ESTGOH com mais um curso e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia
18 Julho, 2018 4202 visualizações

ESTGOH com mais um curso e mais vagas no concurso nacional de acesso que hoje inicia

image_pdfimage_print

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital (ESTGOH), do Instituto Politécnico de Coimbra, parte para o concurso nacional de acesso com um novo curso,…

… Sistemas e Tecnologias da Informação, e 192 vagas. Carlos Veiga, presidente da ESTGOH admitiu à Rádio Boa Nova que a escola está a passar por “um muito bom momento”.

A nova licenciatura junta-se aos cursos já existentes na ESTGOH: Administração e Marketing ; Contabilidade e Administração; Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território;Gestão de Bioindústrias; Gestão; Engenharia e Segurança do Trabalho e Engenharia Informática.

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, em declarações à Rádio Nova, adiantou que o novo curso vem suprir uma lacuna existente na escola ao nível de informática, em especial no que respeita a sistemas produtivos e sistemas de gestão. “Tínhamos o departamento de informática só com uma licenciatura em engenharia informática e abrimos uma licenciatura mais virada para a programação e sistemas de gestão de informação”, afirmou.


Para o responsável, a abertura da nova licenciatura representa um “ganho enorme” para escola que parte para o concurso de acesso ao ensino superior com um total de 192 vagas a concurso, mais 60 do que no ano passado. Carlos Veiga destaca, em particular, as 30 novas vagas associadas à nova licenciatura e o aumento de 14 vagas em Gestão e 15 na licenciatura de Administração e Marketing.

Com mais uma licenciatura e mais vagas decorrente do despacho governamental que incentiva o estudo no interior do país, o presidente da ESTGOH entende que este “é um muito bom momento da escola” e que é o “culminar de um trabalho que envolve toda a equipa da escola” com novos desafios para o próximo ano. Para o responsável este deve ser também “um bom momento para a cidade”. Carlos Veiga considera que o caminho a seguir será o “da aproximação com as empresas” tendo em vista “projetos integrados” que permitam pôr os alunos a resolver problemas, o que faz com que, no fim, fiquem mais aptos para trabalhar e se fixem na região.


Numa altura em que a ESTGOH aposta na “consolidação da oferta formativa”, Carlos Veiga entende que a escola deve desenvolver o seu trabalho na resolução dos problemas do interior e zonas de montanha. “Creio que estamos a dar passos muito consistentes naquilo que a região, a cidade e o país esperam de nós”, afirmou.

Anterior Marchas do Sarzedo e de S. Martinho abrilhantaram ruas de Arganil
Seguinte Estudante natural de Santa Comba Dão morto à facada no Porto

Notícias Relacionadas

Destaque

PSD apresenta candidato até ao final do ano. Coligação com o CDS-PP é uma possibilidade

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital remeteu para o final do ano o anúncio do candidato à Câmara Municipal e restantes órgão autárquicos.

Última Hora

Governo estima prejuízos entre 9 e 10 milhões com cheias no Baixo Mondego

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse hoje que os números provisórios estimados pelo Governo apontam …

Nacional

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode

Informação

Ministro da Agricultura veio à ANCOSE entregar borregas a produtores lesados pelo incêndio de 15 de outubro (com vídeo)

O Ministro  da Agricultura, Capoulas Santos, participou esta tarde, nas instalações da Ancose – Associação Nacional…

Informação

SEF deteta 14 atletas em situação ilegal na zona de Aveiro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou 14 atletas estrangeiros em situação ilegal no país, no âmbito de ações de fiscalização a clubes de futebol no distrito de Aveiro.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital exige período de quarentena a cidadãos oriundos de zonas de contágio comunitário e do estrangeiro (com áudio)

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, acaba de anunciar que o Município de Oliveira do Hospital, em articulação com a autoridade municipal de saúde

Informação

Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios

Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios, mas não tem uma estrutura profissional especializada para a prevenção e extinção nem programas de prevenção de comportamentos de risco.

Nacional

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

O Parlamento deu esta quinta-feira o primeiro passo a favor da legalização da eutanásia ao aprovar por maioria os projetos de lei do Bloco de Esquerda, do PEV, do PS,

Última Hora

Fim-de-semana com nebulosidade e precipitação fraca

Apesar de a semana estar a terminar sem chuva, o fim-de-semana vai ficar marcado pela nebulosidade e precipitação fraca no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Informação

CCPOH promove “Rota da Azeitona – Veículos Clássicos”

A “Rota da Azeitona – Veículos Clássicos” irá decorrer no próximo dia 9 de Junho, organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), secção de Motores.

Destaque

Alexandrino está preocupado vandalismo e solicita à GNR “vigilância mais eficaz”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino mostrou-se hoje preocupado com os recentes atos de vandalismo…

Última Hora

Soure: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 18 de julho, um homem de 32 anos por tráfico de