Epto Futuros encerra com pilotos internacionais e nacionais a destacarem a mecatrónica automóvel como área chave para o futuro
2 Julho, 2020 345 visualizações

Epto Futuros encerra com pilotos internacionais e nacionais a destacarem a mecatrónica automóvel como área chave para o futuro

image_pdfimage_print

O encerramento do ciclo de conferências EPTO FUTUROS 2020, após cinco semanas em ação que destacaram os vários cursos em funcionamento na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, aconteceu com uma jornada dedicada ao Curso de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

…uma área âncora que integra a oferta formativa desta Escola Profissional, não só pela abrangência com outras áreas formativas, como pelos índices de desempenho conseguidos no que concerne às elevadas taxas de conclusão do curso, de empregabilidade e de acesso ao ensino superior.

Com o tema “Competição e Mundo Automóvel – Impactos e Futuros”, moderado pelo Diretor de Curso João Mendonça, este webinar particularmente dedicado aos fãs da velocidade e do desporto automóvel, reuniu um painel de personalidades e empresários do ramo automóvel, como Pedro Couceiro, um dos mais internacionais pilotos portugueses de Automobilismo; Pedro Alves, actor, humorista, piloto TT e proprietário da empresa “Monstter”; o piloto Pedro Pereira Jr. e o navegador Sandro Trindade, dupla que participa na Copa 106, e o gerente da empresa Proturbo – Componentes Eletromecânicos, Lda., Jorge Marques.

A desejada normalidade do mundo automóvel vai acontecer até “pela importância que o sector automóvel tem na humanidade e na sua mobilidade”, como referiu Pedro Couceiro, que considerou que os carros e os combustíveis do futuro ainda encerram muitas oportunidades a ser estudadas e reinventadas. Corroborando esta perspetiva Jorge Marques, referiu-se à Proturbo como uma empresa que se adaptou a este tempo e prepara o investimento num futuro competitivo que será dominado pelos carros a gasolina, diesel, elétricos e híbridos, exigindo técnicos qualificados em mecatrónica automóvel para trabalhar nessa nova realidade.

Mas, como aludiu Pedro Alves “para ganhar uma corrida temos que a acabar”, fazendo a analogia entre a paixão dos pilotos e os mecânicos que conhecem o motor, destacando a importância da mecatrónica na perícia de qualquer máquina motorizada. Apaixonados por automóveis e sobretudo pela competição automóvel, a dupla Pedro Pereira Jr. e Sandro Trindade, testemunharam as suas experiências na ainda curta carreira nos ralis, aliando a sua juventude e percurso académico como motivação e inspiração, numa perspetiva atual e futura, a respeito das competições automóveis tão acarinhadas por este território.

Com a realização desta iniciativa, pretendeu-se assim promover e dignificar os mecatrónicos, que são profissionais cada vez mais importantes nas oficinas e na linha da frente do desporto automóvel. Todos foram unânimes na relevância e importância deste tipo de cursos para a região e país, como exemplo de cursos de elevada empregabilidade, aliados a uma nova e crescente realidade, de aumento de alunos que desejam o acesso ao ensino superior.

Miguel Ventura presidente da ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, saudou a escolha deste tema, uma vez que o desporto automóvel é um evento que promove este território e é particularmente caro aos portugueses, referindo-se à EPTOLIVA como uma escola de proximidade com a comunidade, uma entidade de referência, no que respeita ao ensino profissional de qualidade a nível regional e nacional, que orgulha toda a região da Beira Serra e que contribui para o desenvolvimento e competitividade do seu tecido empresarial, fazendo alusão aos prémios conquistados pela escola, uma demonstração da competência, inovação, experiência, dedicação e empenho da sua comunidade escolar.

“Conhecer e modernizar opiniões e mudar mentalidades” foi assim que Daniel Costa presidente da ADEPTOLIVA adjetivou o ciclo de conferências EPTO FUTUROS anualmente concebido pela EPTOLIVA, uma escola que só faz sentido se for aberta à Comunidade e partilhar com esta, experiências e vivências profissionais e de cidadania. Satisfeito com a edição de 2020 do EPTO FUTUROS, o diretor desta escola profissional agradeceu o sucesso deste evento a quem dedicou e acompanhou os vários diretos decorridos pelas redes sociais e se associou à EPTOLIVA nesta nobre missão de “Formar Futuros”.

Anterior Final da Taça de Portugal vai ser disputada no Estádio Cidade de Coimbra
Seguinte Tábua: Apreensão de armas proibidas em processo de violência doméstica

Notícias Relacionadas

Informação

Presidente da República inaugura Museu do Azeite no próximo sábado

Marcelo Rebelo de Sousa concretiza a vontade de António Dias e no sábado, pelas 11h00, vai presidir à inauguração do Museu do Azeite, na aldeia da Bobadela, concelho de Oliveira

Informação

PS conseguiu melhor resultado de sempre nas autárquicas. O PSD o pior.

Ontem, o PS alcançou o melhor resultado de sempre em eleições autárquicas. Já o PSD ficou-se pelo pior resultado de sempre, sem que Pedro Passos Coelho …

Educação

Acompanhe aqui, em direto, a conferência EPTO FUTUROS Design & Science “A Sustentabilidade Industrial e a Economia Circular”

A Sustentabilidade Industrial e a Economia Circular são os temas da Conferência EPTO FUTUROS DESIGN&SCIENCE, que se realiza hoje, dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia

Região

Município de Seia confirma dois casos de COVID-19 e declara estado de alerta

A Câmara Municipal confirmou, hoje, a existência de dois casos de infeção por Covid-19, e determinou a “Situação de Alerta de Âmbito Municipal”…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

COVID-19: Há 13 pessoas em quarentena no concelho de Oliveira do Hospital. Dois casos apresentam sintomas gripais

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital referiu esta manhã, em conferência de imprensa, que neste momento há 13 pessoas em quarentena…

Última Hora

Penacova: Bandeira Azul hasteada na Praia Fluvial do Reconquinho

A época balnear abriu ontem, no concelho de Penacova, com a cerimónia do hastear da Bandeira Azul e da Bandeira de Praia Acessível, na Praia Fluvial do Reconquinho.

Informação

Homem tentou afogar bebé e espancou grávida e os filhos em Anadia

Um homem tentou afogar um bebé de dez meses, em casa, ontem à tarde, em Arcos, Anadia. O homem agrediu ainda, na cabeça, os meninos de 6 e 7 anos

Última Hora

Operação Páscoa: mais 64 acidentes, um morto e 12 feridos do que no ano passado

No balanço da ‘Operação Páscoa’ 2018, a GNR dá conta de quatro mortos. Durante os quatro dias ocorreram 806 acidentes, que resultaram ainda em 17 feridos graves e 234 ligeiros.

Região

Covilhã: Homem detido por 17 furtos em residências

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Núcleo de Investigação Criminal da Covilhã, deteve, no passado dia 12 de fevereiro, um homem, de 50 anos, por furto em residência,

Informação

Mais de 24.000 hectares arderam nos primeiros sete meses do ano

Mais de 24.000 hectares arderam nos primeiros sete meses do ano, período em que se registaram 5.294 incêndios rurais, valores inferiores à média anual na última década,…