Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria
19 Fevereiro, 2019 6055 visualizações

Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

image_pdfimage_print

Jorge Manuel Faria, conhecido empresário metalúrgico, na área do cobre e latão, faleceu no domingo, dia 17 de fevereiro, com 72 anos. O funeral do conhecido gerente da “Casa Luzarte”, na Catraia de S. Paio, Oliveira do Hospital, realiza-se hoje pelas 17h00.

Jorge Manuel Faria foi um importante impulsionador da empresa centenária de cariz familiar “Casa Luzarte – Carlos Carlos Faria da Cunha & Filhos, Lda”, que nos últimos anos tem apostado fortemente na produção de peças para o mercado exterior. Mais recentemente, a empresa ficou conhecida pela produção de uma cataplana gigante com 3,08m de diâmetro, 1,62m de altura e 550kg de peso, que se notabilizou num evento realizado em setembro em Albufeira.

Para além da vertente empresarial, Jorge Faria notabilizou-se também pela sua paixão pelas provas de perícia automóvel e pelos conhecidos “minis”.

Jorge Manuel Faria, há já alguns anos, tinha sofrido a amputação de uma perna devido a problemas vasculares, mas o empresário sempre mostrou força para continuar a sua atividade empresarial, revelando grande autonomia.

Segundo apurou a Rádio Boa Nova, o estado de saúde de Jorge Manuel Faria complicou-se no final do ano, tendo-lhe sido diagnosticado problema de foro oncológico, aguardando por intervenção cirúrgica.

O conhecido empresário acabou por não resistir à gravidade do seu estado de saúde, tendo falecido no domingo, dia 17 de fevereiro. O velório decorre na capela mortuária de Santa Ana, em Oliveira do Hospital, e o funeral realiza-se hoje pelas 17h00.

Nuno Oliveira, presidente da União de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, lamenta a perda do empresário, pessoa que “conhecia desde pequeno e que sempre estimou”. “Irá sempre ficar associado à Arte do Cobre e Latão no concelho de Oliveira do Hospital”, referiu o jovem autarca à Rádio Boa Nova, recordando o “espírito aberto” de Jorge Manuel Faria que “contribuiu para que a arte não se extinguisse na região, pela sua atitude proativa”. “Perdeu-se um grande homem e um grande empresário”, lamentou.

 

 

A Rádio Boa Nova, que na comemoração dos 30 anos distinguiu 30 nomes com micros produzidos em cobre pela Casa Luzarte (o micro original foi criado pelo seu pai, Mestre Carlos Faria da Cunha, há 30 anos), lamenta a perda do conhecido empresário e apresenta sentidos pêsames a toda a família enlutada.

 

 

 

 

Foto de topo: Pedro Henriques Silva

Anterior Estado do tempo vai melhorar. Máximas podem chegar aos 20ºC no final da semana
Seguinte “Dificuldades da empresa” suspendem obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Sociedade

Incêndios no distrito de Viseu mobilizaram mais de uma centena de bombeiros

Mais de uma centena de bombeiros combateram, ontem, dois incêndios florestais que deflagraram em Couto de Baixo e Mangualde, no distrito de Viseu.

Última Hora

Sapador suspeito de atear fogo na Covilhã fica em prisão preventiva

O sapador florestal de 34 anos suspeito de ter ateado um fogo no concelho da Covilhã vai ficar em prisão preventiva.  Segundo disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária

Última Hora

São Romão acolhe 1º Festival de Patinagem Artística

A secção de patinagem artística do Seia Futebol Clube organiza amanhã, dia 16 de junho, o 1º Festival de Patinagem Artística.

Nacional

Fim-de-semana com calor mas com céu nublado e aguaceiros

Este fim-de-semana os termómetros não vão registar descida das temperaturas, mas o céu apresentará períodos de céu muito nublado e aguaceiros.

Região

CIM Região de Coimbra cria rede de contentores para a deposição de equipamentos de proteção individual

No âmbito do apoio que a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra tem prestado aos seus municípios no contexto da atual situação pandémica, foi constituída recentemente uma rede de

Sociedade

Carnaval animou Lagares da Beira

O desfile de Carnaval animou, ontem, Lagares da Beira. A 42ª edição do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, promovida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Lagares da

Informação

Centro de Portugal integra missão que vai conhecer as melhores práticas do enoturismo a nível mundial

O Centro de Portugal vai estar presente de 22 a 27 de fevereiro na Cidade do Cabo, África do Sul, para conhecer em pormenor a realidade do enoturismo naquele país. A deslocação

Região

Clube BTT e GNR sensibilizam cicloturistas e automobilistas em Seia

No próximo domingo, dia 22 de maio, o Clube BTT de Seia vai promover na entrada da cidade (Ponte de Santiago), entre as 10h00 e as 12h00, uma ação de

Informação

Rodrigues Gonçalves anunciou que não se vai recandidatar por “perda de confiança” do Partido Socialista  (Notícias atualizada)

António Rodrigues Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, comunicou na sexta feira ter colocado…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 5 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Destaque

Marchas Populares proporcionaram “grande noite” em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital viveu no sábado uma das principais noites. Mais de mil pessoas deram vida às Marchas Populares que atraíram um elevado número de pessoas ao

Última Hora

Mulher encontrada morta após incêndio na Guarda

Uma mulher, cuja idade ainda não foi possível apurar, foi encontrada morta, esta quinta-feira numa habitação localizada no Sabugal, na Guarda.