Eventos desportivos reforçam atratividade turística de Seia

A Câmara Municipal de Seia (CMS) tem vindo a materializar um conjunto de produtos estratégicos, de que constituem exemplo os Caminhos de Montanha, mas também iniciativas como o “Oh Meu Deus – Ultra trail Serra da Estrela”,…

…que se realiza em Seia desde 2014, a que este ano se junta o grande evento UP-HILL, promovidos pela Câmara Municipal de Seia, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e a empresa Horizontes.

A 8ª edição do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela” acontece em Seia de 8 a 10 de junho e terá como principais novidades a inclusão de mais uma distância de 40 km a juntar ao 160km. Segundo Paulo Garcia, da empresa Horizontes, “trata-se de “uma afinação que procura ir de encontro aos interesses dos participantes,tornando o evento mais desafiante e atrativo”.

Com uma forte participação de atletas, de vários pontos do mundo, Filipe Camelo, presidente da CMS evidenciou as mais-valias destas iniciativas para o concelho que, em conjunto com outros eventos e políticas municipais, têm permitido combater a sazonalidade e potenciar o território durante as quatro estações do ano, com evidências positivas na economia local.

Conjugando o espírito de aventura na natureza, o turismo e o desporto, e com o grande objetivo de reforçar a atratividade do território, potencializando a sua visitação em períodos do ano de menor afluência turística, como frisou o autarca senense, ao “Oh Meu Deus” juntam-se este ano o evento UP-HILL, uma semana dedicada à montanha e ao desporto outdoor, que congrega três iniciativas desportivas distintas.

As atividades, com realização prevista para setembro, congregam a “subida dos tubos”, a mais mediática de todas as provas, que utilizando os trilhos da Cascata da Serra da Estrela ligará Vila Cova à Coelheira à Lagoa Comprida, num total de 15km e com um desnível positivo de 1500m. A subida de Seia à torre sem carros foi anunciada como a prova mais popular e apetecível, que provavelmente atrairá um maior número de participantes. Por último, mas não menos interessante, foi apresentada a subida de Alvoco da Serra à Torre, que utilizará a Rota do Pastoreio, uma das 14 rotas pedestres dos Caminhos de Montanha.