Escolas da Cordinha e Lagares: 25 anos depois continuam a “oferecer ensino de qualidade”
13 Novembro, 2018 1303 visualizações

Escolas da Cordinha e Lagares: 25 anos depois continuam a “oferecer ensino de qualidade”

image_pdfimage_print

Vinte e cinco anos depois das suas fundações, as Escolas Básicas (EB) da Cordinha e de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, “continuam a ser iguais e a oferecer ensino de qualidade”.

Integradas no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) desde 2013, ano da concretização do mesmo, assumem, nos dias de hoje, a mesma importância. Quem o garante é Carlos Carvalheira, atual diretor do AEOH e antigo diretor da EB da Cordinha.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o responsável afirma que a criação destas escolas, há 25 anos, “foi um projeto inovador”, que promoveu a “aglomeração de todos os alunos do 1º ciclo até ao 9º ano”. “Foi uma novidade na altura”, diz, evidenciando também a “melhoria das condições para os alunos daquela zona”. “Foi um prenúncio dos agrupamentos”, afirma.

A estas escolas básicas, Carlos Carvalheira atribui fortes características, uma vez que “são escolas com uma dinâmica muito própria” e que “têm feito um trabalho excelente a todos os níveis, tanto pedagógico, como de inserção e articulação com a comunidade”.

Com a criação do Agrupamento, que inclui todas as escolas do concelho, o diretor adianta que uma das principais preocupações foi “preservar a identidade de cada escola e reforçar o seu papel”. Uma das estratégias, admite, foi continuar a realizar “as atividades que eram emblemáticas e desenvolvidas naqueles estabelecimentos de ensino”, de forma a “chamar a comunidade, mantendo a sua identidade”. “Fazer com que nestes estabelecimentos se mantivesse a qualidade. E essa qualidade assenta em turmas com o número muito reduzido de alunos”, explica.

No momento em que se assinalam 25 anos de existência, Carlos Carvalheira considera que, atualmente, o grande desafio passa pelas escolas “continuarem a ser iguais a elas próprias e a oferecer ensino de qualidade”.

“É importante mantermos, a todos os níveis, a escola como agente cultural e de interligação com toda a comunidade. Vamos continuar com o êxito que estas escolas têm tido e o mesmo sucesso, no sentido de oferecer aos habitantes e alunos daquelas zonas, as mesmas condições que usufruem os alunos que frequentam a escola sede”, garante à Rádio Boa Nova.

No dia 12 de novembro, de forma a assinalar a data de aniversário, foram hasteadas bandeiras e procedeu-se ao descerramento de placas comemorativas nas respetivas escolas.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte Leiria: GNR detém sete pessoas por tráfico de droga e posse de armas proibidas

Notícias Relacionadas

Destaque

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Região

63 acidentes e 613 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de março, o Comando Territorial de Coimbra da GNR, registou 63 acidentes e mais de 613 infrações, no âmbito de um conjunto de operações

Desporto

Iniciados da Académica de Santarém realizaram estágio solidário em Oliveira do Hospital

A equipa de iniciados “A” da Académica de Santarém escolheu Oliveira do Hospital, concelho muito afetado pelos incêndios, para a realização de um estágio solidário, em que o futebol serve

Última Hora

Idoso morreu em Carregal do Sal quando realizava uma queimada

Um idoso, com 86 anos, morreu hoje em Albergaria, Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, quando procedia a uma queimada.

Última Hora

Rancho Folclórico Sampaense organiza 37º Festival da Beira Serra

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 7 e 8 de julho decorre o 37º Festival

Região

Condutor acusado de homicídio por negligência no caso da morte de peregrinos

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência …

Última Hora

Associação de Arte e Imagem de Seia inaugura sede no Mercado Municipal

 No próximo sábado, 6 de maio, pelas 16 horas vai ser inaugurada a sede da Associação de Arte e Imagem de Seia, num dos espaços do Mercado Municipal de Seia,

Região

Associação da Serra da Estrela pede recuperação de áreas ardidas

A URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela defendeu hoje a recuperação das áreas destruídas pelos incêndios naquela região…

Informação

Deputados do CDS-PP questionam Governo sobre construção dos IC6, IC7 e IC37

Um grupo de deputados do CDS-PP dirigiu ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas uma pergunta sobre o planeamento / calendarização para a construção / conclusão dos itinerários complementares IC6,

Última Hora

Bombeiros promovem prova de perícia para aquisição de Compressor Cardiotorácico

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital realizam, no próximo dia 22 de setembro , uma prova de perícia automóvel em alcatrão.

Região

Arganil avança com estabilização do muro de suporte na EN 342, em Vila Cova de Alva

O Município de Arganil procedeu à adjudicação da empreitada de estabilização do muro de suporte na Estrada Nacional 342 (kms 110+465 a 110+700), em Vila Cova de Alva.

Destaque

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.