Especialista Pedro Vaz alerta para o aumento dos casos de ansiedade devido à Covid-19 (com vídeo)
2 Julho, 2020 522 visualizações

Especialista Pedro Vaz alerta para o aumento dos casos de ansiedade devido à Covid-19 (com vídeo)

image_pdfimage_print

No habitual programa “Contributos para a Saúde- Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa, o especialista Pedro Vaz centrou-se nas consequências da pandemia Covid-19 e…

… do confinamento: medo, emoções, ansiedade e depressão.

Esta manhã, Pedro Vaz considerou que “é normal que toda esta situação, que põe em causa a nossa vida pessoal e está intimamente ligada ao lado financeiro, com estas paragens e clima de insegurança e incerteza, faça com que as pessoas passem por períodos mais conturbados do ponto de vista emocional, com manifestações de ansiedade, medos e irritabilidade nomeadamente as crianças”. Segundo o especialista “nos casos mais graves em que as consequências da pandemia afetaram a pessoa diretamente podemos ter quadros de depressão”.

No pós confinamento, Pedro Vaz assistiu ao aumento do número de pacientes com quadros de “marcada ansiedade”. Na Rádio Boa Nova, o conhecido especialista explicou que a ansiedade, no seu estado máximo pode resultar em “ataques de pânico em que as pessoas podem ter sintomas físicos altamente expressivos””.

Segundo o especialista, a Medicina Tradicional Chinesa e a Acupunctura conseguem “detetar bem os sinais e os sintomas das pessoas” e assim proceder à “aplicação do consequente tratamento”.

Sobre o momento atual, Pedro Vaz verifica que estamos perante um vírus, mas lembra que a sociedade sempre viveu com vírus. “Faz parte da natureza. É mau. Este é (um vírus) novo. Tivemos que lidar com, ele. Mas gora temos que continuar com os devidos cuidados, lavar as mãos vezes sem conta, usar a máscara e evitar comportamentos abusivos. “Temos que tentar retomar a normalidade e levar a vida em frente porque senão as consequências ainda são piores do que as da pandemia”, aconselhou.

Anterior Região de Coimbra lança concurso para construção de ciclovia que liga Figueira da Foz, Cantanhede e Mira
Seguinte Portugal regista mais oito mortes e 328 casos de Covid-19

Notícias Relacionadas

Última Hora

Nove concelhos de três distritos em risco máximo de incêndio

Nove concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre e Coimbra apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação publicada na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Desporto

Rendimento Desportivo em debate no Ciclo de Conferências de Desporto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), em parceria com a Eptoliva,  retoma no próximo dia 20 de abril, a partir das 21h00, no auditório da Caixa de Crédito

Informação

Volta: João Benta vence em Felgueiras e Joni mantém amarela

O ciclista português João Benta deu a segunda vitória consecutiva à equipa da RP/Boavista.

Sociedade

Região: Drone leva comida a idosos de aldeias isoladas de Coimbra

O município de Penela, no distrito de Coimbra, testou, ontem, um projeto-piloto de entrega personalizada de refeições por drone a idosos em aldeias isoladas,…

Informação

CIM Região de Leiria apresenta estratégia intermunicipal de combate o insucesso escolar em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia e com a maioria das crianças do pré-escolar e 1o CEB em casa, os 37 técnicos que compõem as 10 equipas…

Última Hora

Região: Homem de 41 anos detido por furto de veículo

Um homem de 41 anos foi detido pelo Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, na passada terça-feira pelo crime de furto de veículo.

Informação

Região: PJ deteve suspeito de atear fogo à própria casa

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, de 24 anos, suspeito de no dia de ontem, pelas 06h00, ter ateado fogo…

Última Hora

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

Última Hora

Nelas distribui cabazes refeição a alunos mais carenciados

Numa altura em que o Concelho de Nelas se encontra a viver uma situação de pandemia motivada pelo coronavírus e a doença Covid-19, o Município …

Região

Projeto “Semear para Crescer” recebe menção honrosa da ABAE

O projeto “Semear para Crescer”, dinamizado pelo Município de Oliveira do Hospital, recebeu uma menção honrosa no concurso “Boas Práticas Bandeira Azul 2016” da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Cultura

Comando do Exército e Município de Gouveia promovem concerto solidário

No âmbito das missões atribuídas ao Exército, o apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações constitui um importante vetor no quadro das designadas missões de interesse público.

Região

Feira do Queijo de Seia cativa cada vez mais público

A Feira do Queijo de Seia, que se realizou de 2 a 5 de março, voltou a conquistar grande afluência de pessoas, com milhares de pessoas a visitar Seia.