EPTOLIVA defende regime de acesso especial ao ensino superior para todos os alunos
24 Fevereiro, 2020 947 visualizações

EPTOLIVA defende regime de acesso especial ao ensino superior para todos os alunos

image_pdfimage_print

O Governo acaba de confirmar a intenção de criação de uma via de acesso especial para que alunos do ensino profissional possam entrar no ensino superior, com efeitos já no próximo ano letivo 2020/2021.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, esta proposta colheu a concordância do Conselho Pedagógico da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, órgão constituído pelos docentes, diretores de turma e diretores dos cursos profissionais, que corroboraram a justeza desta medida, baseada nos planos curriculares específicos destes cursos mais práticos e profissionalizantes. No regime em vigor, a realização de exames nacionais em disciplinas da componente sociocultural e científica no 12º ano, em simultâneo com a obrigatoriedade de os alunos do profissional terem de realizar o estágio profissional e a Prova de Aptidão Profissional, constitui-se como uma das maiores barreiras ao prosseguimento de estudos, colocando os alunos do ensino profissional em desvantagem nas possibilidades de acesso ao ensino superior.

Segundo este órgão deliberativo da EPTOLIVA, o novo modelo de acesso ao ensino superior para os alunos que frequentam cursos profissionais, é uma medida perfeitamente justa, que promove a todos os estudantes as mesmas oportunidades de acesso na escolha do percurso escolar, daquela que é a geração de futuro deste País.

Daniel Costa, Presidente da ADEPTOLIVA, confirma que o incentivo ao ingresso no ensino superior é uma estratégia clara, assumida pela EPTOLIVA, que para além de apostar na qualidade do ensino na preparação dos seus alunos, estabeleceu também a atribuição de prémios aos candidatos a cursos superiores, o que tem posicionado esta escola profissional com taxas de ingresso no ensino superior acima da média nacional. No entanto, considera que este Governo deve ir mais longe. “No regime em vigor, a ponderação percentual dos exames nacionais na média de acesso aos cursos superiores é demasiado elevada, na medida em que um simples dia mau num exame pode deitar por terra todo um percurso escolar brilhante, com a agravante de que não é expressiva do esforço do percurso escolar destes alunos, nem valoriza a dimensão prática e o perfil de aptidão e competências exigido em cursos profissionais. Na verdade, o acesso ao ensino superior, não deve estar limitado apenas a médias e exames, porque não é esta a forma mais eficaz de avaliar a qualidade de ensino secundário, em qualquer das suas vias de ensino. Faz, por isso, todo o sentido que este novo regime de acesso ao ensino superior seja extensivo também para o ensino regular”, refere o dirigente.

Sobre esta matéria, Daniel Costa, deixa aqui o desafio, “para que possa existir uma reorganização da rede de ensino superior, visando a especialização destas instituições em cursos que possam dar resposta às áreas diplomadas no ensino profissional. Da mesma forma, é inegável estar aqui uma medida de Incentivo à Valorização do Interior, se as instituições de ensino superior quiserem agarrar esta oportunidade, fazendo por se diferenciar com ciclos de estudos que melhor cumpram a função de atração, fixação e formação da população em regiões de baixa densidade demográfica. Não podemos queixar-nos que não valorizamos o interior e depois colocarmos entraves às medidas que são lançadas. Deve haver um diálogo e concertação para que as novas regras de acesso ao ensino superior sejam justas, coerentes e adaptadas à realidade da Educação actual, que deve ter no ensino superior um início e não um fim”.

Anterior Resultados desportivos do fim-de-semana
Seguinte Operação Carnaval: 418 acidentes e um morto nos dois primeiros dias

Notícias Relacionadas

Última Hora

Morreu o antigo bispo de Viseu Ilídio Leandro

O antigo bispo de Viseu Ilídio Leandro morreu hoje, aos 69 anos, vítima de doença, disse a Diocese de Viseu.

Região

CIM Região de Coimbra constitui grupo de trabalho para monitorização da Vespa Velutina

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra constituiu um grupo de trabalho “para a implementação de uma estratégia intermunicipal …

Última Hora

Município de Góis apresenta autores Goienses

A Câmara Municipal de Góis associa-se às comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, que se celebra em 2018 por iniciativa da Comissão Europeia.

Última Hora

Retomadas as operações na pedreira de Borba. GNR confirma três desaparecidos e PJ investiga causas

As operações na pedreira atingida pelo deslizamento de terras e pelo colapso do troço da estrada que liga Borba a Vila Viçosa estão a ser retomadas hoje de manhã depois

Cultura

Município de Oliveira do Hospital promove 4ª edição da Exposição Coletiva de Artes Plásticas

No âmbito do 44.º aniversário do 25 de abril de 1974, o Município de Oliveira do Hospital, através do pelouro da Cultura, vai promover a quarta edição da Exposição Coletiva

Última Hora

Semana Académica promove a cidade e a ESTGOH ate 30 de Abril

O espírito académico vai tomar conta da cidade de Oliveira do Hospital a partir de hoje, 24 de abril, e até domingo, dia 30. A iniciativa pretende promover a cidade

Destaque

“S. João Paulo II esteve a ajudar-nos” (com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara-se para mais uma celebração do Dia da Unidade Pastoral e do padroeiro que consagrou em 22 de maio de 2016, S. João Paulo II.

Desporto

Antevisão: Sertanense vs FCOH. Caldas vs ADN

Este domingo arranca a 3ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

3ª Semana Cultural de Penalva de Alva “promove a aldeia e o próprio tecido cultural” de 22 a 29 de dezembro

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela terceira vez, a Semana Cultural, que decorre de 22 a 29 de dezembro em Penalva de Alva, e tem como principal objetivo “promover a

Nacional

Só este ano já foram detidas 137 pessoas pelo crime de incêndio

As autoridades policiais detiveram, até segunda-feira, 137 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais do dobro do que em 2016, continuando a registar-se várias ignições noturnas, …

Educação

Projeto “Os Super Saudáveis” chega aos pais

O projeto “Os Super Saudáveis”, desenvolvido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro junto dos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital no corrente ano letivo,

Informação

Carlos Cardoso, engenheiro informático, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carlos Cardoso, com funções de gestão e manutenção da rede interna da BLC3 e equipamentos adjacentes.