EPTOLIVA promoveu Turismo enogastronómico na Beira Serra
18 Junho, 2019 1017 visualizações

EPTOLIVA promoveu Turismo enogastronómico na Beira Serra

image_pdfimage_print

“Turismo enogastronómico na Beira Serra: o papel das Confrarias Gastronómicas”, foi o tema principal do II Fórum de Turismo, realizado no âmbito …

… de mais uma conferência EPTO FUTUROS da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, que decorreu a 12 de junho, no Museu do Azeite, e que juntou especialistas da formação e da informação turística na defesa da gastronomia como pilar fundamental no desenvolvimento económico e turístico de uma região.

A relevância da gastronomia como potencial turístico foi evidenciada pelas intervenções de Patrícia Ferreira, representante da CIM – Região Europeia de Gastronomia, que aludiu à ciência gastronómica como identidade e afirmação económica, social e sustentável de um território, enquanto José Borralho, Presidente da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), se referiu à gastronomia, enquanto valor económico e memória de uma viagem turística, concluindo que a riqueza gastronómica de Portugal se deve à época dos descobrimentos e da autenticidade e diversidade de receitas que se perpetuaram até hoje, capacitando a oferta turística a uma experiência de sabores.

Este colóquio incluiu ainda uma mostra de produtos endógenos diligenciados na presença de algumas Confrarias sediadas na Beira Serra. Entendidas como “confraternizações” de saberes e sabores tradicionais que atestam a própria evolução histórica e social de gentes e territórios, a Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores do Ervedal da Beira, a Confraria do Queijo Serra da Estrela, a Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil, a Confraria do Torresmo Beirão e a Confraria do Medronho, certificaram no seu testemunho, o património gastronómico que lhes cumpre salvaguardar e promover.

Este foi também, um momento de oportunidade para conhecer o espaço do Museu do Azeite, recentemente inaugurado na Bobadela, uma ideia empreendedora que nasceu na EPTOLIVA pela Prova de Aptidão Profissional de Berta Dias, e filha do fundador e proprietário deste espaço, António Dias. Um exemplo substantificado de investimento no Turismo da região, como referiu a Vereadora Graça Silva.

No encerramento deste fórum em contexto de práticas profissionais, foi servido um almoço confecionado pelo Chef José Carlos, que conjugou os produtos trazidos pelas várias confrarias presentes, em saborosas iguarias provadas pelos convidados e com harmonização de vinhos, da Quinta Vale do Cesto, apresentados por Patrícia Figueiredo.

Anterior ASAE instaurou 18 processos de contraordenação e um processo-crime no âmbito da Operação Estrela
Seguinte Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

Notícias Relacionadas

Nacional

Aviso vermelho: Vento com rajadas até 110 km/hora. Depressão ‘Helena’ a caminho

Portugal continental vai ser afetado na sexta-feira por uma depressão que vai causar agitação marítima e vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, o que levou à emissão

Última Hora

Arganil promove sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana

O Município de Arganil promove, no próximo dia 22 de agosto, pelas 16h00, uma sessão pública de divulgação e apresentação das oportunidades de financiamento do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro

Última Hora

Eptoliva entre as melhores escolas profissionais

A Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, é uma das cinco melhores escolas profissionais a nível nacional.

Informação

GNR realiza operação “Carnaval 2019” de 1 a 5 de março

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 1 e 5 de março, realiza uma operação de intensificação do patrulhamento e fiscalização rodoviária intensiva em todo o país,…

Sociedade

Empregada de limpeza detida ao tentar introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Uma mulher de 41 anos, empregada de limpeza, foi detida por tentar introduzir haxixe no Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Sociedade

CTT lançam Inteiro Postal alusivo ao 150º aniversário da Filarmónica Avoense

Os CTT Correios de Portugal associam-se à comemoração dos 150 anos da Filarmónica Avoense, de Avô, com o lançamento de um inteiro postal.

Região

UCC Pinheiro do Abraços premiada pela Missão Sorriso com apoio de mais de 25 mil Euros

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraço foi premiada no âmbito do concurso Missão Sorriso 2016- Continente com um apoio de 25.241,52 Euros. A entrega oficial do prémio

Última Hora

Ervedal da Beira com V Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

A Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira vai levar a efeito no próximo sábado, dia 30 de novembro, o seu V Capítulo.

Última Hora

Dois detidos por furto de combustível em Gouveia

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Guarda, no passado dia 4 de junho, deteve dois homens de 40 e 50 anos, por furto de combustível, na

Informação

Penacova: Detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Penacova, deteve hoje, dia 18 de outubro, um homem de 22 anos, pelo crime de detenção de arma proibida, na

Informação

Oito mortos nas estradas portuguesas no primeiro fim de semana do verão

Oito pessoas morreram e 14 ficaram gravemente feridas nas estradas portuguesas no passado fim de semana, o primeiro deste verão. Os dados foram revelados ontem  pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). 

Última Hora

Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu

O Município de Oliveira do Hospital realizou ao final da tarde de sábado, uma ação promocional da Feira do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.