Estudantes de Coimbra lançam petição para suspender propinas
25 Março, 2020 323 visualizações

Estudantes de Coimbra lançam petição para suspender propinas

image_pdfimage_print

A Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou ontem, Dia Nacional do Estudante, uma petição pública para a suspensão imediata…

… do pagamento das propinas e reforço extraordinário das bolsas no ensino superior português.

Em comunicado enviado à agência Lusa, aquela estrutura estudantil salienta que, “tendo recebido o apoio e solidariedade vindo de todos os estratos da sociedade civil”, após ter endereçado o pedido ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, decidiu avançar com a petição para que a Assembleia da República discuta a proposta.

“Tendo em conta o momento extraordinário que atravessamos, é urgente que o Estado auxilie os Estudantes do Ensino Superior e que garanta as condições necessárias para ultrapassar esta crise sem um sofrimento excessivo”, refere o presidente da AAC, citado na nota.

Para o líder estudantil, este é “o momento fundamental para que a Assembleia da República atue em nome de todos os estudantes”.

“Sentimos uma onda de apoio e de solidariedade de todos os cantos do país. A sociedade compreende e quer-se mobilizar no auxílio aos estudantes do ensino superior português”, sublinha.

Salientando que a Assembleia da República promulgou o 24 de março como Dia Nacional do Estudante para “homenagear as gerações estudantis e o seu contributo para um país mais próspero e democrático”, a AAC pede agora ao mesmo órgão de soberania que os auxilie “nesta crise tão devastadora”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Anterior Município de Penacova lançou iniciativa de Comemoração do Dia Mundial da Árvore em Casa
Seguinte Seia: Isolamento profilático obrigatório para cidadãos que regressem do estrangeiro ou de outras regiões do país

Notícias Relacionadas

Região

Skyroad Granfondo Serra da Estrela realiza-se a 10 de julho

O maior dos desafios, no mais fantástico dos cenários está de regresso. O Skyroad Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 10 de julho,…

Informação

Polémica: Donativos para Pedrógão Grande terão sido desviados para obras que não eram urgentes

Uma verba a rondar o meio milhão de euros, destinada à recuperação de habitações consumidas pelo fogo em Pedrógão Grande, em 17 de Junho do ano passado, terá sido desviada

Informação

Pedro Machado reeleito como presidente do Turismo Centro de Portugal

A Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (TCP) reelegeu, no passado dia 6 de julho, a Comissão Executiva liderada por Pedro Machado para mais um mandato.

Informação

Balanço: Distrito de Coimbra registou 4 683 acidentes, 25 mortos e 72 feridos graves

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros dez meses do ano e provocaram a morte a 422 pessoas. No distrito de Coimbra há registo de 4 683 acidentes, 25 mortos e 72

Informação

Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, hoje, em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Informação

Recolha de bens “Pirâmide de Natal Solidário” acontece este fim-de-semana em Oliveira do Hospital

No próximo fim-de-semana, dias 24 e 25 de novembro, realiza-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Informação

Receção do caloiro na ESTGOH tem carácter solidário

A Associação de Estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital(ESTGOH) em conjunto com a Comissão de Festa, realiza entre o dia 30 de novembro e

Última Hora

Coimbra: Homem morre atropelado. Condutor pôs-se em fuga

Um homem foi atropelado mortalmente na madrugada de hoje na cidade de Coimbra.

Sociedade

Rádio Boa Nova apresentou “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos” (com vídeo)

A Rádio Boa Nova apresentou, no final da tarde de ontem, o livro “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos”, no âmbito na Festa da Primavera, realizada pelo Agrupamento de Escolas

Nacional

GNR reforça patrulhamento nas florestas e apela à sensibilização

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, a partir de hoje, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios,….

Última Hora

Oliveira do Hospital vai ser palco das comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Mental

O Município de Oliveira do Hospital vai ser o palco das comemorações nacionais do “Dia Mundial da Saúde Mental”. O evento, organizado pela Administração Regional de Saúde do Centro,…

Destaque

Pousada do Convento do Desagravo vai reabrir com Flagworld Group

A Pousada do Convento do Desagravo, localizada em Vila Pouca da Beira, que fechou em 2017, vai reabrir pela mão do grupo hoteleiro Flagworld. O anúncio foi feito, esta manhã,