Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”
15 Março, 2018 1791 visualizações

Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

image_pdfimage_print

O diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”, António Lopes Machado faleceu hoje, aos 90 anos, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido ao agravamento do seu estado de saúde.

De acordo com o jornal “A Comarca de Arganil”, os restos mortais de António Lopes Machado vão estar a partir de amanhã à tarde na Igreja de S. João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa. No sábado, pelas 09h00, seguirão para a Casa de Convívio de Couços, na freguesia de Pombeiro da Beira (Arganil). O funeral realiza-se pelas 15h00 para o cemitério de Casal do Frade.

António Lopes Machado era jornalista, mas também escritor com mais de uma dezena de livros publicados. Durante meio século foi redator em Lisboa do jornal A Comarca de Arganil sendo o seu diretor desde 2011. Foi também vice-diretor e editor da revista cultural Arganília, além de colaborar eventualmente em outros órgãos da imprensa. O Movimento Regionalista da Beira-Serra teve em Lopes Machado o seu principal divulgador através de constantes notícias, reportagens, entrevistas e crónicas sobre as atividades do Regionalismo, do qual foi também dirigente associativo. Viajou pelos cinco Continentes e reuniu nos seus livros boa parte dos seus textos jornalísticos que lhe deram um lugar de relevo na Imprensa Regional. Esteve várias vezes no Brasil e participou de numerosos encontros culturais do Centro de Estudos Fernando Pessoa de São Paulo. Entre os seus principais livros, assinalam-se os estudos Brás Garcia Mascarenhas (1956), A História do Petróleo (1960), Rotas do Universo (1981-2000), Pombeiro da Beira e sua Freguesia (2004), Casa da Comarca de Arganil (1929-2004), Primeiro Ano do Século XXI (2002), Crónicas Regionalistas (1994-2004) e, também em 2 volumes, Crónicas e Memórias (2008), as Ultimas Crónicas – Memórias Regionalistas (2012), e outros.

Anterior Cerâmica Arganilense acolhe 11ª edição do Arganil Rock
Seguinte Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

Notícias Relacionadas

Última Hora

11 detenções, 591 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Incêndio atingiu prédio devoluto na Baixa de Coimbra

Um incêndio deflagrou, ontem, num prédio devoluto na Baixa de Coimbra, tendo sido extinto por 50 operacionais.

Região

GNR deteve alegado burlão que vendia fotocópias da Lotaria Clássica em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve, em Seia, um homem de 49 anos, que vendia fotocópias da Lotaria Clássica da Santa Casa da Misericórdia como sendo autênticas.

Última Hora

Incêndio em Esposende leva a evacuação de duas escolas

O incêndio que lavra no concelho de Esposende, desde as 06h00 desta terça-feira, levou à evacuação de duas escolas locais.

Região

Peritos internacionais confirmam trabalho de qualidade da BLC3

A BLC3 submeteu pela primeira vez o processo de avaliação do trabalho científico realizado à avaliação de  peritos internacionais, tendo obtido …

Informação

Entregues mais duas casas no concelho oliveirense. Das 123, estão concluídas 75 (Com vídeos)

Foram entregues mais duas casas no concelho de Oliveira do Hospital que, no trágico incêndio de outubro de 2017, ficaram reduzidas a cinzas.

Informação

Empresas: “Nando Duarte Estúdio” assinala 4º aniversário de um percurso de sucesso

Fernando Duarte e Sandra Rodrigues são os rostos do projeto de fotografia e vídeo que conquistou Oliveira do Hospital, a região, o país e já vai além fronteiras.

Região

Mêda: Homem de 80 anos morre em acidente com trator agrícola

Um homem com 80 anos morreu ontem na sequência do despiste de um trator agrícola no concelho de Mêda, no distrito da Guarda.

Sociedade

Secretária de Estado do Turismo em visita de dois dias ao Centro de Portugal

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vai efetuar uma visita a territórios do interior do Centro de Portugal nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro.

Última Hora

Região: Dupla detida em flagrante delito por tráfico de estupefacientes

Um homem e uma mulher, com idades entre os 28 e os 66 anos, foram detidos em flagrante delito pela GNR em Mangualde por tráfico de estupefacientes.

Cultura

7 de Outubro, Feriado Municipal em Oliveira do Hospital

7 de Outubro, Feriado Municipal com as comemorações a decorrerem na Casa da Cultura  

Informação

Vencedores do Soltem Talentos: “Mostrámos que somos um bom duo”

Rafael Abrantes e Diana Nunes, jovens do concelho de Oliveira do Hospital, de Lagares e Ervedal da Beira respetivamente, foram os vencedores…