Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias
9 Agosto, 2018 2311 visualizações

Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias

image_pdfimage_print

HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra são os principais atrativos do vasto programa musical da 5ª edição das Festas do Concelho, que dão vida ao centro histórico de Seia, entre 15 e 19 de agosto.

O convite é para desfrutar da boa música portuguesa, com reconhecidos artistas nacionais a pisar o palco principal e os grupos locais a entusiasmar um “serão” de convívio, mas também para apreciar a gastronomia nas tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, e os vários espaços expositivos de artesanato, associações, empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social, abertos diariamente a partir das 18h00.

Em comunicado, a autarquia refere que a edição de 2018 terá como principal novidade o espaço de decoração “casa e jardim”, que será recriado nas Galerias da Casa Municipal da Cultura, protagonizado pelas empresas senenses: Agroestrela – comércio de plantas, DPN Móveis, Indecor, Utildecor, Maguir, Muito Menos e Porta Lápis – livraria e papelaria.

Com abertura agendada para o dia da Padroeira da Cidade, a 15 de agosto, e cumprindo uma vez mais a tradição, as Festas do Concelho voltam a incluir no seu programa uma das maiores expressões da celebração religiosa senense, a Festa da Nossa Senhora da Assunção. Organizada pela Comissão de Festas, as comemorações têm início às 09h00, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade e a procissão de receção dos andores das povoações anexas. A encerrar a manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, associação que também protagonizará um concerto, já durante a tarde, junto ao Mercado Municipal. O programa da tarde contempla igualmente, às 17h30, uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão em honra da padroeira, que encerra as festividades de cariz religioso.

Entretanto, na praça do Município, o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena tem as honras de abertura do programa musical das Festas do Concelho, momento agendado para as 19h30, a que se seguirá a performance do “Viv’arte Ensemble”, – sexteto de cordas, bateria, piano e voz, às 21h00. Uma hora e meia depois, os HMB sobem ao palco principal e, por volta da meia-noite, a animação continua ao som de Sara Santini, a Djane portuguesa mais internacional de sempre.

O segundo dia das Festas do Concelho (16 de agosto) reserva momentos musicais com o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior, às 18h30, e com o Grupo de Cantares “Gerações” de Carragozela, às 19h30. Os espetáculos entram depois em cena, a partir das 21h00, com o concerto do artista local Tó-Zé Brito, e têm o seu momento alto, às 22h30, com a atuação de Rita Guerra, no palco principal. O DJ Overule encerra a noite.

A sexta-feira, dia 17, também promete muita animação, com o Grupo de Cantares Balancé da Cabeça a iniciar às 18h30 as festividades. Mais tarde, pelas 21h00, o Grupo ‘Manu Jazz” sobe ao palco 2, mas o ponto alto das celebrações está agendado para as 22h30, com a atuação dos ATOA.

O fim-de-semana inicia em grande, ao ritmo dos cinco grupos de bombos participantes no III Encontro de Grupos de Bombos “Aikdoy”, que a partir das 18h30 invadem o recinto. A animação, no sábado prossegue às 21h00 no palco secundário, com a apresentação do espetáculo “Os Traquinas”, protagonizado por Inês Garcia, Bruna Vilela, Guilherme e Matilde (ex. participantes no concurso de talentos Pequenos Gigantes). O grande momento da noite acontece às 22h30, com Cuca Roseta no palco principal. A noite prossegue ao som do Dj Peter Sky.

No último dia do certame, 19 de agosto, a Tuna de Figueiredo abre o programa de animação, às 18h30. O domingo reserva ainda, às 21h00, momentos musicais com o projeto “Freddy Strings and The GrooveFellas”, no palco 2, e o concerto de Diogo Piçarra no palco principal, às 22h00. As Festas do Concelho encerram ao som dos anos 80, com o Dj Lopez.

Anterior Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje
Seguinte Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço

Notícias Relacionadas

Sociedade

País: Mais de 520 mil utentes vão passar a ter médico de família em agosto

Cerca de 525 mil portugueses até aqui sem médico de família vão passar a ter um clínico atribuído tendo em conta os 276 novos médicos…

Sociedade

Vítor Neves volta a assinar  “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

Vítor Neves deu hoje início a uma nova temporada de “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, com um olhar sobre o “grande dia”…

Informação

IPO de Coimbra aposta no diagnóstico e tratamento do cancro do pulmão

O Serviço de Pneumologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra anunciou uma aposta forte no diagnóstico e tratamento…

Educação

ESTGOH com mais cursos e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com três cursos novos e um total de 132 vagas.

Última Hora

“A Escola e o Meio”está de regresso à Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 6 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º programa “A Escola e o Meio” do ano letivo 2018-19, uma produção do Clube

Última Hora

Noite de música solidária com Oliveira do Hospital

A Casa da Cultura César Oliveira acolhe amanhã, pelas 21 horas, o espetáculo “Noite de Afetos”, numa iniciativa de um grupo de pessoas de Santa Maria da Feira que se

Informação

Nogueirense luta pela liderança. FCOH precisa marcar para largar linha de despromoção

No próximo sábado, 26 de março, joga-se a jornada sete da fase da manutenção do Campeonato de Portugal Prio, Série. O FCOH vai jogar no reduto do Pampilhosa. A ADN

Sociedade

Município oliveirense remove árvores queimadas que não foram cortadas pelos proprietários

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à remoção de árvores  que não foram cortadas pelos proprietários.

Informação

Peça de teatro “Em Alakai” em estreia na Bobadela

O Centro Social da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, recebe, no próximo sábado, dia 28 de setembro, pelas 21h30, a estreia da peça “Em Alakai”, uma adaptação livre

Última Hora

Alexandrino é presidente interino da CIM até à realização de novas eleições

O presidente do Município de Oliveira do Hospital e primeiro vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da (CIM) da Região de Coimbra desempenha, até à realização de nova eleição, …

Informação

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Região

Governo vai criar financiamento de 10 milhões para segundas habitações

O Governo está a “diligenciar” um mecanismo de financiamento de cerca de dez milhões de euros para as autarquias apoiarem a recuperação de segundas habitações afetadas pelos incêndios.