Especialista em acupunctura considera “urgente” a remarcação de consultas médicas sob pena de se estarem a criar danos colaterais superiores aos da pandemia (com vídeo)
30 Abril, 2020 846 visualizações

Especialista em acupunctura considera “urgente” a remarcação de consultas médicas sob pena de se estarem a criar danos colaterais superiores aos da pandemia (com vídeo)

image_pdfimage_print

O especialista em Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa, Pedro Vaz, considerou hoje na Rádio Boa Nova  que é “urgente” que sejam retomados os atos médicos…

… que foram interrompidos devido ao confinamento imposto pela Covid-19.

No programa “Contributos para a Saúde”, o especialista referiu que os “danos colaterais já se fazem sentir”. “Se não retomarmos rapidamente consultas, exames de diagnóstico e tratamentos podemos estar a criar danos colaterais astronómicamente superiores aos da pandemia. Com os conhecimentos que temos devemos retomar as consultas”, considerou Pedro Vaz.

Recomendou que na retoma das consultas, “o paciente deve vir diretamente da rua para a consulta, sozinho, usar máscara facial que não deve retirar salvo raras exceções. Os profissionais de saúde só têm que usar o seu conhecimento para garantir que tudo corre bem. As pessoas não devem arrastar situações clínicas”.

Pedro  Vaz é defensor do modelo “bio-psico-social”, em que estão intimamente ligados  o lado físico, emocional e social.  Alertou para o facto de “o medo, o pânico e a incerteza poder estar a levar a situações clínicas muito delicadas”, podendo “agravar quadros de ansiedade e irritabilidade”. Na Rádio Boa Nova, destacou os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa que, “como é holística, conhecendo de forma pormenorizada os sintomas de cada quadro clínico consegue fazer uma correção hormonal da desarmonia e ajudar bastante nestas situações”.

“Penso que será importante nesta fase de regresso não banalizarmos, mas termos um cumprimento responsável de certas restrições, mas irmos eliminando este medo!, aconselhou o especialista.

Veja o vídeo

Anterior Mais sete pessoas detidas por desobediência ao Estado de Emergência
Seguinte Hospital da FAAD retoma consultas e exames na próxima semana

Notícias Relacionadas

Região

Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve um homem de 81 anos, fora de flagrante delito, pela presumível autoria de um crime de homicídio…

Sociedade

Fotorreportagem: As marcas que o fogo deixou…

Quatro meses depois são visíveis as marcas deixadas pelo grande incêndio de 15 de outubro de 2017.

Última Hora

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

Destaque

Eptoliva incentiva ao empreendedorismo e prossecução de estudos superiores

A vertente empreendedora da Escola profissional Eptoliva esteve, hoje, em destaque na conferência “Inspiring anda Creating Tomorrow” que contou a participação do Instituto Politécnico de Coimbra…

Última Hora

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Última Hora

PJ deteve três suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de duas mulheres e de um homem, suspeitos de se dedicarem, em “conjugação de esforços”, ao tráfico de estupefacientes, na zona de

Destaque

Oliveira do Hospital: Festa do Queijo prova que é possível renascer

O “renascer” do concelho marcou hoje o arranque da 27ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, no Largo Ribeiro do

Última Hora

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este fim-de-semana fica marcado pela disputa das Taças de futebol e futsal da Fundação Inatel, pela Associação Desportiva de Lagos da Beira e pela Secção Desportiva da Associação Progressiva de

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “ Ajudar quando não é Natal, não fica mal e também sabe bem’”

No habitual espaço de opinião Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves centra-se, esta sexta-feira nas “pessoas” e em particular”, nos “sem abrigo” a quem é dirigida “caridade” por ocasião do Natal.

Região

Dois homens e mulher detidos no Sátão por suspeita de tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, no dia 16 de junho,  …

Destaque

Idoso morto em assalto em localidade de Arganil

Um homem de 83 anos morreu ontem, ao início da noite, na sequência de um assalto violento ao estabelecimento comercial de que era proprietário na localidade de Casal de S.

Última Hora

Município de Penacova requalifica Parque Municipal

A Câmara Municipal de Penacova, com base na ação de regeneração urbana, está a executar a Requalificação do Parque Municipal, situado no centro urbano da Vila de Penacova.