Falta de matéria-prima obriga ao fecho de Vinícola de Nelas
3 Outubro, 2019 573 visualizações

Falta de matéria-prima obriga ao fecho de Vinícola de Nelas

image_pdfimage_print

A falta de matéria-prima de uvas ditou o encerramento da vinícola mais antiga da região do Dão, em Nelas, com o despedimento coletivo de nove funcionários.

A informação foi avançada ontem, dia 2 de outubro, pelo liquidatário, Rui Henriques.

Este responsável, antigo membro do conselho de administração e atual liquidatário da Vinícola de Nelas, contou que o encerramento da empresa que faria este ano 80 de vida é “também fruto da desertificação do interior e a região do Dão não é exceção”.

Rui Henriques adiantou que a diminuição de fornecedores que teve no último ano deveu-se, “principalmente, à coleta, porque muitos foram obrigados a coletarem-se e muitas pessoas perdem o fundo de desemprego ou outras situações” em que se encontravam, porque “a maioria das pessoas que entregava uvas recebia entre 100 a 600 euros e portanto não lhes interessava”.

Outro dos motivos que levou à liquidação da vinícola, no mês de setembro, “foi a questão dos fornecedores”, explicou Rui Henriques, que contou que “têm todos, ou cerca de 80% [por cento] ou 90%, mais de 65 anos,” ou seja, “são tudo pessoas já com uma certa idade” que, agora, deixarão as vinhas.

A Vinícola de Nelas foi fundada em 1939 e “chegou a ter, há seis anos, 23 funcionários”, um número que reduziu no início de 2019 para 13 e, agora, “encerrou em setembro com nove funcionários a quem foi tudo pago”.

Das 28 pessoas, que são os sócios ou herdeiros dos sócios, “porque há sócios com mais de 90 anos, dessas, só quatro é que vivem no distrito de Viseu e isso mostra bem o que é a desertificação do interior”, considerou o liquidatário, que acredita que o encerramento “talvez seja um prenúncio de que venham outras pessoas, que adquiram os terrenos e façam explorações um pouco maiores”.

Fonte: Jornal do Centro

Anterior Apesar do céu nublado, chuva e vento, há concelhos em risco de incêndio
Seguinte Seia: Biblioteca Municipal retoma ensino de português a residentes estrangeiros

Notícias Relacionadas

Politica

Nuno Melo arrancou em Coimbra rumo às europeias

Nuno Melo deslocou-se a Coimbra, a convite da concelhia do CDS, para falar sobre a Direita no contexto Europeu e foi recebido por mais de uma centena de pessoas na

Região

Proteção Civil alerta para fenómenos extremos de vento e cheias rápidas

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou esta sexta-feira para a possibilidade de queda de árvores, cheias rápidas e acidentes na orla costeira devido às previsões de chuva, vento e

Última Hora

Nelas comemora chegada dos 100 anos da GNR

A autarquia de Nelas associa-se, no dia 30 de novembro,  às comemorações dos 100 anos da chegada da GNR ao distrito de Viseu.  A iniciativa é protagonizada pelo Comando Distrital,

Informação

Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude “com uma alegria incontida”

Lisboa vai acolher, em 2022, as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, aquele que é considerado o maior evento da Igreja Católica. O anúncio, já esperado, foi recebido com “alegria”. Com

Informação

Presidente da República vai  passar fim de ano em Oliveira do Hospital e em Vouzela

A presidência da República confirmou, hoje, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, em Oliveira do Hospital, no fim de ano. Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda marcar presença…

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, no domingo, dia 17 de novembro, pelas 15h00, a 11ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

PJ deteve quatro homens e uma mulher por tráfico de droga na Covilhã

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, hoje, a detenção de quatro homens e uma mulher fortemente indiciados…

Informação

FCOH apresentou equipa e garante lutar pela manutenção no Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) apresentou-se, ontem, aos sócios e simpatizantes. Direção e treinador garantem que o objetivo desta época desportiva é a manutenção.

Informação

Participantes da Subida Épica do Colcurinho rendem-se à beleza da prova

Cerca de 70 ciclistas participaram, no domingo, na 2ª Cronoescalada – Subida Épica do Colcurinho – o “Angliru” português, como já alguém lhe chamou.

Informação

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população devido à precipitação forte, vento e agitação marítima.

Informação

Domingo é dia de ir votar. Esteja preparado

As eleições autárquicas realizam-se já no domingo, dia 1 de outubro. Se não sabe o seu número de eleitor, nem o local onde votar,…

Vídeos

XVI Encontro de Tunas em Penalva de Alva: “Vai ser uma tarde dedicada a Coimbra” (com vídeo)

É já no próximo domingo, dia 24 de novembro, que se realiza mais um Encontro de Tunas, um evento anual que já é imagem de marca de Penalva de Alva