Feira de Oliveira do Hospital regressa a 15 de junho, com isenção de taxas para feirantes e lotação de 303 pessoas
9 Junho, 2020 1137 visualizações

Feira de Oliveira do Hospital regressa a 15 de junho, com isenção de taxas para feirantes e lotação de 303 pessoas

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital retoma na próxima segunda-feira, 15 de junho, a realização da habitual feira no espaço localizado junto ao cemitério da cidade,…

… no âmbito do plano de desconfinamento da pandemia da Covid-19 definido pelo Governo.

 O anúncio foi feito, esta manhã, pelo presidente do executivo oliveirense, José Carlos Alexandrino, em reunião pública da autarquia, indicando que a retoma da realização das feiras tem associada a isenção das taxas habitualmente cobradas aos feirantes, pelos terrados ocupados, referentes aos meses de março, abril , e maio. O autarca anunciou também que a medida é aplicável ao mês de junho, como forma de “estímulo” à atividade, sendo que a decisão de isenção nos meses seguintes dependerá do movimento que as feiras venham a registar. “Os feirantes são famílias que vivem disto e precisamos de apoiar todos”, considerou José Carlos Alexandrino.

O regresso das feiras – no dia 28 de junho realiza-se a feira que acontece no último domingo do mês – está contudo sujeito a um plano de contingência. Entre outras medidas, como o distanciamento social, os feirantes vão ter que usar máscara, disponibilizar aos clientes uma solução antisséptica de base alcoólica e diligenciar no sentido de assegurar que o atendimento será limitado a um consumidor de cada vez. Na área da restauração, vão ter que ser cumpridas todas as determinações da DGS atualmente em vigor, para que sejam garantidas as adequadas condições de segurança e higiene. Os feirantes devem ainda assegurar-se que as pessoas permanecem no recinto da feira apenas o tempo estritamente necessário à aquisição dos bens. Na sequência do Plano de Contingência, a feira mensal, passará também a ter uma área de circulação limitada a  6.052 m2, com uma lotação que não poderá ultrapassar as 303 pessoas. O recinto terá duas entradas (rua Dona Josefina da Fonseca e rua do Cemitério Novo) e duas saídas (Calçada Padrão e rua do Cemitério Novo) com dispensadores de gel desinfetante e os serviços do Município vão reforçar a higienização dos espaços, com principal incidência nos sanitários.

Para garantir o cumprimento das regras definidas para o bom funcionamento da feira, vão estar a Proteção Civil e o Gabinete da Covid-19, assim como a fiscalização municipal e a GNR.

Em reunião do executivo, o vice-presidente do Município e vereador responsável pelo pelouro das feiras e mercados, José Francisco Rolo destacou de, modo particular, os elevados níveis de contingência na área alimentar, nomeadamente os afastamentos entre mesas e com a área de confecção alimentar, assim como a lotação do recinto, a zona de entrada e de saída e a higienização das instalações sanitárias.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que a reabertura da feira mensal é importante para o relançamento da atividade económica dos feirantes, que estão parados há muito tempo, e constitui também mais um passo importante para o regresso à normalidade.

José Carlos Alexandrino, sublinha no entanto que é fundamental que os feirantes e o público cumpram com as regras em vigor, porque está em causa a saúde pública e, também, a continuidade das feiras nos meses seguintes.

Anterior Situação de calamidade vai continuar "até ao final do mês de junho"
Seguinte Em Oliveira do Hospital “há uma tranquilidade” em relação ao Covid-19

Notícias Relacionadas

Região

Turismo Centro de Portugal quer atrair produções de cinema à região

O Turismo Centro de Portugal apresenta no dia 16 de outubro, pelas 12h00 no Seminário Maior de Coimbra, o “Centro Portugal Film Commission”,…

Educação

Carlos Veiga quer que 20 anos da ESTGOH sejam assinalados com residência para estudantes e novas instalações

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) conseguiu a colocação de 93 novos alunos na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Região

Dominados dois dos três fogos que deflagraram no domingo em Mangualde

Dois dos três incêndios que deflagraram na tarde de domingo em Mangualde, no distrito de Viseu, estão hoje de manhã em resolução, mantendo-se ativo um, de acordo com a Proteção

Última Hora

Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Lagares da Beira a caminho da maternidade

Um bebé nasceu hoje numa ambulância da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, a caminho para a maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.

Informação

Coimbra: Incêndio numa habitação provoca um morto

Um incêndio durante a madrugada numa habitação na freguesia de Castelo Viegas, no concelho de Coimbra, provocou um morto.

Informação

Semana começa com chuva mas temperaturas sobem terça-feira

A semana começa com alguma nebulosidade e aguaceiros nas regiões do norte e centro, mas terça-feira já está previsto céu pouco nublado e subida da temperatura entre 3 e 5

Última Hora

EXPOH: Misericórdia de Galizes continua a crescer no apoio à deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes volta este ano a marcar presença na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Viseu: Mulher fica em estado grave após atropelamento. Condutor fugiu

Uma mulher de 27 anos de idade ficou com ferimentos considerados graves depois de ter sido atropelada por um veículo ligeiro, no sábado à noite, junto ao Palácio do Gelo,

Região

Cooperativa Beira Central lança cartão para atrair mais sócios às lojas agrícolas

Prestes a comemorar o 52º aniversário, a Cooperativa Beira Central lança um novo projeto para alargar o número de associados e proporcionar ainda mais benefícios.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Este é o momento para demonstrarmos que somos civilizados e, mais do que tudo, mostrar o respeito pelo outro”

No habitual espaço de opinião Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves centra-se, esta sexta-feira, na pandemia do Covid-19, numa altura em que Portugal regista, a cada dia que passa, um aumento

Região

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Informação

CIM Região de Coimbra constitui grupo de trabalho para monitorização da Vespa Velutina

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra constituiu um grupo de trabalho “para a implementação de uma estratégia intermunicipal …