Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital
26 Março, 2018 1403 visualizações

Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O projeto INsmartLIN Kit, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu ontem à tarde, em Oliveira do Hospital, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, …

… nível secundário e profissional, promovido pela CIM Região de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Os alunos João Ricardo, Rafael Coelho e Sara Oliveira, sob orientação da professora Fátima Potró, criaram um kit inteligente para insulinodependentes, constituído por um medidor de glicémia, uma caneta de insulina, uma bracelete inteligente e programada para alertar a necessidade de medição. O kit tem ainda código QR, através do qual é possível aceder a uma aplicação, possibilitando o registo de todos os resultados.

O projeto vencedor irá representar a CIM Região de Coimbra no Concurso Regional promovido pela CCDR Centro, em junho, na Covilhã.

O júri constituído por Conceição Carvalho, da CCDRC, Hélder Brito, BLC3, e pelo empresário Paulo Caridade atribuiu o 2.º e 3.ºlugares, respectivamente aos projetos Pastorellho, da EPTOLIVA, Pólo de Oliveira do Hospital, e Plano Total, da Escola Secundária Daniel de Matos, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares.

O Pastorelho, da autoria do aluno Francisco Borges, sob orientação da professora Honorata Pereira, é um pastel, característico da Serra, elaborado a partir dos subprodutos da produção do queijo, nomeadamente, o soro de leite e da sua junção à bétula. O pastel apresenta um conjunto de efeitos bioactivos, resultantes das propriedades do soro de leite e do adoçante de bétula.

O pódio da final da 5ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, nível Secundário e Profissional, da CIM RC ficou completo, no 3.º lugar, com o projeto Plano Total, dos alunos Alcibíades Soares, Carolina Coimbra e Mariana Lopes, sob orientação da professora Sara Rosário, que reinventaram o Plano Duro tradicional, tornando-o integral e dobrável.

Com três tipos de plano numa única estrutura, o projeto dos alunos de Vila Nova de Poiares é único, fabricado em carbono, sendo mais ecológico, mais leve e de dimensões mais ajustadas ao espaço dentro de uma ambulância. Agrega numa única peça os três tipos de planos, o que permite a sua utilização de acordo com o espaço disponível na zona de acidente, bem como com a morfologia dos feridos.

José Carlos Alexandrino, vice-presidente da CIM Região de Coimbra e presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, elogiou a qualidade dos 18 projetos que participaram na final e o estimulo à inovação e ao empreendedorismo proporcionados pelo Concurso de Ideias de Negócio promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. “São todos vencedores, pois aceitaram o desafio e não desistiram dos vossos sonhos. Estão todos de parabéns!”, sublinhou.

No âmbito do projeto “Promoção do Espírito Empresarial”, a maior CIM do país desenvolve este ano letivo uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”.

Com esta iniciativa, a CIM Região de Coimbra abrange 4800 alunos/as e 120  docentes de todos os ciclos do ensino básico e do ensino secundário/profissional.

Na 5.ª edição do Concurso da CIM Região de Coimbra foram apresentadas 243 ideias de negócio, 168 participaram nos concursos municipais e 18 apuraram-se para a final que decorreu, ontem, em Oliveira do Hospital.

O projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra” é cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e União Europeia (FEDER).

Anterior Vítimas exigem demissão de ministro da Agricultura e de direção da CCDR Centro
Seguinte Incêndio em habitação em Alvaiázere provoca um morto

Notícias Relacionadas

Última Hora

Coligação liderada pelo CDS-PP promete “atenção para com os mais velhos”

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a candidatura da coligação “Construir o Futuro” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital diz contar…

Região

Concelho de Seia prepara Festa da Transumância e dos Pastores

No próximo domingo, dia 23 de junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de São João. Pelas 18h30,

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital promove noites culturais nos meses de verão

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aposta na promoção de programas culturais para dinamizar as noites da cidade e das freguesias nos meses de julho e agosto, através das

Região

Guarda: Bebé morreu no ventre da mãe à espera do parto

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local da Guarda está a investigar o caso da morte de um bebé no ventre da mãe. A família fala em negligência

Desporto

Volta a Portugal começa hoje. No sábado tem chegada a Oliveira do Hospital

A 80ª edição da Volta a Portugal em bicicleta começa hoje com um curto prólogo, de 1,8 quilómetros, em Setúbal, com o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor em 2017,

Informação

Operação Páscoa da GNR começa na quinta-feira e decorre até 22 de abril

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar a partir de amanhã, dia 18 e até ao dia 22 o patrulhamento nas principais vias,…

Informação

Secretário de Estado da Agricultura garante que apoio de 63 milhões de Euros será pago aos agricultores até ao final do ano

Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura, disse hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, que 22 mil agricultores afetados pelo fogo de 15 de outubro …

Região

Projeto “Eco-Côdea” conquistou 3º lugar na Expo Empresas da CIM da Região de Coimbra

O projeto Eco Côdea do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, 9º O – Curso CEF Restaurante/ Bar, garantiu o terceiro lugar … … na primeira edição da Expo

Última Hora

Hospital Pediátrico de Coimbra inaugura espaço lúdico para crianças

O Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) inaugura, esta sexta-feira, dia 10 de janeiro, um novo espaço de cultura e lazer destinado às crianças e jovens internados nesta unidade de saúde.

Informação

Centro Qualifica entregou 45 diplomas a “pessoas que tiveram coragem para se qualificar mais”

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) entregou, na tarde de ontem, 45 diplomas a candidatos certificados que terminaram os ciclos de estudos pretendidos, desde

Última Hora

Bombeiros de Lagares da Beira voltam a ser “brindados” com nascimento em ambulância

Um bebé nasceu ontem, 20 de janeiro, numa ambulância da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, a caminho para a maternidade, em Coimbra.

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou em Corta-Mato na Guarda

No passado dia 12 de novembro, a equipa do Maratona Clube Vila Chã participou no Corta-Mato de Preparação realizado na cidade da Guarda.