FACIT 2019 pretende “promover as empresas e as freguesias”
13 Junho, 2019 1372 visualizações

FACIT 2019 pretende “promover as empresas e as freguesias”

image_pdfimage_print

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou, na passada terça-feira, o cartaz referente à Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT) que,…

…este ano, decorre de 26 a 30 de junho no Pavilhão Multiusos da vila e pretende “promover as empresas e as freguesias”.

Na apresentação da FACIT 2019, Mário Loureiro, presidente do Município de Tábua, referiu que esta edição é “diferente” pois o objetivo é “melhorar todos os anos”. “É para isso que trabalhamos e aqui estamos motivados”, assegurou aos jornalistas.

Para o autarca, a FACIT pretende “dar a possibilidade de desfrutar daquilo que o Município pode oferecer”, isto é, “promover as empresas e as freguesias, consolidando com noites de espetáculo musical. “Queremos que o concelho de Tábua tenha cinco dias de promoção, de mensagem para o exterior e de realização”, afirmou Mário Loureiro que considera o concelho que lidera, um “concelho forte, com capacidades empresariais, com qualidade de vida, com beleza natural e com emprego”.

Na ocasião, Ricardo Cruz, vice-presidente da Câmara Municipal de Tábua e responsável pela organização da FACIT, referiu que a data do certame “já começa a ficar fidelizada”, “naquilo que são as estratégias de promoção do Município de Tábua”.

“Achamos que o programa tem sempre o cuidado de combinar aquilo que são as três áreas fundamentais: as expectativas do visitante, as expectativas dos expositores e os artistas”, referiu, dando conta que o modelo deste ano “mantém-se com dois dias de entrada grátis” e os restantes dias com entradas pagas com diferentes valores, sendo que “crianças dos zero aos 12 anos, inclusive, têm entradas gratuitas”. O bilhete geral da FACIT 2019 tem o custo de seis euros e pode ser adquirido na Ticketline, de forma a “evitar filas”.

Segundo o responsável, “houve um cuidado no programa”, proporcionando uma “programação com gostos musicais e sonoridades para todas as faixas etárias”.

Esta edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, que abre portas já no dia 26 de junho, conta com inúmeras novidades. “Espaço Meet Up” é uma delas e pretende ser um espaço de conversação mais reservado para facilitar troca de ideias entre empresas e clientes, por exemplo. Em parceria com a Eco-festas, a SuperBock e o Planalto Beirão, a FACIT 2019 será mais amiga do ambiente, recorrendo, para isso, à utilização de copos reutilizáveis, de forma a “não produzir resíduos”. Quanto à restauração, esta ficará a cargo de associações locais das várias freguesias que constituem o concelho de Tábua.

E como a FACIT é para ser usufruída por todos, estarão ao dispor espaços infanto-juvenis, como o espaço animal e insufláveis para os mais novos. Para além disso, as pessoas com necessidades de mobilidade e grávidas, terão acesso a um espaço reservado em frente do palco principal.

Para José Francisco Rolo, presidente da ADI, as expetativas estão elevadas. “Quase uma centena e meia de expositores demonstra a pujança e o dinamismo do tecido económico e empresarial de Tábua”, defendeu, realçando que a feira, “para além de mostrar as potencialidades das empresas, quer mostrar a riqueza, a diversidade cultural, mas também económica e social de cada uma das freguesias”.

“A FACIT tem os ingredientes conjugados para ser um evento de sucesso para promover a região da Beira Serra, o interior e a região de Coimbra”, concluiu.

No primeiro (27 de junho) e último (30 de junho) dias, o certame tem entradas gratuitas. Nos dias 27 e 28 de junho, o custo de bilheteira é de 2,50 euros. O valor mais elevado é praticado no dia 29 de junho, com o preço de bilhete de três euros.

Anterior Região: Apreendida quase uma tonelada de ostra no valor de 9.500 euros
Seguinte Eurodeputado Álvaro Amaro constituído arguido na operação “Rota Final”

Notícias Relacionadas

Informação

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 13 de maio, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à

Última Hora

Homem encontrado morto em levada de água em Soure

O cadáver de um homem de idade indefinida foi encontrado, ontem à tarde, numa levada de água na vila de Soure, Coimbra.

Região

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Destaque

Município de Oliveira do Hospital substitui-se a privados no corte de árvores ardidas na berma das estradas

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso o corte de árvores ardidas numa extensão de 76 quilómetros, substituindo-se aos proprietários…

Informação

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Última Hora

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira”

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital isenta de IMI imóveis destruídos pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, em reunião do executivo camarário,…

Sociedade

Incêndios: Associação de vítimas recebida pelo primeiro-ministro no dia 9

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai ser recebida em audiência pelo primeiro-ministro, no dia 09, disse hoje o presidente da organização à agência

Região

Cinfães: Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatem fogo

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatiam às 09h00 de hoje o incêndio na freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães.

Região

Biblioteca Municipal de Nelas promove “Oficina do Óscar”

A Biblioteca Municipal de Nelas acolhe, amanhã, 18 de maio, a “Oficina do Óscar”- Projeto P.A.I.S., com diversas atividades.

Última Hora

Alexandrino quer fazer “a diferença” com intervenção na Zona Histórica

O executivo municipal de Oliveira do Hospital apresentou os pré projetos daquela que deverá ser a requalificação da Zona Histórica da cidade com a qual pretende “fazer a diferença” no

Informação

Viseu: Mulher identificada pelo crime de ameaças com recurso a arma de fogo

O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Viseu, no dia 21 de janeiro, identificou uma mulher com 60 anos, pelo crime de ameaças com recurso a arma