Eptoliva “readaptou-se” para que “os alunos terminem os cursos e tenham o canudo” (com vídeos)
19 Maio, 2020 513 visualizações

Eptoliva “readaptou-se” para que “os alunos terminem os cursos e tenham o canudo” (com vídeos)

image_pdfimage_print

Ontem foram retomadas as aulas para os alunos do 3º ano na escola profissional Eptoliva, tal como permitido com  o início da segunda fase do desconfinamento. Esta manhã, de máscara e com as devidas regras de segurança…

… os alunos do curso de Manutenção Industrial e Mecatrónica Automóvel eram os únicos na sede da escola em Oliveira do Hospital.

A rotatividade dos alunos na escola é uma das medidas em tempo de pandemia. Daniel Dinis Costa, presidente da Adeptoliva, referiu esta manhã à Rádio Boa Nova que “a escola reiniciou uma nova fase do ensino presencial e a escola teve que se readaptar”.

“Esta não é a escola que gostaríamos de ter”, começou por referir, notando, contudo, que “dentro da readaptação, tudo fizemos para que fossem cumpridas as regras de segurança, etiqueta respiratória, higienização dos espaços e de distanciamento”.

A Eptoliva garante a todos, alunos, professores e colaboradores máscara e viseiras. As salas estão organizadas para manter distanciamento. Na escola só marca  presença um curso por dia. “Tomámos uma séria de medidas que pensamos que poderão evitar que, dentro da escola, haja propagação do vírus. Queremos que estes alunos terminem com sucesso o ano lectivo, terminem os cursos, façam a Prova de Aptidão Profissional (PAP) e tenham o canudo de técnicos de cada um dos cursos”, garantiu Daniel Dinis Costa.

Nesta nova fase, regressaram à escola 60 alunos, sendo que “apenas um, por vontade própria, decidiu não frequentar as aulas presenciais”

 

“Um início muito tímido a uma normalidade que se espera mais alargada e mais abrangente”

O executivo municipal de Oliveira do Hospital também visitou a escola profissional.  José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara verificou está a acontecer um início “muito tímido a uma normalidade que se espera mais alargada e mais abrangente”.  Na opinião do autarca “a  Eptoliva fez bem dividir os alunos,  tal como também acontece no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) “havendo parceria com a Câmara Municipal  por causa dos transportes”. “Ontem abriram as creches e nem todas abriram, há muito receio dos pais. Há uns passos tímidos de regresso a uma normalidade”, referiu ainda o autarca

Quase no final do ano letivo, José Carlos Alexandrino entende que “é preciso defender os alunos que apostam ir para o ensino superior”. “Acho que no concelho, houve muita preocupação da direção do AEOH e da Eptoliva para que tudo corra bem, acredito que é possível darmos boas respostas apelando à consciência cívica dos jovens”, concluiu o autarca  em declarações à Rádio Boa Nova.

Anterior Covid-19: Portugal regista mais 16 mortos e 223 infetados
Seguinte Município de Oliveira do Hospital incentiva ampliação de esplanadas com isenção de taxa

Notícias Relacionadas

Região

IP justifica demora no arranjo da Estrada da Beira com o mau tempo

A Infraestruturas de Portugal não avança com uma data para a conclusão das obras de requalificação da Estrada da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Ao jornal online Notícias

Região

Homem morreu em atropelamento ferroviário em Coimbra

Um homem, com idade na casa dos 50 anos, morreu esta manhã na sequência de um atropelamento ferroviário em Pedrulha, depois da estação de Coimbra B.

Informação

Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar esta sexta-feira, 13 de maio, o Dia Europeu Sem Elevadores (No Elevators Day) com uma campanha simbólica que pretende sensibilizar os oliveirenses

Última Hora

Mulher de 40 anos que desapareceu na Guarda já foi encontrada

Uma mulher de 40 anos que se encontrava desaparecida em Gonçalo, na Guarda, já foi encontrada, confirmou fonte da GNR.

Última Hora

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.

Educação

Câmara Municipal de Penacova promoveu Festa de Natal Infantil

No âmbito das festividades da Quadra Natalícia, o município de Penacova promoveu, no Auditório da Biblioteca Municipal / Centro Cultural de Penacova, a tradicional Festa de Natal dirigida ao público

Última Hora

Nelas celebra Dia Mundial do Enoturismo no próximo domingo

A Câmara Municipal de Nelas celebra no próximo domingo, dia 10, o Dia Mundial do Enoturismo, um evento promovido pela Rede Europeia …

Última Hora

Coimbra: Incêndio provoca explosão em prédio

Um incêndio, seguido de explosão, num apartamento obrigou, esta terça-feira, à retirada de todos os residentes de um prédio de um bairro da cidade de Coimbra. Apesar do aparato, o

Região

Filme promocional do Centro de Portugal distinguido em Cannes

O novo filme promocional da Turismo Centro de Portugal (TCP) conquistou, ontem à noite, mais uma distinção…

Última Hora

Sinistralidade: 9 detenções, 664 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 10 a 16 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Maratona de Seia XCM vai apurar atleta para Red Bull

A Maratona de Seia XCM Aldeias de Montanha (2016), que acontece durante este fim-de-semana, com as competições a decorrer no dia 19 de junho, irá ser palco …

Sociedade

Ministros vão “ajudar” nas obras da Estrada Nacional 17

Última Hora: Após reunião urgente do governo sobre o péssimo estado da Estrada Nacional 17, António Costa comunicou ao edil oliveirense Prof.José Carlos Alexandrino e ainda antes das mini férias