Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 35 milhões de Euros aos bombeiros
26 Março, 2019 766 visualizações

Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 35 milhões de Euros aos bombeiros

image_pdfimage_print

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Fernando Carvalho, afirmou em Oliveira do Hospital que a dívida do Serviço Nacional de Saúde…

… às Associações Humanitárias de todo o país somava “mais de 35 milhões de Euros”.

O responsável que, já no ano passado, se tinha queixado de que a dívida do Estado às corporações do distrito era de 2,5 milhões de Euros, voltou este ano, por ocasião da comemoração do 97º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, a denunciar a dívida do estado, que já é superior a 35 milhões junto das Associação Humanitárias de todo o país.

Fernando Carvalho afirmou que as Associações Humanitárias “não podem continuar a financiar o SNS (Serviço Nacional de Saúde) com atrasos superiores a 14 meses pelos serviços que lhes prestamos”.

“Em finais de fevereiro deviam às Associações Humanitárias de todo o país mais de 35 milhões de Euros, crescendo a dívida ao ritmo de quase um milhão por mês”, referiu o responsável, verificando que ao contrário “as associações pagam diariamente as responsabilidades a que estão obrigados”. Fernando Carvalho lembrou que “os bombeiros são responsáveis por 98% do transporte de doentes não urgentes, pelo socorro em acidentes e outras intervenções de pré hospitalar que representam 85 por cento dos serviços executados, a solicitação do INEM no âmbito do sistema integrado emergência médica”.

“Não podemos continuar a aceitar que a lei do financiamento dos corpos de bombeiros não respeite o cumprimento dos prazos de pagamento. Não podemos continuar à espera que o governo pague as despesas do DCIR (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais) quando bem entende”, avisou o responsável.

Pese embora a sua preocupação com a dívida do Estado, Fernando Carvalho deu conta da sua satisfação por participar na comemoração do 97º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, e de “reconhecer o mérito aos homens e mulheres do passado e do presente que tornaram que este dia fosse possível”.

Anterior Reunião da Câmara de Coimbra ficou marcada por "palhaçada" que se tornou viral (com vídeo)
Seguinte Incêndio em Esposende leva a evacuação de duas escolas

Notícias Relacionadas

Informação

Sinistralidade: 10 detenções, 688 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 25 de junho a 1 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Politica

Ricardo Pereira Alves é cabeça de lista à Assembleia Municipal de Arganil pelo PSD

A candidatura Confiança no Futuro, pelo PSD, à Câmara Municipal de Arganil confirma o nome de Ricardo Pereira Alves, atual presidente do Município, como cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Região

Encontrado corpo do homem que desapareceu no mar na Figueira da Foz

Homem estava a ser procurado desde o final da manhã deste domingo. Uma mulher tinha sido retirada da água com vida.

Região

Queimadas foram das principais causas dos fogos até 31 de agosto

Sessenta por cento dos incêndios investigados entre 01 de janeiro e 31 de agosto foram causados por queimadas, segundo do último relatório…

Última Hora

Proteção civil emite aviso à população devido ao mau tempo

As condições meteorológicas previstas para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitir um aviso à população.

Última Hora

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Informação

Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Depois do sucesso registado no último ano, o projeto Movimento Sénior vai ser retomado em Tábua, beneficiando mais de 200 idosos …

Região

Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO) considera a Serra da Estrela como “um ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, é candidata ao programa

Região

GNR identificou suspeito de burla em Tondela

  A GNR anunciou hoje ter identificado um homem, de 20 anos, suspeito de burlar empresas através de compras na Internet, em Tondela.

Informação

Férias Ativas nas Bibliotecas encerraram na praia fluvial de Alvoco das Várzeas

As Férias Ativas nas Bibliotecas Públicas Municipais culminaram com um mega encontro, onde se reuniram muitos dos participantes neste programa ocupacional…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, também nesta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

Região

 “Centro 2020” elege como grandes áreas a “competitividade, inovação, internacionalização, coesão territorial e política de cidades”

Depois de assistir à conquista do prémio RegioStars pela BLC3 (com o projeto Centro Bio), a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…