• Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)
12 Maio, 2016 7542 visualizações

Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)

image_pdfimage_print

 Pela mão de Zeferino Paulo Monteiro, mestre na arte de trabalhar a pedra, a estátua vai atingir dois metros meio de altura e cerca de três toneladas.


Foi a partir de um bloco de granito que Zeferino Paulo Monteiro iniciou, há pouco mais de um mês, a estátua de S. João Paulo II.  A pouco mais de uma semana da grande cerimónia dedicada a acolher o Santo Padre como padroeiro do concelho de Oliveira do Hospital, a peça está praticamente pronta. Assim parece, mas Zeferino Paulo Monteiro, refere que faltam os “pormenores de aperfeiçoamento”. Numa corrida contra o tempo, o conhecido artista acredita terminar a tempo a peça que, por ser de difícil execução, mais motivação lhe deu fazer.

Empenhado nesta, que é uma peça especial pelo seu significado, Zeferino Paulo Monteiro é homem de meter mão à pedra para executar todo o tipo de trabalhos. Natural de Meruge, com 55 anos, fez a sua primeira exposição aos 18 anos. Agora dedica-se mais às encomendas, mas tem obras espalhadas na região, no país e vários cantos do mundo.

Zeferino Paulo Monteiro responde assim ao repto que lhe foi lançado pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, que tem em vista a criação de um santuário destinado a venerar o futuro padroeiro do concelho: S. João Paulo II.

Espera o padre António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital, que o acolhimento de S. João Paulo II “seja uma bênção para o concelho”, que “ a fé fique revigorada” e Oliveira do Hospital possa contar “com uma geração de jovens que queiram viver a fé”. Para o efeito, está também a ser criada uma associação de “fiéis” à qual António Loureiro apela a participação, com direito a medalha própria. O objetivo é “promover a culto a S. João Paulo II” e outras atividades. “Esperemos que seja um desígnio que começa para bem do nosso concelho e que ajude aglutinar a comunidade cristã e social de Oliveira do Hospital”, refere.

O acolhimento de S. João Paulo como padroeiro tem associada uma relíquia do santo já chegada à Unidade Pastoral. “Temos relíquia autêntica de S. João Paulo II, que será posta à veneração dos fiéis, com parte do corpo de São João Paulo II, cabelos autênticos certificados pelo Vaticano, que recordam a figura S. João Paulo II, que deste modo fica fisicamente entre nós”, sublinha o pároco oliveirense.

A resposta da comunidade tem sido de “alguma expectativa”, porque “é um santo que muitos de nós conhecemos”. “Penso que vai ser um momento muito importante para Oliveira do Hospital e vida cristã no nosso concelho”, conclui.

Anterior EPTOLIVA definiu oferta formativa para o próximo ano
Seguinte Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

Notícias Relacionadas

Região

Bispo de Coimbra vai “lavar os pés” a 12 bombeiros de corporações da região

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai lavar os pés a 12 bombeiros de corporações da região, na celebração vespertina de Quinta-feira Santa (29 de março),…

Última Hora

Inglês morreu em ida ao mar na praia de Mira

Um cidadão inglês morreu afogado na Praia de Mira, esta segunda-feira de manhã. A mulher só se apercebeu do sucedido cerca de uma hora e meia depois, quando averiguou o

Sociedade

PCP exige remoção de amianto do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O PCP reclamou a substituição parcial do telhado do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, por conter amianto, após o grupo parlamentar comunista ter questionado também o Governo sobre

Informação

Autárquicas 2017 – Debate 25 de setembro – 2ª feira 21h00

AUTÁRQUICAS 2017 Esta segunda-feira, a Rádio Boa Nova em direto da Casa da Cultura Dr. César de Oliveira em Oliveira do Hospital, transmite o debate com os candidatos à Câmara

Informação

Região: Motorista morreu atingido pela báscula do camião

Um homem morreu, esta quarta-feira, na sequência de um acidente com um camião, no concelho de Mortágua.

Região

GNR recuperou material furtado em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, apreendeu, no dia 24 de julho, em Seia, vário material furtado.

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 71º aniversário e os 40 anos da fanfarra

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora no domingo, 4 de junho, o seu 71º aniversário, na presença do …

Informação

BLC3: Projeto prevê produzir biocombustível avançado com resíduos de árvores

Um projeto de aproveitamento de resíduos das podas de vinhas e árvores de fruto na produção de biocombustível avançado está a ser desenvolvido no Campus da BLC3, com sede em

Informação

Quatro pessoas foram detidas por crimes de roubo, burla e detenção de armas proibidas 

Três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 49 anos, foram detidos pela prática dos crimes de roubo, burla e detenção de armas proibidas, nos

Informação

Proteção Civil emite aviso às populações por perigo de incêndio rural

Face à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê altas temperaturas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o

Informação

João Ataíde e Alexandrino reconduzidos na direção da CIM Região de Coimbra

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, foi reconduzido na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal…