EPTOLIVA é a melhor Escola Profissional na Mostra Nacional de Ciência e representa Portugal no Brasil
4 Junho, 2019 2138 visualizações

EPTOLIVA é a melhor Escola Profissional na Mostra Nacional de Ciência e representa Portugal no Brasil

image_pdfimage_print

Com o projeto “BEMBIBER – Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil conquistou o 2º Prémio na XIII Mostra Nacional …

… de Ciência, que decorreu entre 30 de maio a 1 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Tendo antecipadamente merecido os elogios de Tiago Brandão, Ministro da Educação, o projeto “BEMBIBER”, que consiste num GIN obtido a partir do soro de leite da ovelha bordaleira, desenvolvido por Rodrigo Carvalho e coordenado pela Professora Honorata Pereira, irá ainda representar Portugal na MOSTRATEC 2019, Feira de Ciência e Tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo, no Brasil. Para além do premiado na área da Bioeconomia, também o projeto “EGGTEC – Cálcio é … galinha o põe”, na área de Química, foi selecionado nesta Mostra Nacional.

A Mostra Nacional de Ciência, já considerada uma das maiores a nível Europeu, este ano na sua 13ª edição revelou uma forte adesão nacional, reunindo a participação de 247 jovens cientistas e investigadores, orientados por 61 professores, sob os quais o Júri avaliou a apresentação do projeto no stand, a clareza do discurso, o rigor científico, a originalidade e a criatividade.

Daniel Dinis Costa, presidente da ADEPTOLIVA, recorda que “a Mostra Nacional de Ciência é o corolário do Concurso Jovens Cientistas, a mais importante competição anual dirigida aos estudantes nas áreas da ciência aplicada, destacando-se no distrito de Coimbra, a EPTOLIVA, como a única Escola Profissional participante, o que permite certamente promover o nome e as potencialidades desta região. Mais do que ensinar com qualidade, as práticas pedagógicas da EPTOLIVA revelam um modelo diferenciador de Educação, demonstrado na competência da formação científica e inovadora de professores e alunos envolvidos nos projetos, reconhecendo a EPTOLIVA como um veículo de valorização e crescimento do Ensino Profissional no nosso país”.

Anterior Centro de Portugal é a região que tem mais praias com “qualidade de ouro”
Seguinte Mangualde: GNR deteve três suspeitos de tráfico de droga

Notícias Relacionadas

Informação

População exige respostas à administração da MEO sobre indisponibilidade dos serviços

Passado mais de um mês desde o grande incêndio de 15 de outubro são muitos os oliveirenses que se mantêm privados dos serviços de comunicações contratualizados…

Destaque

Oito detenções e 54 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial da GNR de Coimbra realizou, na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, um conjunto de operações visaram a prevenção e combate…

Última Hora

Agricultores lesados dos incêndios exigem “ajudas justas” ao Governo

Vários agricultores atingidos pelos incêndios de 2017 manifestaram-se, hoje, em Góis e entregaram ao ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e ministro-adjunto, Pedro Siza Viera,…

Informação

Falso alarme gerou pânico total na cidade de Oliveira do Hospital

Um falso alarme em torno da possibilidade de rebentamento da unidade industrial Sonae localizada na Catraia de S. Paio,…

Última Hora

Agrupamento de Escolas acolhe 2360 alunos e aguarda “visto” para remoção de amianto (com vídeo)

Começaram ontem e decorrem até amanhã as apresentações nas várias escolas do Agrupamento de Oliveira do Hospital. As aulas têm início na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro.

Informação

Jantares românticos e vouchers de beleza e bem estar para quem “Namorar Oliveira do Hospital”

Fazer compras em Oliveira do Hospital, entre 2 e 9 de fevereiro, abre caminho a 12 jantares românticos e a 13 vouchers de beleza e bem estar, …

Destaque

Tábua quer “continuar a crescer e a atrair gente”. Hoje assinala-se o Dia do Município

Na primeira comemoração do Dia do Município de Tábua após o grande incêndio, Mário Loureiro destaca a determinação da autarquia no processo de recuperação. Em entrevista à Rádio Boa Nova,

Última Hora

Cooperativa completa 52 anos e perspetiva “longos anos de vida”

A Cooperativa da Beira Central assinalou ontem, dia 11 de dezembro, 52 anos de atividade. Com um supermercado renovado, a Cooperativa espera seguir na senda da evolução, perspetivando “longos anos

Informação

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.

Informação

Exposição Coletiva de Artes Plásticas é inaugurada amanhã em Oliveira do Hospital

Vai ser inaugurada amanhã, 24 de abril, pelas 21h00, a 5ª edição da Exposição Coletiva de Artes Plásticas no Salão Nobre dos Paços do Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Viseu: Homem detido por ter ateado um foco de incêndio florestal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Viseu, no passado dia 18 de setembro, deteve um homem, de

Última Hora

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.