Empresa substitui IPSS nos almoços a alunos do pré-escolar e 1º CEB. Câmara diz se trata de uma imposição legal
6 Setembro, 2019 3067 visualizações

Empresa substitui IPSS nos almoços a alunos do pré-escolar e 1º CEB. Câmara diz se trata de uma imposição legal

image_pdfimage_print

A vereadora da Educação e Cultura do Município de Oliveira do Hospital informou ontem que, desde o dia 2 de setembro, …

… a empresa Eurest iniciou o fornecimento de almoços aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo no concelho de Oliveira do Hospital. Até aqui as refeições eram asseguradas pelas várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Em reunião pública do executivo, a vereadora refere que o valor estabelecido por refeição é de 2,19€, num total de 363 refeições diárias, correspondendo a um valor global de cerca de 200 mil Euros (iva incluído). Graça Silva referiu que esta é a “primeira vez que a Câmara Municipal está a implementar “ a medida e disse esperar e desejar que “corra bem”. Adiantou, porém que esta foi uma medida que custou a aceitar ao Município “porque estávamos bem servidos pelas instituições”. Constatando que nos anos anteriores “tudo correu pelo melhor e as instituições faziam com que as crianças tivesse refeições de qualidade”,  Graça Silva admitiu ter agora “algumas ressalvas”. “É uma empresa. É diferente”, afirmou a vereadora, mostrando-se grata pela competência dos técnicos  das cozinhas, auxiliares, diretores das IPSS e entidades fornecedoras”. Disse mesmo que o Município vai proceder ao envio de uma carta de agradecimento as todas as instituições.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município, referiu na ocasião que a autarquia foi “obrigada a isto”. “Não foi uma opção nossa”, afirmou, notando que se trata de uma imposição legal que também afeta o transporte das crianças que até aqui era assegurado pelas instituições e juntas de freguesia. Segundo adiantou, a medida vais custar mais 25 mil Euros ao Município.

“Não me conformo. Tínhamos serviços de excelência”, notou José Carlos Alexandrino, verificando que antes existiam parcerias de proximidade com as instituições que possibilitava o seu desenvolvimento económico. Agora com a contratação da empresa, o Município vê-se obrigado a montar uma cozinha, que ainda não está completa, no Centro Escolar de Nogueira do Cravo, lugar a partir do qual já se iniciou fornecimento das refeições. “Vai-nos ficar a um preço elevado. Não tenho dúvidas, nunca teremos a qualidade que tivemos”, referiu.

Carlos Carvalheira, vereador do PS e diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital considerou que esta é “uma mudança significativa. Apelou a que haja uma “boa vigilância” nas refeições que são servidas. “Que este serviço possa manter o nível que se verificava” com as instituições.

Anterior GNR atropelado por condutor que desrespeitou ordens em Albergaria-a-Velha
Seguinte FCOH disputa 1ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Condeixa

Notícias Relacionadas

Última Hora

Última sessão da peça “As Renas do Pai Natal” encerra animação de Natal em Oliveira do Hospital

No próximo domingo, 7 de janeiro, a peça “As Renas do Pai Natal” terá a sua última apresentação na Casa da Cultura César Oliveira. A sessão terá início às 15h00…

Politica

PSD de Oliveira do Hospital propõe programa de saúde oral para os mais carenciados

O grupo municipal do PSD apresentou, na última reunião da Assembleia, uma proposta de recomendação com vista à criação de um programa de saúde oral …

Desporto

Atleta oliveirense sagra-se campeão nacional de atletismo

O jovem atleta José Carlos Pinto, de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, venceu o Campeonato de Portugal de Atletismo 2018, na distância de 800 metros,…

Informação

Portugal foi país com mais fogos e com a maior área ardida no ano passado

A Comissão Europeia publicou hoje o relatório anual sobre incêndios florestais em 2017, revelando que Portugal foi o país com mais fogos (21.006, mais vítimas mortais (114) e com a

Informação

Tempo quente coloca 12 distritos em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 12 os distritos sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao

Informação

Município de Oliveira do Hospital promove concurso “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafia, uma vez mais, à apresentação de propostas criativas para elaboração do “Postal de Natal Digital”, …

Última Hora

Hospital CUF Coimbra inaugurou Hospital de Dia Oncológico

O Hospital CUF Coimbra já tem ao dispor dos seus doentes um Hospital de Dia Oncológico para tratamentos de quimioterapia, hormonoterapia e acompanhamento médico e de enfermagem.

Desporto

Volta a Portugal do Futuro vai ter subida ao Monte do Colcurinho no dia 6 de setembro

A Volta a Portugal do Futuro, uma competição carismática desde 1992, conta, este ano, com uma chegada ao Monte do Colcurinho, no concelho de Oliveira do Hospital.

Programas

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Esta terça-feira, dia 30 de janeiro, entre as 13h10 e as 14h00, é emitido o 15.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Associação de Seixo da Beira

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, desloca-se na próxima sexta-feira, dia 7 de abril, às 10h00, à sede da Associação…

Sociedade

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 13 de maio, …