Eptoliva selecionada com quatro projetos na 14ª edição Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho    
23 Janeiro, 2017 1971 visualizações

 Eptoliva selecionada com quatro projetos na 14ª edição Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho    

image_pdfimage_print

No âmbito da candidatura à 14.ª edição do PROJETO “CIÊNCIA NA ESCOLA” – Fundação Ilídio Pinho, cujo tema se insere em “Ciência e Tecnologia ao Serviço de um Mundo Melhor”,…

… a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, garantiu a seleção a nível regional (5º escalão – ensino secundário) de quatro projetos submetidos a este concurso, que serão distinguidos com um prémio de desenvolvimento no valor de 500 Euros cada, destinado exclusivamente a apoiar a sua implementação e posterior avaliação final na fase nacional do “Concurso de Ideias”.

A EPTOLIVA foi a escola da Região Centro com maior número de projetos selecionados, numa cerimónia de entrega de prémios que decorreu no passado dia 18 janeiro, no auditório da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, na presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e do Presidente da Fundação, Engº Ilídio Pinho.

Os projetos submetidos a concurso integram uma visão multidisciplinar, envolvendo áreas curriculares diferenciadas através da integração de diferentes saberes e deverão demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos.

Os projetos, sob a responsabilidade e coordenação da docente Honorata Pereira, serão desenvolvidos nos dois espaços escolares da EPTOLIVA. “Requalificação dos resíduos do setor oleico na produção de biocombustíveis e bioadsorventes para remoção de metais pesados” e “Requalificação do rio Cobral por leito de macrófitas e Nasturtium officinale”, são os projetos a desenvolver na sede em Oliveira do Hospital, pelos alunos Carlos Quintino, do 3º ano do Curso de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel; Júlio Avelar, do 2º ano do Curso de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel; Bernardo Martins e Henrique Castanheira, do 1º ano do Curso de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel; e Carlos Rosário, do 2º ano do Curso de Multimédia. Já os projetos “Compósito antisséptico do extrato da planta Celidónia Magus” e “Caracterização e extração das fibras vegetais da folha de Aloe Vera, com princípios ativos, e aplicação tecnológica na saúde”, são, respetivamente, liderados por Bruno Paulino, Catarina Costa e Daniela Pinto, alunos do 3º ano do Curso de Auxiliar de Saúde, ministrado no Pólo de Tábua.

A Direção da ADEPTOLIVA congratula-se por mais este prémio, que “é fruto do trabalho conjunto de docentes, alunos e Direção da EPTOLIVA, numa escola que cada vez mais se afirma na região pela qualidade do seu ensino e pelo empreendedorismo, que servem de base para a construção do futuro dos alunos”.

Anterior Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação
Seguinte Nacional: Deco desaconselha compra de hambúrgueres já picados nos talhos

Notícias Relacionadas

Região

Arganil celebra regresso do Rally com espetáculo de video mapping

Arganil vai celebrar o regresso do Rally de Portugal à região Centro com um espetáculo de ‘video mapping’, no dia 30 de maio, na fachada da Antiga Cerâmica Arganilense.

Última Hora

Empregado fabril detido por abuso sexual de duas menores na Covilhã

Um empregado fabril, de 42 anos, foi detido por abuso sexual de menores na Covilhã. O homem terá perpetrado os crimes contra duas meninas de 14 e 16 anos, no

Última Hora

Eleito pela CDU em Ervedal da Beira denuncia “abandono” da extensão de saúde local

O eleito pela CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, João Dinis, reclama por “medidas urgentes”…

Última Hora

Cinco pessoas constituídas arguidas por maus tratos a idosos

A GNR de Aveiro constituiu arguidos três homens e duas mulheres, com idades entre os 40 e 85 anos, pela prática do crime de maus-tratos a cinco idosos.

Destaque

Rádio Boa Nova apresentou “Dia 15” na Feira do Livro de Oliveira do Hospital (com vídeo)

O livro “Dia 15”, lançado pela Rádio Boa Nova no dia 19 de março, por ocasião do 33º aniversário, está hoje em destaque na Feira do Livro de Oliveira do

Última Hora

Mercadinho da Montanha valoriza candidatura da Estrela a Geopark da Unesco

É já no próximo domingo, dia 11, que se realiza no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, a edição especial da Mostra da Nossa Terra, sob o desígnio de Mercadinho

Informação

Centro de Portugal e Castela e Leão vão avançar com projeto de promoção turística comum

O Centro de Portugal e Castela e Leão vão intensificar a sua cooperação transfronteiriça ao nível do turismo.

Informação

FAAD investe cinco milhões de Euros na ampliação do hospital

A Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai avançar com a ampliação do hospital num investimento de cinco milhões de Euros.

Sociedade

Quatro feridos ligeiros em colisão frontal na EN 17, entre Oliveira do Hospital e Tábua

Uma colisão frontal na EN17, envolvendo duas viaturas ligeiras, resultou esta tarde em quatro feridos ligeiros. O acidente ocorreu cerca das 16h15,…

Informação

Arganil refloresta dois mil hectares com espécies autóctones

Arganil vai avançar com a reflorestação de dois mil hectares de baldios com uma aposta nas espécies autóctones, um investimento previsto de cerca de três milhões de euros, suportado por

Nacional

Cerca de trinta concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Quase trinta concelhos de cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Festival das Sopas resultou em mais um sucesso em Santa Ovaia

Em Santa Ovaia cumpriu-se, no sábado, o já tradicional Festival das Sopas, organizado pela União de Freguesias de Vila Pouca da Beira e Santa Ovaia, …