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, vários espaços expositivos para empresas de diferentes ramos de atividade, numa mostra de serviços e produtos, artesanato e animação de rua. A este respeito, de destacar a exposição “Casa” que uma vez mais ocupa as Galerias da Casa Municipal da Cultura. A exposição apresenta várias soluções de decoração de espaços de uma habitação, desde mobiliário e louças, a objetos de decoração e arranjos exteriores, sendo protagonizada pelas empresas senenses: Floriestrela, HM Centro Optico, O Brasileiro, Matconstore, Movisei, Muito Menos, OCRAM Design’s, Ricardo Mota, Lda., Seiadecor e Utildecor.

As Festas do Concelho são promovidas pela Câmara Municipal de Seia, em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Anterior João Brito  é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior
Seguinte Governo disponibiliza 600 mil euros para apoiar agricultores

Notícias Relacionadas

Cultura

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou, ontem, o Ançã Futebol Clube por cinco bolas a zero, em partida realizada em casa a contar para a 16ª jornada.

Última Hora

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com a Lei de Defesa das Florestas

O Conselho Intermunicipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no Município da Pampilhosa da Serra, uma tomada de posição sobre a Lei da Defesa da Floresta…

Região

Abertura Solene das Aulas do IPC acontece hoje em Oliveira do Hospital

O Politécnico de Coimbra (IPC) assinala, com uma cerimónia que se realiza hoje, às 15h00, no auditório da Casa da Cultura César de Oliveira, …

Região

Seia: Prática da Transumância contou com uma centena de participantes

A Transumância dos pastores, que teve lugar no passado sábado, dia 30 de junho, em Seia, atravessando as Aldeias de Montanha da Póvoa Velha e Sabugueiro,…

Informação

Carnaval com temperaturas que podem chegar aos 26 graus

O Carnaval vai ser marcado pelo bom tempo, com céu pouco nublado e temperaturas que podem chegar em algumas regiões do país aos 26 graus Celsius, embora na terça-feira as

Última Hora

Federação do Folclore Português prestou homenagem a Manuel Mendes

Manuel Mendes, presidente da direção do Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, foi homenageado no domingo, dia 27 de maio,…

Informação

Autoridades procuram mulher desaparecida em Vila Nova de Paiva

As autoridades estão a procurar uma mulher de 82 anos que está desaparecida em Queiriga, concelho de Vila Nova de Paiva (Viseu), disse à Lusa fonte da GNR, estando empenhados

Última Hora

Trinta mil pessoas fiscalizadas no primeiro dia de controlo fronteiriço

Entre as 00h00 do dia 10 de maio e as 00h00 de 14 de maio está em vigor em Portugal o controlo de fronteiras, medida de segurança implementada devido à

Última Hora

Nelas criou “Espaço do Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim

O Município de Nelas, através do programa “Aproximar” criou o “Espaço Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.

Última Hora

Idoso ficou gravemente ferido após queda de muro com mais de três metros em Chão Sobral

Um homem, com 78 anos, ficou ontem de manhã gravemente ferido na sequência de uma queda de uma altura de mais de três metros, em Chão Sobral.

Informação

Autoridades procuram em Tábua jovem desaparecido

A GNR de Tábua, juntamente com os Bombeiros de Tábua e de Oliveirinha, procuram um jovem de 23 anos, desaparecido há três dias.