EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”
12 Novembro, 2018 1348 visualizações

EPTOLIVA comemorou 27 anos de “trabalho e dedicação”

image_pdfimage_print

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou, no passado dia 9 de novembro, o seu 27º aniversário, com uma cerimónia de entrega de diplomas e prémios a alunos.

Na ocasião, com palavras de agradecimento dirigidas a docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação e promotores, Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA- Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional, enalteceu o trabalho que a escola, na sua coletividade, tem desempenhado.

Quanto ao presente, Daniel Costa salientou que tem sido exigente, com “muito trabalho e muita dedicação”. “Temos hoje uma escola com a sustentabilidade financeira que sempre ambicionámos, fruto de uma gestão rigorosa, mas, mais importante, com sustentabilidade pedagógica”, afirmou, dando conta de que “nos últimos anos os objetivos têm sido atingidos”.

Este ano, com 11 turmas, oito cursos e cerca de 200 anos, “é sinal de que a escola tem capacidade de angariação de alunos”, defendeu o presidente.

 

 

O posicionamento da EPTOLIVA nos rankings nacionais não deixam margem para dúvida. “Hoje, a EPTOLIVA é uma escola que é conhecida e reconhecida”, garantiu. Considerada melhor escola profissional da região de Coimbra e a terceira melhor a nível do país, “é sinal que os alunos estão bem entregues”. “É uma escola que aposta no método de ensino diferente. Temos uma escola do futuro, com empreendedorismo e com inovação”, disse, reforçando que um dos objetivos é “fazer com que cada aluno que entre, consiga terminar o seu curso”.

Mais uma vez, os números refletem o sucesso que tem sido alcançado. “Hoje temos uma escola com uma taxa de conclusão de 85 por cento. Metade dos alunos que concluíram estão a trabalhar e desses que estão a trabalhar, cerca de 60 por cento é na área de formação. É sinal que esta escola sabe preparar os alunos para o mercado de trabalho”, adiantou Daniel Costa, orgulhoso da escola que dirige.

No discurso, o responsável aproveitou ainda para mostrar o seu desagrado face à discriminação que ainda se sente no ensino profissional. “Vejo uma série de projetos e programas de apoio ao sucesso escolar que depois chegam aos agrupamentos de escolas e não chegam aos alunos do ensino profissional da Eptoliva. É algo com que eu não me conformo porque estes alunos são alunos iguais e merecem ter o mesmo tipo de tratamento”, justificou.

Na cerimónia do aniversário, Daniel Costa deu conta de uma das novidades guardadas para o próximo ano letivo. No próximo ano, “com ou sem apoios”, vai ser construída “uma sala do futuro”. “Cada aluno que entrar nesta escola terá direito a receber um tablet ou um computador portátil, que será um instrumento de trabalho para os três anos”, referiu, salientando que, nos dias de hoje, é necessária uma “adaptação às novas realidades”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada
Seguinte Baleia morta com 20 metros deu à costa a norte da praia de Mira

Notícias Relacionadas

Última Hora

Oliveira do Hospital promove encontro com comunidade britânica

O Município de Oliveira do Hospital acolhe hoje,12 de março, uma sessão informativa dirigida à comunidade britânica residente no concelho e na região.

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa tranquiliza autarca de Oliveira do Hospital quanto aos apoios à agricultura

Face à preocupação do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, de que os apoios previstos para os produtores da agropecuária…

Informação

GNR e EDP distribuem calendários a idosos alertando para a prevenção de burlas

A Guarda Nacional Republicana  (GNR), em parceria com a EDP Distribuição, vai distribuir, em todo o território nacional, 50 mil calendários no sentido de reforçar a proximidade à população mais

Região

INEM transfere helicóptero de Santa Comba Dão para Viseu por “falta de condições”

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o

Sociedade

ANPC realiza exercício para testar capacidade de resposta operacional

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) leva a efeito, a 18 e 19 de maio, o exercício MONTEMURO 2018, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Última Hora

Greve da Função Pública encerra Escolas da Ponte e Lagares da Beira. Cordinha fecha às 13h00. Escola Sede está no “meio termo”

A greve da Função Publica convocada para esta sexta-feira, 31 de janeiro, obrigou hoje ao fecho da Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas …

Informação

Homem detido em Gouveia por posse de 23 armas

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve ontem, um homem de 61 anos, por violência doméstica, no concelho de Gouveia.

Última Hora

Reitor da Universidade de Coimbra anunciou eliminação da carne de vaca das cantinas universitárias

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou hoje o reitor, Amílcar Falcão.

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

Este domingo, dia 13 de outubro, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai disputar a 7ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

Celorico da Beira planta duas mil árvores junto do Parque Industrial

A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai plantar, na terça-feira, duas mil árvores junto do Parque Industrial, no âmbito…

Destaque

Associação PIDS recupera tradições e confere novo fôlego à freguesia de Seixo da Beira (com vídeo)

Quase a terminar o roteiro pelas associações juvenis do país, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude visitou esta manhã a jovem associação PIDS, …

Informação

Dez concelhos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).