Encontro Concelhio de Boccia Sénior proporciona “atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”
1 Outubro, 2019 919 visualizações

Encontro Concelhio de Boccia Sénior proporciona “atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”

image_pdfimage_print

Como forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, que hoje de assinala, o Município de Oliveira do Hospital promoveu, esta manhã, o primeiro Encontro Concelhio de Boccia Sénior, que juntou no Pavilhão Municipal da cidade cerca de sete dezenas de idosos de 15 Instituições concelhias.

A iniciativa juntou as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e lares privados do concelho onde esta modalidade é praticada pelos seus utentes.

Nuno Ribeiro, vereador do desporto da autarquia oliveirense, à Rádio Boa Nova referiu que este encontro se enquadra na política do Município de “Desporto para Todos”, em conjunto com o pelouro da Ação Social.

“Este encontro vem também no seguimento do projeto Boccia Sénior que dinamizámos e iniciámos em 2017, com a oferta de um kit de Boccia a todas as IPSS do nosso concelho”, explicou o responsável. Para o vereador, tanto o Município como os idosos ganham com esta iniciativa uma vez que “promove a saúde de todos”.

A escolha da modalidade recai no facto de ser “acessível a todos, como pessoas com limitações físicas e com maior idade”, justificou Nuno Ribeiro, dando o exemplo de uma utente de 100 anos que se encontrava a jogar esta manhã, no Pavilhão.

Por sua vez, José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Ação Social do Município, fez questão de evidenciar que “a ação social é, cada vez mais, uma atitude e são projetos transversais como este que promovem a valorização do indivíduo em sociedade”.

“Oliveira do Hospital tem um grande compromisso regional e europeu porque integra um consórcio que faz da Região de Coimbra, a região europeia da referência para o envelhecimento ativo”, afirmou o vice-presidente.

Segundo José Francisco Rolo, o Município oliveirense tem “um conjunto de atividades para promover o envelhecimento ativo e saudável”, ou seja, “proporcionar atividade intelectual para evitar o envelhecimento precoce do cérebro”.

À Rádio Boa Nova, o responsável pela Ação Social do concelho, adiantou que no próximo ano, vai ser desenvolvido um “projeto intermunicipal” com Tábua, “muito por ligação entre o pelouro do desporto e da juventude, com o envolvimento desta atividade física, entre outras.

Anterior "Lorenzo": Açores ativam plano de emergência a partir das 20h00
Seguinte Câmara de Arganil inaugura reabilitação de estrada afetada pelo incêndio

Notícias Relacionadas

Informação

Mão da Rainha Santa Isabel vai estar exposta durante 13 dias em Coimbra  

As festas religiosas de Coimbra, que decorrem de 01 a 13 de julho, assinalam os 500 anos da beatificação da padroeira da cidade com a exposição da mão da Rainha

Região

Calor coloca nove distritos em alerta laranja

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira em alerta laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, segundo o

Última Hora

Operação de segurança em Fátima sem “ocorrências de relevo”

A operação de segurança em Fátima está a decorrer “dentro da normalidade” e sem registo, até ao momento, de “ocorrências de relevo”, de assaltos ou detenções, informou hoje o porta-voz

Informação

Novos sanitários do Parque do Mandanelho vandalizados na última madrugada

As novas instalações sanitárias no Parque do Mandanelho, localizadas próximo da ala direita do palco principal, foram vandalizadas na última madrugada, após o espetáculo do grupo musical Wet Bed Gang,

Informação

Sampaense ganha ao FC Porto com 4ª vitória consecutiva

O Sampaense Basket ganhou ao FC Porto por 72-66, ontem,…

Desporto

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

A 19ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou um empate sem golos ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma vitória à Associação Desportiva Nogueirense (ADN).

Programas

Pedro Vaz destaca os benefícios da acupunctura no tratamento da tendinite

Esta manhã, a Rádio Boa Nova promoveu mais uma edição do programa “Contributos para a Saúde, Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa”, com a participação do especialista Pedro Vaz.

Politica

Alexandrino pediu ajuda ao ministro da Economia para a concretização do IC6

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aproveitou a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na Feira do Queijo para lhe pedir ajuda no processo de

Última Hora

País: António Costa vai governar sozinho. Negoceia caso a caso

O secretário-geral do PS afirmou esta quinta-feira que não fará qualquer acordo escrito de legislatura com outras forças parlamentares.

Última Hora

SEF deteta 14 atletas em situação ilegal na zona de Aveiro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou 14 atletas estrangeiros em situação ilegal no país, no âmbito de ações de fiscalização a clubes de futebol no distrito de Aveiro.

Última Hora

Debate “Quero ver Portugal na CEE» em Oliveira do Hospital

“«Quero ver Portugal na CEE». 30 anos de esperanças e desencantos” é o tema do debate que vai ter lugar na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, 

Sociedade

DESATIVAÇÃO DO PLANO DISTRITAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL DE COIMBRA

Conforme nota de imprensa envia às redacções, foi hoje desactivado o Plano Distrital de Emergência e Protecção Civil de Coimbra Desativação do PDE