Feira do Livro de Oliveira do Hospital é inaugurada domingo
22 Maio, 2019 996 visualizações

Feira do Livro de Oliveira do Hospital é inaugurada domingo

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital promove uma nova edição da Feira do Livro de 26 a 29 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral (entre as 10H e as 22H). Nestes quatro dias, o certame irá proporcionar várias atividades que complementam…

… a oferta das livrarias e papelarias da cidade que marcam presença bem como das diferentes editoras representadas.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município de Oliveira do Hospital refere que tal “como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias é dedicado a um público específico, proporcionando-se atividades direcionadas num claro incentivo a que toda a população visite e usufrua da oferta cultural proporcionada pela programação do certame. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as bancas presentes irão praticar um aliciante desconto de 20%”.

A abertura e inauguração oficial acontece domingo, às 14H30, dia dedicado à Literatura Oral e Tradicional e durante o qual será promovido um encontro de escritores/autores concelhios. Francisco Moita Flores é o autor convidado que apresentará o seu recente livro “O Mistério Caso de Campolide” no dia inaugural, que será também de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen através de uma exposição biográfica multimédia e dramatização do seu conto “Retrato de Mónica”. Atuação da Tuna Penalvense e da Banda STIV complementam a programação do dia.

No dia seguinte, 27 de maio, a programação é dedicada aos alunos do 2.º e 3.º CEB e do Secundário, que abre com a dramatização do conto “Retrato de Mónica”, encenação de José Carlos Completo e representação pela equipa das Bibliotecas Públicas Municipais. Alunos dos cursos da Eptoliva vão dinamizar várias iniciativas como leitura de poemas de Camões; textos da poetisa Sophia; e exposição “Fotografar a Ler”. Entidades como a Biblioteca Municipal da Sertã (“Manifesto Anti-Leitura” de José Fanha e “Auto da Vida e da Morte” de António Aleixo); a Quinta S. José Residência Sénior (peça de teatro “Abram alas para a alegria”); e várias IPSS concelhias vão também dinamizar diversas atividades.

“Dia 15” é o livro do dia, uma edição da Rádio Boa Nova, cuja apresentação decorrerá pelas 15H00. Destaque ainda para o showcooking “Cozinha Sustentável – Poupar mais Comer melhor” com o chef João Quaresma, no âmbito do Dia da Gastronomia Portuguesa, e a final do Concurso de Leitura em Voz Alta, com alunos do AEOH (20H30).

No dia dedicado ao 1.º CEB (28 de maio) marcará presença a autora Carmen Zita Ferreira que fará uma leitura encenada do seu livro “Roubar ao Mar”. Numa programação pensada para os mais novos haverá ainda “Livros em Movimento” com jogos tradicionais com livros; a “Melodia das Letras” pelas Bibliotecas; hora do conto e ainda a inauguração da exposição dos trabalhos realizados no âmbito da AEC “Oficina do Território”.

Ao final da tarde, sessão de entrega dos diplomas do Centro Qualifica do AEOH e um showcooking para crianças com a colaboração da Arcial. Às 20H30, os autores concelhios Alice Gouveia, Lucinda Maria e Rodrigues Gonçalves juntam-se numa mesa redonda para apresentar os seus mais recentes livros, seguindo-se a atuação do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital.

O último dia da Feira do Livro é dedicado ao pré-escolar e a escritora Carmen Zita Ferreira fará a leitura encenada da sua obra “Dois Dedos de Conversa”. Jogos tradicionais “Livros em Movimento; hora do conto com “Estórias de Encantar” com a colaboração da Biblioteca Municipal de Cascais e a exposição “Brinquedos com materiais reciclados”, elaborados pelos pais/encarregados de educação da Casa da Obra farão certamente as delícias dos mais pequeninos.       Destaque ainda para o Clube de Leitura em Voz Alta infantil – Vem brincar ao teatro com José Carlos Completo e a oficina de expressão plástica infanto-juvenil a cargo de Rosalinde Shön. Um showcooking com o Restaurante Olea do Museu do Azeite e respetiva apresentação do livro “O Azeite a Oliveira ao longo do tempo”; atuação do grupo Cantares Melodias do Campo, e a realização da 2.ª caminhada “O que nos liga”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro” (20H30) completam a programação deste último dia do certame. Ao longo dos quatro dias, destaque para as diversas oficinas experimentais para crianças e famílias, jogos de tabuleiro, oficinas temáticas, pinturas faciais e modelagem de balões, momentos de animação de rua, serviço de cafetaria, entre outros, que complementam a programação da Feira do Livro.

Programa completo e detalhado em:

https://issuu.com/municipiodeoliveiradohospital/docs/feira_do_livro_programa_2019_issu

Anterior Região Centro absorveu 5 ,1 mil milhões de euros de fundos europeus
Seguinte Câmara e Altice inauguram primeira cabine de leitura no concelho de Seia

Notícias Relacionadas

Informação

Expoempresas, Artes e Ofícios foi um êxito em Condeixa-a-Nova

Mais de 550 alunos participaram, no sábado, na Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova, numa iniciativa da CIM Região de Coimbra, com o apoio

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Governo só apoiou um décimo das segundas habitações atingidas pelas chamas em 2017

No total, os grandes incêndios de 2017 destruíram mais de mil casas, a maioria na região Centro, mas a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro só recebeu candidaturas

Informação

Tenda ClimAgir vai estar na praia fluvial de Avô

A tenda expositiva do projeto ClimAgir irá estar presente amanhã, 31 de julho, na Praia Fluvial de Avô, no Município de Oliveira do Hospital, entre as 10h00 e as 17h00.

Informação

Suspeito de crime de homicídio na Lajeosa ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Oliveira do Hospital, deteve o homem, …

Informação

País: ASAE apreende 187 mil artigos contrafeitos no valor de 5 milhões de euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) comunicou hoje a apreensão realizada ontem, nos concelhos de…

Informação

Penacova promoveu ação de formação da Vespa Velutina

O Município de Penacova e a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental promoveram, no passado dia 30 de junho, uma ação de formação sobre a Vespa Velutina – Métodos de controlo

Última Hora

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

Nacional

Benfica faz a festa do tetra na Luz perante os seus adeptos

Benfica venceu o Guimarães por um conclusivo 5-0 e é Campeão Nacional 2016/2017 A festa começou na Luz e vai até ao Marquês de Pombal.

Região

Covilhã: GNR deteve homem suspeito de agredir o pai

Um homem de 41 anos foi detido, no concelho da Covilhã, por violência doméstica contra o pai e vai ficar sujeito a vigilância eletrónica para não contactar com a vítima.

Última Hora

Homem suspeito de tráfico de armas na zona de Leiria foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, anunciou hoje ter detido um homem suspeito da autoria da prática de um crime de detenção de arma proibida e tráfico e

Informação

Epto Futuros debatem o impacto da pandemia na saúde mental, na cultura e nas artes

 Numa altura em que todos nos adaptamos a uma nova realidade trazida pela COVID-19, o impacto e as soluções que se perspetivam para a reinvenção de vários sectores profissionais nestes