Estátua do padroeiro S. Paulo foi furtada no Goulinho (com áudio)
23 Junho, 2020 575 visualizações

Estátua do padroeiro S. Paulo foi furtada no Goulinho (com áudio)

image_pdfimage_print

A estátua de S. Paulo, padroeiro da localidade de Goulinho, na freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, foi ontem furtada do local onde se encontrava, junto à Fonte Velha.

Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia, considera tratar-se de uma perda de “valor incalculável”.

Em causa está o “ex-líbris” do Goulinho, uma “escultura em pedra do santo padroeiro S. Paulo” que, segundo o autarca de Aldeia das Dez, se julga datar do século XVIII e terá sido durante algum tempo a única imagem existente. Esta manhã, em declarações à Rádio Boa Nova, Carlos Castanheira referiu que o furto da estátua “tocou toda a população e a todos deixou em choque”. Referiu que se trata “de uma perda incalculável”.

“Era bom que as autoridades dessem mais atenção ao patrulhamento noturno das nossas freguesias”, defendeu o autarca aldeense, diante “do perigo que corremos com a população extremamente idosa”. “Há um sentimento de medo”, frisou.

A estátua furtada estava gradeada com ferro, mas “foi facilmente arrombada devido ao sítio onde se encontrava junto à estrada”, num local que a “Comissão de Compartes emblemou”.

Agora “há um sentimento de revolta e de saudade” referiu o autarca, que agora espera que a “Polícia Judiciária possa capturar os autores do furto e recuperar a estátua”. “As pessoas do Goulinho estão ansiosas por desenvolvimentos”, disse ainda Carlos Castanheira, na expectativa de que possam ser frutíferos. À Rádio Boa Nova, o autarca disse acreditar que quem furtou a estátua do padroeiro o terá feito com objetivos comerciais, ou seja, “para entrar na rede da arte sacra”.

A esta altura o sentimento é de “tristeza” entre a população de Goulinho, notando Carlos Castanheira que o mesmo é extensível a toda a freguesia de Aldeia das Dez.

O furto da estátua do santo padroeiro foi tornada pública nas redes sociais, por Célia Lourenço, professora de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e colaborada da Rádio Boa Nova do programa “A Escola e o Meio” e que é natural daquela localidade. “Todos lamentamos esta perda, mas também é o tempo para nos interrogarmos se estamos a zelar convenientemente pelo nosso património”, alertou.

Foto: Célia Lourenço

Anterior DGS apela à população para que evite “convívios com muitas pessoas”
Seguinte Covid-19: Portugal regista mais seis mortos e 345 infeções

Notícias Relacionadas

Região

Mangualde: Homem morre atingido por uma árvore

Um homem, com cerca de 35 anos, morreu atingido por uma árvore na manhã de sábado, 24 de novembro, em Mangualde, no distrito de Viseu.

Informação

Oliveira do Hospital acolheu debate sobre a floresta “num momento de viragem” após os incêndios

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje palco de um debate sobre a floresta portuguesa, agora que o concelho atravessa um “momento de viragem”, após

Sociedade

Há regiões do país que vão chegar aos 30 graus este fim de semana

As temperaturas máximas no continente vão subir no sábado entre 4 a 8 graus, prevendo-se que cheguem perto dos 30 graus no interior do Alentejo e Vale do Tejo, segundo

Informação

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa

Desporto

1º Rallye Castelo Porto de Mós realiza-se no próximo fim de semana

Troféu Rally Regional do Centro (TRRC) 2017 vai para a estrada este fim de semana com a realização do 1º Rallye Castelo Porto de Mós, numa organização conjunta do Penela

Informação

Homem suspeito de agredir companheira ficou com pulseira eletrónica

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas deteve, no dia 11 de fevereiro,…

Desporto

Sampaense Basket perde no Maia Basket por 79-68

O Sampaense teve “quase tudo” para sair do pavilhão da Maia, com a sua primeira vitória . Com uma entrada muito forte, a equipa de Cláudio Figueiredo foi crescendo na

Informação

Covid-19: Município de Oliveira do Hospital apoia hospital da FAAD com aquisição de ventiladores, monitores e testes rápidos  

O Município de Oliveira do Hospital deu “ordem” à Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) para a aquisição de ventiladores, monitores e testes rápidos para fazer face aos possíveis casos de

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Associação de Vila Nova da Rainha continua fechada um mês após incêndio

Um mês após o trágico incêndio na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela, esta encontra-se ainda fechada …

Informação

GNR apreendeu arma em contexto de violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específica procedeu, no dia 11 de julho, à apreensão de uma arma de fogo e munições,…

Região

Lançada empreitada de Beneficiação da EN 342 entre Arganil e Côja

A empreitada de Beneficiação da Estrada Nacional 342, entre Arganil e Côja, foi consignada nesta terça-feira, dia 11 de setembro, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços