Escavações arqueológicas na Bobadela
27 Dezembro, 2019 1172 visualizações

Escavações arqueológicas na Bobadela

image_pdfimage_print

Teve ontem início, dia 26 de dezembro, o projeto de escavações arqueológicas nas Ruínas Romanas da Bobadela, no Município de Oliveira do Hospital.

De acordo com a autarquia presidida por José Carlos Alexandrino, a ação enquadra-se numa candidatura denominada PIPA – Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia. Tem a duração de quatro anos renováveis e teve as devidas aprovações da Direção Geral do Património Cultural (D.G.P.C) e da Direção Regional da Cultura do Centro (D.R.C.C).

O projeto “é  promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e tem como consultor científico o Doutor Pedro C. Carvalho da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra”

“Para este projecto definiram-se os seguintes princípios: o pedagógico, que passa por incutir nos miúdos e graúdos participantes — e «aprendizes de arqueólogos» — o gosto por visitarem e interpretarem, futuramente, outros núcleos arqueológicos, assim como a determinação, decerto agora mais esclarecida, para se envolverem em ações cívicas de preservação do património histórico-cultural; o científico e arqueológico, que pretendeu divulgar aspetos da nossa história que remonta à época pré-romana e romana, mas também conhecer e praticar métodos e técnicas de prospeção e escavação arqueológicas; o  cultural, em que se desejou consciencializar os jovens e menos jovens para o estudo, preservação e divulgação do património, e conjuntamente dinamizar o núcleo histórico de Bobadela, onde, pese embora o caráter temporário das escavações arqueológicas, se pode conceber um novo espaço museológico, visitável, no centro ou nas cercanias das suas ruínas”, explica a autarquia.

É também objetivo “identificar mais algumas peças do complexo “puzzle” desta cidade romana da Bobadela que alguém apelidou de “Splendidissima Civitas”, a esplêndida cidade”.

Anterior Rádio Boa Nova em reportagem na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital
Seguinte UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira comemora 500 anos de Foral Novo D. Manuel I

Notícias Relacionadas

Região

Piódão vence Prémio Cinco Estrelas Regiões pelo terceiro ano consecutivo

A Aldeia Histórica do Piódão, no concelho de Arganil, foi reconhecida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2020 na categoria Aldeia e Vilas, …

Última Hora

Região: Suspeitos de roubo na via pública ficaram em prisão preventiva

Dois jovens, de 17 e 21 anos, ficaram em prisão preventiva depois de terem sido detidos pela PSP de Pombal por suspeita da prática de roubos na via pública, com

Nacional

Covid-19. Portugal regista 1.105 mortes e 26.715 infetados

Portugal regista hoje um total de 1.105 mortes (mais 16, um aumento de 1,47% nas últimas 24 horas) e 26.715 infetados (mais 533, uma variação de 2,04% em relação a

Informação

Coimbra: Família desalojada após incêndio numa habitação

Um casal e um bebé ficaram desalojados em Coimbra na sequência de um incêndio que deixou a sua casa sem condições de ser habitada.

Região

Região: Despiste de moto fez uma vítima mortal

Um homem, com idade na casa dos 60 anos, morreu, ontem à noite, após ter-se despistado de motociclo, em Sever de Vouga, …

Informação

EPTOLIVA comemora 28º aniversário no dia 15 de novembro

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realiza na próxima sexta-feira, dia 15,  pelas 18h30, …

Informação

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Informação

Um morto em colisão de ciclomotor com camião em Cantanhede

Um trabalhador de uma empresa municipal de Cantanhede morreu, hoje, quando o ciclomotor que conduzia colidiu com “um camião em manobras”, disse uma fonte dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Informação

Amanhã, dia 12, é dia “Da Nossa Terra” no mercado de Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 12 de novembro, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital…

Região

Sampaense lamenta falecimento de ex-atleta Hector Carvalho

O Sampaense Basket, de S. Paio de Gramaços, lamentou, hoje, o falecimento de um ex-atleta do clube.

Informação

GNR detém 43 pessoas em 12 horas, 31 por condução sob o efeito do álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 43 pessoas entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, em todo o território nacional, no âmbito das operações de combate à

Destaque

População de Avô sente-se “inferiorizada em relação a outras praias do concelho”

A interdição ao uso balnear da Praia Fluvial de Avô tem provocado um sentimento de “atraiçoamento” e “inferiorização” às gentes da freguesia.