Feira Moçárabe de Lourosa: “Celebramos aqui, aquilo que é uma lição para Portugal e para todo o mundo quando hoje assistimos ao choque de civilizações”
5 Agosto, 2019 1502 visualizações

Feira Moçárabe de Lourosa: “Celebramos aqui, aquilo que é uma lição para Portugal e para todo o mundo quando hoje assistimos ao choque de civilizações”

image_pdfimage_print

No passado fim-de-semana, a Lourosa foi palco da 7ª edição da Feira Moçárabe que pretendeu recriar as vivências do passado, apostando na “diversidade cultural” e, este ano, com mais “requinte e cuidado na preparação”.

Para José Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, a concretização deste certame “só é possível por duas ou três ordens de razão”, nomeadamente o Município de Oliveira do Hospital e um conjunto de voluntários”. “Sem eles nunca seria possível. Obrigada por partilharem connosco aquilo que é a nossa preocupação, a nossa jóia da coroa, que é este edifício maravilhoso”, referiu.

Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense, evidenciou a importância da Igreja Moçárabe que, com 1107 anos de existência, “é uma lição para Portugal e para o mundo”, quando se assiste, nos dias de hoje, “ao choque de civilizações e a guerras completamente irracionais só porque as pessoas têm diferentes religiões ou diferentes crenças”.

“Este monumento nacional aqui em Lourosa é um monumento do país e é um símbolo em toda a Europa, disse José Francisco Rolo, reforçando que “é um símbolo de coabitação, de convívio de civilizações, de povos diferentes”.

Vereadora do pelouro da Cultura, Graça Silva defendeu que a Feira Moçárabe de Lourosa “é mais que uma festa da freguesia”. “É uma iniciativa única do país”, afirmou.

Anterior Figueira da Foz: Seis pessoas resgatadas de praia devido a proximidade de incêndio
Seguinte 5ª Etapa da Volta a Portugal teve início em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Programas

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da gastronomia local

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Nacional

 “Lorenzo” provocou 82 ocorrências nos Açores. 61 estradas foram fechadas e várias pessoas realojadas

O furacão “Lorenzo” provocou 82 ocorrências nos Açores, estando 41 resolvidas e 41 em curso, segundo uma nota divulgada pelo Serviço Regional …

Região

Mau tempo causa problemas no abastecimento de água em Góis

A chuva ocorrida no início da semana provocou problemas no abastecimento de água à população da vila de Góis. O abastecimento está a ser assegurado por viaturas dos bombeiros, a

Nacional

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Última Hora

Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira

O aviso amarelo devido ao calor, que teve início na semana passada, foi alargado até às 22h00 de quarta-feira nos 18 distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto

Região

10 detenções, 748 infrações e 89 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 13 a 19 de agosto, que visaram a prevenção e o

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época da Páscoa

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período da Páscoa, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Nacional

Oliveirense Paulo Campos entre os arguidos no caso das PPP

Mário Lino, Teixeira dos Santos e Paulo Campos foram constituídos arguidos no caso das PPP.

Informação

Arganil reabilita estações de tratamento de água residuais danificadas pelo incêndio

Estão em curso os trabalhos de reposição das condições de funcionamentos das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Cerdeira e da Zona Industrial de Côja, afetadas pelo incêndio

Região

Carregal do Sal: Homem detido por posse ilegal de armas

O Comando Territorial de Viseu, através de militares do Posto de Carregal do Sal, deteve, no passado dia 7 de fevereiro, um homem, com 52 anos, no concelho de Carregal

Informação

Seia: Condenado a 19 anos de prisão por matar mulher

Rui Andrade, o homem acusado de matar a mulher num acidente rodoviário em Seia e de simular um acidente para encobrir o mesmo, foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal da

Destaque

Comissão Politica do PSD de Oliveira do Hospital, apresenta os seus candidatos às autárquicas 2017

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital marcou para esta segunda-feira, dia 14 de agosto, pelas 21:00 horas na sua sede na Rua António Canastrinha, a apresentação