Feira Moçárabe de Lourosa: “Celebramos aqui, aquilo que é uma lição para Portugal e para todo o mundo quando hoje assistimos ao choque de civilizações”
5 Agosto, 2019 1505 visualizações

Feira Moçárabe de Lourosa: “Celebramos aqui, aquilo que é uma lição para Portugal e para todo o mundo quando hoje assistimos ao choque de civilizações”

image_pdfimage_print

No passado fim-de-semana, a Lourosa foi palco da 7ª edição da Feira Moçárabe que pretendeu recriar as vivências do passado, apostando na “diversidade cultural” e, este ano, com mais “requinte e cuidado na preparação”.

Para José Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, a concretização deste certame “só é possível por duas ou três ordens de razão”, nomeadamente o Município de Oliveira do Hospital e um conjunto de voluntários”. “Sem eles nunca seria possível. Obrigada por partilharem connosco aquilo que é a nossa preocupação, a nossa jóia da coroa, que é este edifício maravilhoso”, referiu.

Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense, evidenciou a importância da Igreja Moçárabe que, com 1107 anos de existência, “é uma lição para Portugal e para o mundo”, quando se assiste, nos dias de hoje, “ao choque de civilizações e a guerras completamente irracionais só porque as pessoas têm diferentes religiões ou diferentes crenças”.

“Este monumento nacional aqui em Lourosa é um monumento do país e é um símbolo em toda a Europa, disse José Francisco Rolo, reforçando que “é um símbolo de coabitação, de convívio de civilizações, de povos diferentes”.

Vereadora do pelouro da Cultura, Graça Silva defendeu que a Feira Moçárabe de Lourosa “é mais que uma festa da freguesia”. “É uma iniciativa única do país”, afirmou.

Anterior Figueira da Foz: Seis pessoas resgatadas de praia devido a proximidade de incêndio
Seguinte 5ª Etapa da Volta a Portugal teve início em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Sociedade

Bandeira Praia Acessível vai ser hasteada em Avô e S. Sebastião da Feira

Depois de assinalar, no dia 1 de julho, o arranque da época balnear em Alvôco de Várzeas onde foram as hasteadas as bandeiras Azul e de Praia Acessível, …

Região

Proteção Civil apresenta dispositivo de proteção e socorro na Serra da Estrela

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realiza amanhã, dia 28 de janeiro, pelas 14h00, na Torre (Serra da Estrela)…

Região

Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as “forças da natureza”

Um ano depois dos grandes fogos de outubro, o Presidente da República previu que Portugal tudo fará para vencer as forças da natureza, para que nem seja concebível a história

Nacional

Fim-de-semana com sol e muito frio. Mínimas vão descer

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a sublinhar o “acentuado arrefecimento noturno” para os próximos dias. A previsão aponta para uma descida das temperaturas mínimas e sol

Última Hora

MAAVIM denuncia irregularidades nos apoios a casas afetadas pelos incêndios na Assembleia da República

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) denunciou ontem, junto da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, situações de irregularidades na reconstrução

Informação

“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa

O livro “Contos e Poemas de Natal”, escrito pelo professor José Ramos Mendes, foi apresentado, no passado sábado, na Capela da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Região

Autoridades procuram em Tábua jovem desaparecido

A GNR de Tábua, juntamente com os Bombeiros de Tábua e de Oliveirinha, procuram um jovem de 23 anos, desaparecido há três dias.

Última Hora

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Sociedade

Aumento do uso de canábis e consumos intensivos de álcool pelos jovens

Um estudo sobre comportamentos aditivos aos 18 anos revelou um aumento do uso de substâncias ilícitas, principalmente canábis, …

Última Hora

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.

Região

Seia: Orçamento municipal com maior índice de investimento público da década

A Câmara Municipal de Seia aprovou ontem, dia 29 de outubro, por maioria, com os votos contra do movimento independente JPNT e a abstenção do PSD, o orçamento para 2020,

Última Hora

Despiste de camião condiciona trânsito no IP3

O trânsito encontra-se hoje de manhã condicionado no Itinerário Principal 3 na zona de Almaça, no concelho de Mortágua, devido ao despiste de um camião,…