•  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
  •  “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”
21 Agosto, 2019 1120 visualizações

 “Este memorial tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que foi uma personalidade distinta”

image_pdfimage_print

O saudoso professor José Ramos Mendes foi homenageado, no passado domingo, na sua terra natal, Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra. A sua figura em ferro foi a homenagem que a Comissão de Melhoramentos de Sobral Valado e o Município de Pampilhosa da Serra quiseram prestar.

Numa tarde, que reuniu amigos e familiares do conhecido professor Ramos Mendes, não faltaram palavras de apreço e gratidão para com este “ilustre sobral valadense”.

“A homenagem que hoje fazemos é merecida e de inteira justiça”, começou por dizer António Ramos, presidente da União Progressiva Sobral Valado, evidenciando a dedicação que o professor tinha ao “serviço da comunidade”. “Este memorial em sua homenagem tem o objetivo de perpetuar a memória de um homem que, em vida, foi uma personalidade distinta”, afirmou.

Na ocasião, Anabela Soares, diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil que proporcionou o lançamento do livro “Contos e Poemas de Natal” do professor Ramos Mendes, relembrou os “elevados cargos” que o mesmo desempenhou devido à sua “elevada oratória e capacidade de comunicar”. “Para nós, o professor Ramos Mendes era um professor de elevado valor e fará sempre parte da nossa história”, disse.

Miguel Nuno Ramos, sobrinho e afilhado de Ramos Mendes, não ficou de fora da homenagem e dirigiu algumas palavras ao professor, com um texto intitulado “O Ser e o Ter”. “Ao longo dos seus quase 80 anos, foi um ser com quem nós gostávamos de estar e de privar., enquanto pessoa que nasceu para ser e não apenas para ter”, recordou.

“Hoje o sol brilha mais forte porque somos lembrados na nossa morte tanto quanto nos demos aos outros em vida e a prova está aqui”, começou por expressar Marta Mendes, filha do falecido professor. A destacar o seu papel no seio familiar, Marta Mendes referiu que o seu pai “soube sempre mostrar que a família é o maior porto seguro em todas e quaisquer adversidades”. “Obrigada marido, pai e avô por continuares a ser o nosso melhor amigo”, concluiu.

José Brito, presidente do Município de Pampilhosa da Serra, na sua intervenção fez questão de evidenciar que o professor Ramos Mendes “era de uma entrega total”. “Foi uma dádiva enorme”, disse, realçando o percurso que fez na política. “Fê-lo sempre em defesa do seu concelho. Agradeço-lhe muito por aquilo que ele fez enquanto presidente da Assembleia Municipal. Um homem de consensos, que interpretou, a cada momento, os interesses do concelho”, rematou.

Amigo de José Ramos Mendes, João Bilha prestou uma pequena homenagem com uma declamação. “Estamos todos nós num lugar nobre. Tão nobre como foi nobre o seu percurso. Não é só um poema mas é um hino de louvor e de gratidão ao que fizeste por todos nós”, declamou.

A placa de ferro com a figura do professor Ramos Mendes foi descerrada pelos netos Henrique e Duarte.

A homenagem contou com a participação da Filarmónica de Pampilhosa da Serra e com a Eucaristia na Igreja de Sobral Valado, celebrada pelo pároco Orlando Henriques.

Recorde-se que José Ramos Mendes foi também colaborador na Rádio Boa Nova.

Anterior 10 detenções, 748 infrações e 89 acidentes na última semana no distrito de Coimbra
Seguinte Quase 40 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Notícias Relacionadas

Informação

Distrito da Guarda conta com mais elementos no combate a incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda inclui, este ano, mais elementos devido à constituição de nove Equipas de Intervenção Permanente.

Sociedade

Meio Mundo é ponto de venda do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova

O livro “Dia 15”, lançado e editado pela Rádio Boa Nova, está disponível para compra, pelo valor de 10 Euros, na papelaria e livraria Meio Mundo, na cidade de Oliveira

Última Hora

Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

Desde a passada segunda feira que o abastecimento público de água, em Oliveira do Hospital, está a ser assegurado pelo bombeiros. O Município oliveirense acusa a EDP de provocar a

Última Hora

Cooperativa Beira Central lança cartão para atrair mais sócios às lojas agrícolas

Prestes a comemorar o 52º aniversário, a Cooperativa Beira Central lança um novo projeto para alargar o número de associados e proporcionar ainda mais benefícios.

Última Hora

Evento de cicloturismo complementa “Etapa Vida” no dia 4 de agosto em Oliveira do Hospital

No âmbito da Volta a Portugal em Bicicleta, que tem uma chegada prevista a Oliveira do Hospital no dia 4 de agosto, o Município oliveirense,…

Última Hora

UC pela primeira vez no top 500 de ranking CWUR

A Universidade de Coimbra (UC) está, pela primeira vez, no top 500 das melhores instituições de ensino superior do mundo.

Informação

Câmara de Arganil aposta em Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia, mantendo viva uma das tradições mais antigas do país

Em 2019, a autarquia dirigida por Luís Paulo Costa volta a reunir as Tunas Concelhias – Arganil, Côja e São Martinho da Cortiça – para cantar o natal e as

Última Hora

Mulher morreu em despiste de automóvel na EN109 em Leiria

Uma mulher morreu, ontem, e num acidente de viação na Estrada Nacional 109, no concelho de Leiria.

Região

Homem tentou afogar bebé e espancou grávida e os filhos em Anadia

Um homem tentou afogar um bebé de dez meses, em casa, ontem à tarde, em Arcos, Anadia. O homem agrediu ainda, na cabeça, os meninos de 6 e 7 anos

Informação

SRCentro da Ordem dos Enfermeiros entregou Prémios de Equipa do Ano 2018

A secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCentro) visitou a equipa de Enfermagem do Serviço de Cirurgia do Hospital Pediátrico de Coimbra, tendo entregue os prémios individuais a

Desporto

FCOH perdeu com Anadia. ADN consegue vitória frente ao Torreense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) perdeu, ontem, frente ao Anadia Futebol Clube por uma bola a zero, na 2ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

Mundo: Várias famílias portuguesas viviam em prédio que se incendiou em Londres

Três famílias portuguesas e mais dois portugueses habitavam na Torre de Grenfell, em Londres, onde durante esta madrugada deflagrou …