Estrada da Beira vai ser requalificada. IC6 ainda sem data de construção…
6 Janeiro, 2017 3336 visualizações

Estrada da Beira vai ser requalificada. IC6 ainda sem data de construção…

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital assistiu hoje a um “primeiro passo” na melhoria das acessibilidades. A requalificação da Estrada da Beira (EN 17)  foi adjudicada e a obra deverá ficar concluída no final do verão.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Insfraestruturas presidiu, esta tarde, à cerimónia de adjudicação da requalificação da EN 17, no troço entre o nó do IC6 em Tábua e o limite do distrito de Coimbra/ Guarda. A obra estimada em 2,2 milhões de Euros, suportados com recursos nacionais, foi adjudicada à empresa Construções Carlos Pinho, Lda. António Laranjo, presidente das Infraestruturas de Portugal adiantou que os trabalhos vão incidir no pavimento, sinalização e segurança e a obra e deverá ficar concluída no prazo de nove meses. Uma obra necessária “há tempo demais”,  que “devia já ter sido concretizada” e que Pedro Marques acredita que “há-de aproximar Oliveira do Hospital do maior desenvolvimento e exportação e com mais segurança”.

estrada3A consignação desta obra cai bem junto do município, assim como dos principais agentes do desenvolvimento do concelho, empresários e dirigentes institucionais, que esta tarde encheram o salão nobre da Câmara Municipal para também ouvirem do governante novidades acerca do IC6. Porém, de Pedro Marques, surgiu apenas a garantia de que vai ser dado início ao arranque de todos os projectos necessários à realização da obra. Garantiu o governante que, aquando da sua chegada ao Governo, sobre a prometida estrada não existia um projeto, pelo que, “mesmo que houvesse dinheiro” não seria possível ao governo realizar a obra. “Estamos a trabalhar com seriedade”, assegurou o governante, garantindo “lutar em Bruxelas” contra a burocracia que “se opõe aos investimentos rodoviários” devido à “visão negativa” que foi transmitida pelo governo anterior. Sobre o futuro troço do IC6, Pedro Marques não avançou com qualquer data para a sua concretização, assegurando apenas que “passará por Oliveira do Hospital e há-de chegar a Folhadosa (Seia)”.

Ministro Pedro Marques:

Presidente CMOH – JC Alexandrino

“O IC6 é preciso como pão para a boca”

O ministro falava assim em resposta ao presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, apesar de satisfeito com o arranque da requalificação de uma obra necessária e fundamental, apelou ao governante para “dar um empurrão” no IC6 que está parado no “meio do pinhal”. “É preciso como pão para a boca” disse José Carlos Alexandrino destacando a importância daquela via para os empresários do concelho. “O ministro ficará na história da região e no coração dos oliveirenses se lançar o IC6”, referiu o autarca que se diz “farto de promessas”.

estrada2Na receção ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, José Carlos Alexandrino contou com a presença de autarcas da região, do presidente da CIM da Região de Coimbra, João Ataíde, e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, entre outras entidades. Diante de todos, deu provas da vitalidade do concelho que apresenta uma “balança comercial positiva na ordem dos 20 milhões. “Assim estivesse o país”, referiu, orgulhando-se de a produtividade das empresas na ordem dos 307 milhões de euros anualmente, assim como dos estabelecimentos comerciais com volume de negócios de 347 milhões de Euros. “Estes são empresários heróis que criam riqueza”, verificou José Carlos Alexandrino.

Anterior Desporto de fim de semana
Seguinte Morreu Mário Soares (1924/2017)

Notícias Relacionadas

Informação

Tondela: Despiste mata jovem de 23 anos

Um jovem de 23 anos morreu esta madrugada no IP3, no concelho de Tondela, na sequência de um despiste de automóvel. A vítima é natural de Santa Comba Dão.

Região

Bombeiros oliveirenses auxiliam no combate ao fogo em Pampilhosa da Serra que já mobiliza 12 meios aéreos

Ao início da tarde de hoje, a corporação de bombeiros de Oliveira do Hospital saiu em auxílio para o combate ao fogo que deflagrou às 14h22 em Pampilhosa da Serra.

Informação

Maratona Clube Vila Chã classificado no Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça

No passado dia 19 de agosto, o Maratona Clube Vila Chã participou no 3º Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça.

Destaque

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Última Hora

Santa Comba Dão garante cobertura de internet sem fios em todo o concelho

Santa Comba Dão já tem cobertura total de Internet sem fios em todo o concelho, dando assim um grande salto nas suas comunicações digitais. A notícia foi confirmada ao Jornal

Sociedade

Escolinhas de Bombeiros com boa prestação no campeonato “Bombeirinho de Ferro”

A Escolinha de Bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital sagrou-se campeã , em dois escalões, no 2º Campeonato Nacional Bombeirinho de Ferro,…

Última Hora

Gabinete florestal faz recomendações para proteção do solo contra erosão em Oliveira do Hospital

Na sequência dos incêndios do dia 15 de Outubro, Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital faz algumas recomendações…

Programas

“A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube

Informação

Museu da Bobadela com visitas guiadas no Dia Internacional dos Museus (com vídeo)

Neste dia Internacional dos Museus, a Rádio Boa Nova visitou o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela. Graça Silva, vereadora da Cultura, deu conta do programa comemorativo

Informação

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela

Última Hora

GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais

Face ao agravamento do risco de incêndio florestal, previsto para os próximos dias, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de hoje e até ao dia 31 de março,…

Região

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…