Eptoliva avança com Centro Qualifica em Tábua. Até 2021 serão qualificadas 400 pessoas (com vídeo)
28 Julho, 2020 419 visualizações

Eptoliva avança com Centro Qualifica em Tábua. Até 2021 serão qualificadas 400 pessoas (com vídeo)

image_pdfimage_print

Foi hoje assinado na Câmara Municipal de Tábua, o protocolo que formaliza o arranque do Centro Qualifica no pólo da Eptoliva em Tábua. Até 2021, o Centro Qualifica deverá qualificar 400 pessoas.

A data prevista para o arranque do Centro Qualifica da Eptoliva é o próximo dia 1 de setembro. A nova resposta foi, esta manhã, formalizada entre a Escola profissional, com sede em Oliveira do Hospital, e o Município de Tábua.

Sendo a Eptoliva uma escola que tem como promotores, os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, Mário Loureiro, autarca de Tábua, deu conta da “satisfação” que é para o Município de Tábua “fazer parte de um projeto de ensino profissional, que tem tido este êxito”  e que “contribui para a formação dos jovens e valorização de toda a região”.

Para Mário Loureiro, o protocolo assinado esta manhã “muito nos honra, porque são atribuídas à Adeptoliva, competências que antes eram de organismos ligados ao Estado”. “Prova que a escola profissional, tem qualidade, resultados e qualificação suficientes para lhe ser creditada este tipo de formação que, em muito, vai contribuir para melhorar a formação dos nossos jovens, mas também dos adultos, pessoas que não tenham trabalho”. Segundo o autarca, o novo Centro Qualifica “vai dar a possibilidade de celebrar uma melhoria das capacidades da região”.

“O objetivo é claro: qualificar pessoas, ajudar pessoas a melhorar a sua qualificação profissional, melhorar a empregabilidade”

O Centro Qualifica em Tábua vai ser promovido no pólo da Eptoliva que funciona naquele concelho. Daniel Costa, presidente da Adeptoliva – Associação que gere a Eptoliva, quis logo ser justo, informando que foi o Município de Tábua que lançou o desafio à escola profissional. “A Eptoliva obviamente que não podia dizer que não. A escola está próxima das pessoas, trabalha para as pessoas e para além da educação, tem também a função de formação social e de serviço público”.

Sobre o novo Centro Qualifica, Daniel Costa referiu que “o objetivo é claro: qualificar pessoas, ajudar pessoas a melhorar a sua qualificação profissional, melhorar a empregabilidade”. “Vivemos tempos difíceis e não sabemos o que virá pela frente”, comentou o responsável pela escola, verificando que “ se calhar estamos a antecipar a solução de alguns problemas”. “Talvez o Centro Qualifica seja uma mais valia nesse aspeto. A empregabilidade é muito importante, porque de um momento para o outro tudo muda. Acho que esse será um dos grandes objetivos que é qualificar pessoas, dar-lhes mais formação, para que possam ter maior empregabilidade”.

Com a nova resposta da Eptoliva, Daniel Costa acredita que vai ser feito “um trabalho importante de aproveitar as competências que muitos adultos já adquiriram, e certificá-las e valorizá-las”. Considerou, por isso, estar “perante um protocolo muito importante e uma mais valia para o concelho de Tábua”. “Ninguém tenha dúvidas, qualificar pessoas em Tábua, é certamente dar um melhor futuro a Tábua. É nisso que nós acreditamos”, defendeu o presidente da Adeptoliva.

A lembrar que a Eptoliva foi criada “para servir a região, as suas empresas de comércio indústria e serviços, as instituições públicas ou privadas”, o presidente da Assembleia Geral da Adeptoliva e vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital verificou que “esta é um escola enraizada na região, aposta na formação dos mais jovens para os colocar no mundo do trabalho”. José Francisco Rolo, destacou a aposta da Eptoliva na “qualificação de alunos para o ensino superior”. “Nesta senda e sendo a Eptoliva uma escola de topo”, o responsável apreciou o facto de a escola, “que está sempre na vanguarda”, apostar na “qualificação de ativos, daqueles que já estão no mundo do trabalho, que têm competências assumidas que resultam da sua atividade profissional”. “Esta escola abre agora a oportunidade de esses profissionais verem renovadas, reconhecidas e validadas as suas competências profissionais e serem convertidas em habilitações. Isto é o milagre da multiplicação, que não vem por outra razão, que não seja o milagre do trabalho e capacidade de adaptação desta escola”, considerou ainda o presidente da Assembleia Geral da Adeptoliva.

Atendendo ao percurso efetuado pela escola, José Francisco Rolo, constatou que a Eptoliva “é uma escola ágil e adaptada à sua região”. O responsável adiantou que o protocolo que valida a entrada em funcionamento do Centro Qualifica, “demonstra que esta escola é uma escola de topo”. “E só uma escola de topo pode seguir e merece este caminho brilhante”, concluiu o também vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital.

Na sessão de assinatura de protocolo, o vice-presidente do Município de Tábua, Ricardo Cruz, notou que a “Escola tem capacidade para se adaptar”. Sobre a missão do Centro Qualifica, o responsável, observou que “ainda há pessoas que precisam de qualificação”. “O país necessita disto, a Beira Serra e Tábua Necessitam disto”, considerou.

Anterior Covid-19: Portugal contabiliza mais três mortes e 111 infetados
Seguinte Autoridades procuram homem desaparecido no concelho do Fundão

Notícias Relacionadas

Nacional

Operação Fronteira Vigiada: GNR realizou ações para prevenir e combater a criminalidade

A Guarda Nacional Republicana realizou ontem, 19 de julho, diversas ações de controlo e fiscalização nas fronteiras terrestes, nomeadamente nas respetivas vias de acesso rodoviárias e ferroviárias, com o intuito

Educação

Eptoliva entre as melhores escolas profissionais

A Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, é uma das cinco melhores escolas profissionais a nível nacional.

Destaque

Sinistralidade: 71 acidentes e 458 infrações no distrito de Coimbra

A semana de 14 a 20 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 71 acidentes que resultaram em 28 feridos leves e um morto.

Informação

Chuva coloca seis distritos sob aviso amarelo. É esperada trovoada e granizo

Seis distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes e acompanhados de trovoada, …

Sociedade

“Ciclo do Pão” em Meruge recria “descasca, malha e rota dos milheirais”

A freguesia de Meruge promove, no próximo dia 21 de setembro, a 10ª edição do Ciclo do Pão que pretende recriar a “descasca, malha e rota dos milheirais”.

Desporto

III Trail Colcurinho realiza-se no próximo domingo

A 3.ª edição do Trail Colcurinho realiza-se já nNo próximo domingo, 21 de outubro, uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e das Aldeias do Xisto, com a

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu e autografou livro “Dia 15” da Rádio Boa Nova

De visita à Festa do Queijo Serra da Estrela que decorre este fim de semana, em Oliveira do Hospital, o presidente da República visitou o espaço da Rádio Boa Nova,

Última Hora

Avião lança sementes em zonas de encosta de Oliveira do Hospital

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” vai passar, amanhã, pelo concelho de Oliveira do Hospital, às 11h30.

Desporto

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Informação

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do

Última Hora

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades

Desporto

5º circuito Municipal de Escolas de Natação em Arganil

Amanhã, dia 9 de fevereiro, pelas 15 horas, a Piscina Municipal de Arganil vai ser palco da 5ª concentração do Circuito Municipal de Escolas de Natação.