Executivo de Penacova aprova a saída da APIN-Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior
23 Março, 2020 443 visualizações

Executivo de Penacova aprova a saída da APIN-Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior

image_pdfimage_print

O Executivo do Município de Penacova aprovou na  sexta-feira, dia 20 de março, por unanimidade, a saída da APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior.

Sobre este tema, Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, acrescentou que “tendo ouvido a razão e sendo sensível aos argumentos dos cidadãos que me elegeram e em mim confiam, e não deixando de atender à sua vontade expressa, agi em total articulação com o Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Coimbra, imediatamente após a suspensão da sessão da Assembleia que decorreu nos Paços do Município no dia 29 de fevereiro, para que o Município abandonasse a APIN. Nesse sentido, entre o dia 29 de fevereiro e o dia 11 de março em que retomámos os trabalhos, eu e o Pedro Coimbra articulámos todas – mas absolutamente todas – as ações e medidas que foram por ele apresentadas na Assembleia Municipal. Tivemos de trabalhar arduamente para apresentar medidas exequíveis aos penacovenses como, aliás, já tantas vezes fizemos juntos noutras ocasiões e continuaremos a fazer no futuro”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia de Penacova recorda  que a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade uma moção apresentada por Pedro Coimbra com as seguintes propostas: 1) A saída imediata do Município de Penacova da APIN (reversão); 2) Que na próxima fatura enviada aos cidadãos seja creditado o valor do saneamento cobrado a quem não é servido pela rede pública de saneamento e que sejam corrigidos outros eventuais erros já comunicados, devolvendo aos cidadãos os respetivos créditos (o que já foi anunciado pela APIN, pelo que deve mesmo ser feito de imediato);  3) Que o Município aplique assim que possível o seu tarifário próprio em vigor para cobrança de água, saneamento (aplicando as taxas apenas a quem tem saneamento público, como é óbvio) e resíduos sólidos, devendo o mesmo garantir o cumprimento das Leis e Regulamentos aplicáveis, bem como as obrigatoriedades impostas pela Entidade nacional competente nesta matéria (ERSAR), de forma e evitar qualquer penalização para o Município e para os Munícipes.

Anterior Covid-19: Primeiro caso confirmado em Nelas. Autarquia ativou Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
Seguinte Covid-19: Ministro anunciou sete detenções pelo crime de desobediência e agradeceu aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção

Notícias Relacionadas

Última Hora

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Região

Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura com campanha conjunta para atrair turistas ibéricos

As autoridades de turismo da região europeia Euroace, composta pelas regiões portuguesas Centro de Portugal e Alentejo e pela Extremadura espanhola, vão realizar uma campanha promocional conjunta a partir de

Informação

Pedrógão Grande: Marcelo agradece solidariedade e pede resposta rápida

Um mês após os trágico incêndios que vitimaram 64 pessoas e causaram mais de 200 feridos, no Centro do país, o Presidente da República agradece a solidariedade manifestada …

Última Hora

Incêndio destruiu casa e desalojou habitante no Fundão

Um incêndio urbano, que deflagrou hoje no Fundão, provocou ferimentos ligeiros numa pessoa e destruiu uma habitação, deixando desalojado o homem que lá vivia, …

Região

Tábua acolhe 2º encontro do Projeto “YOUNG LAB”

Depois de um primeiro encontro realizado em Lugo, Espanha, a Biblioteca Municipal de Tábua acolhe nos dias 19 e 20 de maio o segundo encontro do projeto “Young Lab”.

Última Hora

Temperatura desce no fim de semana e pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê descida da temperatura para este fim de semana, com vento que pode ser forte e possibilidade de precipitação.

Nacional

GNR  e EDP Distribuição entregam calendários a idosos com participação especial do ator Ruy de Carvalho

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a EDP Distribuição, vai distribuir, em todo o Território Nacional, 50 000 calendários,…

Destaque

FCOH apresentou equipa e garante lutar pela manutenção no Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) apresentou-se, ontem, aos sócios e simpatizantes. Direção e treinador garantem que o objetivo desta época desportiva é a manutenção.

Última Hora

ASAE instaurou 18 processos de contraordenação e um processo-crime no âmbito da Operação Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, instaurou um processo-crime…

Destaque

EXPOH: “Vamos dar oportunidade aos oliveirenses para serem eles a escolher o cartaz”

Terminou ontem a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital. Quando ainda se esperava pela última atuação – Os Azeitonas , que encheram o Parque do Mandanelho, …

Última Hora

Hoje assinala-se o Dia Europeu Sem Mortes na Estrada

Esta quinta-feira, dia 26 de setembro, comemora-se o ‘Dia Europeu Sem Mortes na Estrada’. O projeto foi lançado em 2016, é apoiado pelos 30 países …

Região

Coimbra: GNR apreende armas e munições no âmbito de violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, no dia 3 de setembro, apreendeu várias armas de fogo e diversas munições, no concelho