EPTOLIVA mostra que ensino profissional “é uma alternativa muito válida”
24 Maio, 2019 1170 visualizações

EPTOLIVA mostra que ensino profissional “é uma alternativa muito válida”

image_pdfimage_print

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, está hoje a promover a conferência Epto Futuros “Indústria 4.0. Jornadas Técnicas do Curso de Mecatrónica.

O ano 2018/2019 foi o ano de estreia do curso de Mecatrónica na Eptoliva, contando com um total de 15 aluno. Em declarações à Rádio Boa Nova, Daniel Costa, presidente da Adeptoliva, associação que gere a Eptoliva, disse que o novo curso continuará a ser uma aposta da Eptoliva, já que tratando-se de uma área tecnológica “tem uma grande procura. “Este é um curso que consegue ter uma grande abrangência, daí a importância de apostarmos neste curso, porque poderá ter um grande nível de empregabilidade”, afirmou.

A Eptoliva, com sede em Oliveira do Hospital e Pólo em funcionamento no concelho de Tábua, tem conseguido, em cada ano, lotar a capacidade da escola em número de alunos, rondado os cerca de 200. Neste momento a escola prepara a oferta formativa para o triénio 2019- 2022 e o objetivo é “manter o número de alunos”.”O importante aqui é ter noção do território e de que o ensino profissional tem tendência a crescer e é uma alternativa muito válida”, referiu o responsável, defendendo porém que todas escolas devem “trabalhar em conjunto para dar as melhores alternativas aos alunos.

A Eptoliva é frequentada por alunos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Góis, Carregal do Sal, Tondela, entre outros locais. A escola tem vindo a acumular vários prémios e distinções em concursos nacionais e internacionais. De acordo com os últimos dados divulgados, a Eptoliva é considerada a melhor escola a nível distrital e a 3ª melhor no país. “Isso é algo que nos orgulha, porque é o reflexo de que estamos no caminho certo”, concluiu.
Esta manhã, o colóquio “Industria 4.0”, contou com a participação de Nuno Vieira, gerente da empresa Induprotec Lda, Manuel Correia, responsável pelas áreas da automação e controlo no Grupo Sonae, e José Barata Oliveira, especialista na área da Robótica Industrial Complexista da Universidade Nova de Lisboa. Na sessão de abertura, participaram Daniel Costa, António Paulino, docente na área das Ciências e Tecnologias na ESTGOH, Graça Silva, vereada da Educação e Cultura do Município de Oliveira do Hospital (MOH) e José Francisco Rolo, vice-presidente do MOH.

Da parte da tarde, pelas 14h00, a comunidade estudantil poderá participar em dois workshops. José Barata Oliveira e Eduardo Pinto serão os responsáveis pelo Workshop sobre Robótica Móvel. O Workshop sobre Astrofotografia com telescópio em montagem equatorial e controlo inteligente será conduzido por António Paulino.

Anterior José Freitas e Marco Vilas Boas à partida do Rali de Portugal Clássicos Desportivos
Seguinte Coimbra: Mais de 90 operacionais combatem incêndio em dois armazéns

Notícias Relacionadas

Informação

Município de Penacova mantém aposta na comparticipação de livros de fichas de trabalho

O Município de Penacova informou que, tal como foi deliberado em reunião ordinária de 19 de julho, irá assumir o  pagamento…

Desporto

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Sampaense Basket venceu o Eléctrico FC por 83-78 na 8ª jornada da Proliga. A equipa de S. Paio de Gramaços segue em 8º lugar, com 8 pontos.

Última Hora

Viseu: Colisão faz três feridos graves, entre eles duas crianças

Uma colisão entre duas viaturas ligeiras na Estrada Nacional 229 (EN229), em Viseu, causou , na manhã desta quarta-feira, ferimentos em seis pessoas.

Última Hora

LPCC implementa projeto piloto “Os Super Saudáveis” no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) apresentou, ontem, o projeto pioneiro de “intervenção primária”…

Última Hora

Colisão com quatro veículos condicionou o IC2 em Coimbra

Uma colisão envolvendo quatro veículos, dois ligeiros e dois pesados, no IC2 em Coimbra, fez esta manhã um ferido ligeiro.

Informação

Sociedade Recreativa Penalvense promove II Semana Cultural

A Sociedade Recreativa Penalvense, no âmago dos seus pergaminhos culturais e recreativos, organizou pela primeira vez, no final do mês de dezembro de 2017, uma semana dedicada à arte e

Última Hora

Cooperativa Beira Central quer prestar mais apoio aos agricultores

Luís Vaz Pato foi reconduzido na direção da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, conhecida no concelho de Oliveira do Hospital e na região pelo seu supermercado e lojas agrícolas.

Cultura

Fernando Correia apresenta novos livros em Oliveira do Hospital

O conhecido jornalista Fernando Correia regressa a Oliveira do Hospital para apresentar os seus dois últimos livros: a recém publicada autobiografia “O Que Eu Sei de Mim” e…

Última Hora

Coimbra: Dois homens agredidos por se beijarem em público

Um casal homossexual foi violentamente agredido, no passado sábado, no centro comercial Alma Shopping, em Coimbra, por ter trocado um beijo de despedida.

Região

Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, na madrugada de hoje, uma mulher suspeita de tentar matar o companheiro, no dia de ontem, em

Região

Arganil promove ação “Dar Cor à Serra do Açor” no dia Internacional da Floresta

O Município de Arganil vai assinalar o dia Internacional da Floresta com a iniciativa “Dar Cor à Serra do Açor”, que vai decorrer no dia 21 de Março, no local

Região

Colisão rodoviária fez um morto e dois feridos em Penamacor

A colisão entre duas viaturas ligeiras no concelho de Penamacor provocou ontem à tarde um morto e dois feridos, disse à Lusa fonte…